Como obter facilmente uma comparação entre a situação atual e a situação de projeto nas intervenções de reestruturação e variantes usando um software BIM para o desenho arquitetônico

Para quem trabalha no mundo da construção é uma vantagem muito importante poder dispor de uma ferramenta para reestruturar um apartamento, uma residência unifamiliar o uma grande estrutura, pública ou privada.

Isso, na verdade, permite poupar tempo e dinheiro, bem como ser muito precisos na definição de demolições e novas construções.

Nas intervenções de reestruturações e variantes de projeto, uma das principais necessidades dos projetistas é a de realizar pranchas de comparação entre a situação atual e a situação de projeto ou entre duas situações de projeto diferentes.

Usando o software BIM para o desenho arquitetônico Edificius, é possível dispor de uma ferramenta capaz de executar uma comparação dinâmica entre “situações atuais” e “situações de projeto”: o Project Group.

Trata-se de um único ambiente dedicado que permite comparar duas vistas de desenho, a fim de realçar as diferenças. Isso permite gerir com extrema simplicidade os dois modelos BIM (situação atual e de projeto) e obter de forma automática a prancha de comparação, realçando as intervenções através de hachuras coloridas:

  • amarelo para a demolição
  • vermelho para as novas construções

Como obter a comparação dinâmica entre a situação atual e a situação de projeto

 

Em Edificius para obter as pranchas gráficas de comparação usamos o arquivo “Project Group”.

Na página “Novo” da “Home” de Edificius vamos selecionar o tipo de arquivo “Project Group” e a partir do dialog vamos indicar o documento que constitui a “Situação atual”.

O “Project Group” irá gerar um arquivo de grupo e uma cópia do “documento” da “Situação Atual” (SA) que irá tornar-se no “documento” da “Situação de Projeto” (SdP), no qual será preciso trabalhar.

Como usar as ferramentas para as reestruturações (situação de projeto)

 

Edificius disponibiliza específicas “Ferramentas” tais como: demolidor, trolha e varinha mágica graças às quais é possível fazer intervenções nos objetos arquitetônicos na “situação de projeto”.

Se necessário, também é possível fazer intervenções no documento da “situação atual”.

Como usar ferramentas para as reestruturações (situação atual)

 

Neste caso, as ferramentas demolidor, trolha e varinha mágica têm funções diferentes em comparação com aquelas da situação de projeto.

Geralmente, o documento da situação atual não deveria ser alterado.

Edificius, contudo, permite fazer intervenções no documento da situação atual através da função “desbloquear”.

Realizar as pranchas gráficas de comparação com o Project Group

 

Com o Project Group é possível criar “pranchas gráficas” (planimetrias, plantas, cortes, elevações, vistas em corte isométricas) e “documentos” (relatórios, tabelas e ábacos, pranchas executivas) para a gestão de todas as informações sobre a comparação entre a “Situação Atual” e a “Situação de Projeto”.

Do nível “Situação de Projeto” podemos gerar de forma automática uma prancha gráfica de comparação composta por três documentos:

  • Eliminado/Demolido (Situação Atual)
  • Novo/Construído (Situação de Projeto)
  • Comparação

Em amarelo aparecem as entidades demolidas da SA, em vermelho as entidades construídas na SdP. Nas pranchas de comparação, em vez, são visualizadas de forma simultânea as entidades demolidas e construídas.

 

Queres começar a usar imediatamente Edificius, o software BIM para o desenho arquitetônico? Testa-o agora grátis!