Horizon 2020: a Comissão Europeia apresentou 3 prêmios no valor de 3,25 milhões de euros para incentivar a inovação ligada a fotovoltaico, aquecimento hospitalar e reutilização de dióxido de carbono

No julho passado a Comissão Europeia instituiu um concurso no valor de 3,25 milhões de euros para a atribuição de 3 novos prêmios como parte do programa Horizon 2020 para a investigação e a inovação no setor da energia.

Os temas dos 3 concursos são relativos às energias renováveis e à possível exploração das mesmas em vários setores:

  1. photovoltaics meets history (fotovoltaico nos distritos urbanos históricos): valor de 750 mil euros, apresentação da candidatura até 26 de setembro de 2018. O prêmio será atribuído ao melhor projeto arquitetônico e estético para o desenvolvimento de um sistema de energia fotovoltaica que, ao mesmo tempo, ofereça uma solução técnica ideal. Trata das restrições técnicas na integração das fontes de energia fotovoltaica nos distritos urbanos históricos.
  2. low carbon hospital (pesquisa de fontes de energia para o aquecimento nos hospitais): valor de 1 milhão de euros, apresentação da candidatura até 3 de abril de 2019. O prêmio será atribuído à solução inovadora que integre diferentes tecnologias num único sistema energético capaz de garantir o fornecimento de energia sem interrupção. Trata da possibilidade de encontrar soluções que permitam usar o 100% de fontes de energia renovável para o aquecimento e a produção de energia nos hospitais.
  3. CO2 reuse (reutilização do dióxido de carbono): valor de 1,5 milhões de euros, apresentação da candidatura até 3 de abril de 2019. O prêmio destina-se ao desenvolvedor de um produto inovador que reutilize dióxido de carbono, contribuindo assim de forma real à redução das emissões.

Horizon 2020, o que é

Horizonte 2020 é o instrumento de financiamento concebido para a investigação científica e a inovação. Foi criado pela Comissão Europeia, com um orçamento de cerca de 80 mil milhões de euros de 2014 a 2020. Até à data, os primeiros 100 projetos já foram concluídos.

Horizonte 2020 financia os projetos de pesquisa desenvolvidos para a inovação científica e tecnológica, que produzam uma mudança real e significativa na vida cotidiana.

Na prática, foram definidas 5 metas ambiciosas para atingir até 2020:

  1. ocupação
  2. inovação
  3. educação
  4. inclusão social
  5. clima/energia

Os três objetivos principais de Horizon 2020 são:

  1. Exellent science, com um orçamento de 24.598 mil milhões de euros, para garantir o primado da Europa no campo científico a nível mundial.
  2. Industrial Leadership, com um orçamento de 17.938 mil milhões de euros, para suportar a pesquisa e a inovação da indústria europeia. Tem um forte foco nas tecnologias habilitadoras e nos investimentos para as pequenas empresas.
  3. Societal challenges, com um orçamento de 31.748 mil milhões de euros para recursos destinados a enfrentar os grandes desafios globais nos setores seguintes:
  • saúde, mudança demográfica e bem-estar;
  • segurança alimentar, agricultura sustentável, bio-economia;
  • energia segura, limpa e eficiente;
  • transportes inteligentes, “verdes” e integrados com as ações climáticas e eficiência dos recursos (incluindo matérias-primas) para uma sociedade inclusiva, inovadora e segura.

Aqui está uma playlist de vídeos da Comissão europeia que explicam o que é o programa Horizon 2020, quem pode participar e quais são os temas do projeto (definir as legendas para o próprio idioma).

 

Descobre agora a solução para desenhar sistemas fotovoltaicos de forma profissional. Testa grátis por 30 dias Solarius PV