Como importar e reconhecer um arquivo DXF/DWG num desenho BIM? Vamos descobrir como fazê-lo com um software BIM Authoring

A transição do CAD ao BIM não constitui apenas uma transferência de poder no mundo da construção.

A tecnologia BIM é progressivamente identificada como uma referência indispensável para projeto, construção e gestão de um trabalho de construção. Isso é devido aos benefícios de eficiência e eficácia que esta tecnologia está a introduzir.

Vamos agora esclarecer e explicar o que é preciso fazer para importar um arquivo DWG/DXF num software para o desenho arquitetônico de BIM authoring tais como Edificius.

Esta operação permitirá tornar o arquivo digital em modelo BIM, obviamente depois de atribuir a cada bloco presente no desenho as características típicas dos objetos BIM.

Importar um arquivo DXF/DWG com um software BIM Authoring

A possibilidade de importar um desenho 2D num modelo BIM permite ao desenhador e a toda a equipa técnica interagir e compartilhar facilmente o mesmo modelo: um projeto que engloba todas as características importantes para os vários ramos do setor da construção.

Isso portanto dá a desenhadores, técnicos de manutenção, instaladores e gerentes de projeto a possibilidade de debater o mesmo projeto. Além disso, os tempos de projeto acabam por ser muito mais rápidos pois o projeto pode ser controlado em toda a sua complexidade.

 

A partir da barra de ferramentas desenho de Edificius, posicionando-se em Grafica 2D é preciso selecionar a função Desenho DXF/DWG.

Seleciona-se depois o desenho para carregar e, antes de iniciar a importação, é necessário inserir o fator de escala necessário para definir as várias unidades do desenho DXF/DWG em metros.

Agora é possível posicionar o desenho no projeto.

É preciso então executar o reconhecimento do desenho DXF/DWG necessário para criar automaticamente os objetos a partir do arquivo.

Em primeiro lugar deve-se selecionar o bloco para desenhar (invólucros, muretas, lajes, escadas), gerando automaticamente as várias entidades com um simples clique graças à varinha DXF DWG.
Subsequentemente deve-se executar a mesma operação para todas as entidades presentes no desenho.
Em pouco tempo, e de forma extremamente intuitiva, o desenho CAD irá tornar-se num modelo BIM.

 

Descobre todas as funcionalidades de Edificius. Baixa e testa grátis o teu novo software BIM para o desenho arquitetônico.