Eis como importar a morfologia do terreno de Google Maps num software BIM para tornar o projeto ainda mais realístico. Uma ferramenta prática capaz de detectar automaticamente as curvas de nível

Uma das características principais de um software BIM é permitir que o desenhador realize projetos cada vez mais fiéis à realidade. Quanto mais um projeto é realistico, mais acabam por ser as vantagens para o desenhador e o cliente.

O cliente tem uma ideia clara do que o desenhador está criando, conseguindo mergulhar totalmente nos espaços e ambientes circundantes.

Por sua vez, o desenhador trabalha num modelo virtual fiel à realidade que lhe permite tornar as escolhas progetuais mais efetivas.

Neste post vamos analisar como importar a morfologia de um terreno, adquirindo-o diretamente do Google Maps.

Importar a morfologia de un terreno de Google Maps

Com Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM, é possível importar a morfologia de um terreno diretamente de Google Maps. Vamos ver como.

Em Edificius, do ambiente Terreno, vamos selecionar ‘Terreno [perímetro]’ e clicar em ‘Levantamento. Escolhemos então ‘Importar de Google Maps’.

No Google Maps, vamos criar um retângulo de seleção pressionando no botão direito do mouse para identificar a área de interesse. Clicamos então em ‘Capturar’ para confirmar a seleção .

Seleção-área-Google-Maps-Edificius

Seleção da área para importar de Google Maps

Vamos continuar com a importação.

Importação-área-de-Google-com-Edificius

Importação da área de Google Maps com Edificius

Em Edificius vai aparecer uma caixa de diálogo nas quais se definem as coordenadas e as dimensões do terreno. Ao validar os dados, obtemos a morfologia do terreno já modelada e as respetivas curvas de nível.

perímetro-e-curvas-de-nível-Edificius

Caixa de diálogo de Edificius com perímetro da área selecionada e curvas de nível

Aqui em baixo está um vídeo sobre como executar o procedimento de importação do terreno a partir de Google Maps com Edificius.

 

Queres o máximo da produtividade de um software BIM? Baixa e testa grátis por 30 dias Edificius