Podemos fazer uma foto inserção de um render em uma fotografia com um software BIM para arquitetura? Descobrimos como com Edificius

Um dos principais aspectos que um técnico encontra cada vez que deve apresentar um projeto é a capacidade de criar apresentações  profissionais do desenho que sejam capazes também de gerar um forte envolvimento do cliente.

Isso acontece enquanto nem sempre é fácil para todos compreender um desenho para uma pessoa que não é um técnico da área.

Para criar apresentações eficazes o renderizado deve ser suportado por funcionalidades especificas, a partir de ricas livrarias de objetos (Textura HD, Blocos CAD e Modelos 3D) e de uma tecnologia eficaz.

Muitas vezes uma vez terminado um modelo 3D, somos obrigados a fazer uma foto inserção de uma fotografia. Este pedido é para deixar claro o que poderia ser o resultado final do desenho realizado contextualizando-lo.

O que é a foto inserção

A foto inserção, ou match photo, é a técnica que permite criar uma imagem iniciando por uma fotografia verdadeira e real, integrada com o resultado do render de um modelo 3D virtual. Este é feito à escala, por meio de referencias tomadas da realidade.

Para que tudo seja credível e profissional, é necessário observar a fotografia da inserção para entender as luzes, sombras, perspectiva, cores e, acima de tudo, o ponto a partir do qual a foto foi tirada. Este trabalho pode ser feito a olho, mas os resultados nem sempre são satisfatórios.

O objetivo final de uma boa colocação consiste em mostrar dentro de uma cena 3D um modelo como se estivesse sentado na mesma posição da pessoa que tirou a fotografia.

Somente com uma apresentação profissional é possível envolver o cliente no seu projeto!

Foto inserção com o software BIM Edificius

 

 

A partir do menu lateral a esquerda selecionar Adicionar Foto Inserção. Desta maneira se abre uma caixa de referência para simular a perspectiva dos objetos da foto onde inserir o modelo 3D.

Proceder com o carregamento de uma foto que possivelmente não deve ter distorções. Mais nítida será a fotografia de inicio mais real vai ser a foto inserção.

Neste ponto reconstruímos a perspectiva dos objetos na foto. Esta operação serve para dar ao software BIM as referências e fazer o Camera-Match. Identificamos assim dois planos perpendiculares entre si na foto. Em seguida posicionamos as linhas de fuga dos planos como mostrado no vídeo.

Desta maneira é possível verificar a exatidão da perspectiva recriada por Edificius com:

  • a linha do horizonte;
  • a perpendicular;
  • os planos de perspectiva da Caixa de referência adequadamente dimensionada.

Realizada a verificação é possível confirmar a perspectiva.

O modelo 3D (neste caso um edifício) desta forma é inserido na foto com a mesma perspectiva dos objetos já existentes. Se pode proceder então com o posicionamento do edifício e movê-lo facilmente tendo pressionada a roda do mouse. Utilizando o scroll o edifício é ampliado ou reduzido, no contrario para girar-lo sobre si mesmo deve utilizar o botão direito do mouse.

Para um posicionamento precisa e correto se podem também aproveitar as funcionalidades do Edificius, tais como as rotações de 90°, as opções de visibilidade e transparência além de várias escalas de zoom.

Querendo fixar o modelo na foto utilizamos a função Bloquear Movimentos. Para tornar a foto ainda mais realista é também possível utilizar a função Sombras e depois Iniciar Rendering.

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM