Nos últimos anos, as metodologias BIM no campo da restauração estão se tornando cada vez mais difundidas: HBIM e a restauração de uma igreja em Castilla y León

A metodologia HBIM (Historic Builging Information Modelling) foi protagonista da restauração da igreja de Santiago de Peñalba na região espanhola de Castilla y León. Importante exemplo de arquitetura mozarabe-hispânico, a igreja foi construída no século X e é Monumento Histórico-Artístico Nacional desde 1931.

O edifício possui uma nave única, dividida em duas seções quadradas, aos lados da qual ficam duas absides opostas. A seção leste do edifício também é ladeado por dois ambientes com planta quadrada que completam a planta de cruz latina do edifício.

HBIM-planimetria-igreja

A planimetria da igreja

As decorações, muito simples, da igreja são caracterizadas por esculturas de diferentes estilos e afrescos originais bem conservados.

A adoção do BIM no projeto de restauração

A igreja de Santiago de Peñalba foi objeto de estudos específicos:

  • levantamento gráfico
  • levantamento fotográfico
  • levantamento das decorações
  • estudo histórico/artístico
  • levantamento/análise do estado de degradação

Esses estudos representaram o ponto de partida para as intervenções de restauração conservadora do monumento.

HBIM-levantamento fotogramétrico

Levantamento fotogramétrico das fachadas do edifício

Essa atividade de análise cuidadosa resultou numa grande quantidade de informações referentes à igreja, fundamentais para fins de:

  • conhecimento
  • conservação
  • gerenciamento
  • promoção/valorização

Para gerenciar as obras de restauração, a Dirección General de Patrimonio Cultural decidiu adotar uma plataforma BIM especializada.

HBIM-modelo-BIM-níveis de detalhe

Modelo BIM com esquema dos vários níveis de detalhe

O objetivo é aumentar o nível de conhecimento sobre a estrutura através de informações digitais, incluídas na plataforma BIM, que permitam otimizar as fases subsequentes de restauração e gerenciamento do próprio monumento.

Desenvolvimento do projeto

O projeto consiste na criação de um modelo BIM, adaptado às especificidades do edifício histórico, e no seu compartilhamento na plataforma BIM de acordo com as seguintes fases de desenvolvimento:

  1. criação de um modelo 3D do edifício, tanto do espaço interior quanto do exterior, a partir de documentos gráficos existentes. Esta primeira fase foi caracterizada por um levantamento fotogramétrico tridimensional com um alto nível de detalhe para representar cada elemento de construção/decoração. O modelo foi então dividido em elementos geométricos distintos de acordo com dois aspetos principais: as características dos elementos e as unidades estratigráficas das superfícies.
  2. Reelaboração e organização de informações já existentes, detida pela Dirección General de Patrimonio Cultural de la Junta de Castilla y León.
  3. Otimização de todas as informações e carregamento na plataforma BIM graças aos níveis de autoria, cada um configurado com as informações específicas a serem melhoradas.
HBIM a restauração da Iglesia de Santiago de Peñalba

A igreja de Peñalba de Santiago

Em outras palavras, a Dirección General de Patrimonio Cultural de la Junta de Castilla y León visou melhorar as informações sobre:

  • paredes e decorações exteriores;
  • análise arqueológica interna;
  • pesquisa documental histórica e artística;
  • estudos do nível de degradação de paredes e decorações;
  • outras intervenções recentes de restauração.

Benefícios do HBIM

Graças a este projeto, foi possível desenvolver um modelo BIM estruturado baseado na evolução temporal do edifício. Desta forma, cada uma das informações obtidas foi combinada diretamente com a respetiva fase histórica.

Esta atenção à organização dos dados, que reflete a delicadeza do monumento histórico, permitirá gerir de forma mais racional e eficaz as intervenções de restauração atuais e futuras.

De fato, a criação de um modelo 3D com um elevado grau de detalhe (cada elemento é catalogado e agrupado de acordo com as suas características, com extremo rigor e precisão) permitirá, no futuro, encontrar de forma extremamente simples e rápida os dados catalogados.

Tudo isso mostra que, no futuro, dispor de uma plataforma única e acessível na qual carregar todos os dados facilitará cada vez mais as obras de conservação/restauração/gerenciamento.

Baixe e teste grátis Edificius, o programa de arquitetura BIM

Conheça usBIM.platform, a plataforma colaborativa BIM