A imagem mostra a exportacao de um arquivo DWG para o formato de arquivo IFC

Formato de arquivo aberto IFC: exportar a partir de um DWG

Um exemplo prático e rápido para exportar o próprio arquivo DWG para o formato de arquivo aberto IFC e colaborar com todos os técnicos envolvidos no projeto

Você já realizou seu projeto em formato DWG, OBJ, SKP, 3DS e não consegue exportá-lo para formato de arquivo aberto IFC para colaborar com seus colegas? Hoje, vamos aprender a fazer isso em poucas etapas, baixando nosso software gratuito e certificado pela buildingSMART international.

Como exportar o próprio arquivo DWG para o arquivo aberto IFC com usBIM.viewer+

Já existem várias ferramentas que permitem exportar um arquivo DWG para o arquivo aberto IFC. Nesse exemplo, vamos fazê-lo de forma simples através do usBIM.viewer+, o software gratuito da ACCA para o gerenciamento de arquivos IFC.

Para exportar um arquivo DWG para o arquivo aberto IFC, siga estes passos:

  1. Baixe gratuitamente e instale usBIM.viewer+ 
  2. Escolha o comando Criar documento a partir de arquivos 3D
  3. Selecione o modelo 3D a ser exportado
  4. A partir da barra de ferramentas, clique em Exportar IFC.

Vídeo sobre a exportação de um arquivo DWG para o arquivo aberto IFC

Nesse vídeo, vamos aprender como conseguir nosso arquivo aberto IFC de forma simples e rápida.

Não esqueça as muitas funcionalidades do usBIM.viewer+, como:

  • exportar arquivos IFC com modelos realizados com ferramentas de autoria BIM (Revit®) ou softwares 3D (SketchUp®);
  • abrir, visualizar e federar mais arquivos IFC ao mesmo tempo;
  • editar e alterar livremente o modelo BIM;
  • converter os modelos 3D para formato de arquivo aberto IFC;
  • colaborar no processo BIM por meio do cloud.

usBIMviewer+

usBIM.viewer+ é o único freeware certificado pela buildingSMART international que permite alterar totalmente o arquivo IFC de um modelo BIM. Com usBIM.viewer+, é possível:

  • gerar um arquivo IFC a partir de qualquer formato do arquivo, ou abrir um arquivo IFC gerado por qualquer ferramenta de autoria BIM de projeto arquitetônico, estrutural, de instalações, etc. (Revit, ArchiCAD, Edificius, Tecla, Vector Works, AllPlan, e outros);
  • visualizar todos os objetos IFC que constituem o modelo, e trabalhar em cada um deles adicionando, alterando ou apagando sua geometria e suas propriedades;
  • inserir novos objetos a serem conseguidos por qualquer catálogo web, em qualquer formato.

Todas as alterações do modelo vão ser salvas para um novo modelo em formato aberto IFC.

A imagem mostra o processo de exportacao e importacao de um arquivo IFC

Processo de importação/exportação de um arquivo IFC com usBIM.platform+

usBIM.viewer+ muda totalmente as possíveis utilizações do formato IFC do modelo BIM. O formato aberto IFC não apenas garante acesso a dados ao longo do tempo qualquer que seja o software que o produziu, mas também permite gerenciar livremente as informações tanto na fase de realização quanto na fase de manutenção da obra.

Para o que serve o formato de arquivo aberto IFC?

O IFC (Industry Foundation Classes) é um formato de dados aberto, concebido para facilitar a interoperabilidade entres os atores envolvidos em um processo. Seu objetivo é permitir o intercâmbio de um modelo informativo sem perdas ou distorções de dados ou informações.

O IFC foi concebido para guardar as informações sobre um edifício durante todas as fases de seu ciclo de vida: desde a análise da viabilidade até sua realização e manutenção, assim como ao longo de cada etapa de projeto e planeamento.

As vantagens do formato de arquivo aberto IFC

A vantagem principal do formato IFC é a facilidade da cooperação entre os vários atores envolvidos no processo de construção, permitindo a troca de informações por meio de um formato padrão. Isso resulta em maior qualidade, redução dos erros e dos custos e mais economia de tempo.

Os modelos IFC contêm a geometria do edifício junto com os dados associados a seus elementos, e podem incluir totalmente ou parcialmente as informações dos arquivos BIM originais. Exportar os dados de um projeto realizado com ferramentas BIM para um arquivo aberto IFC é a forma de transferir os dados de um aplicativo para outro.

Se estiver interessado em aprofundar as temáticas relativas ao formato IFC, continue atualizado com nossos próximos aprofundamentos técnicos!

 

usbim-viewer
usbim-viewer