Como podemos inserir e modelar uma piscina enterrada? Inserção e modelagem da uma piscina com um software BIM

Quando desenhamos uma piscina externa enterrada temos que ter cuidado aos muitos e vários aspetos como por exemplo o espaço que temos disponível para inserir-la, as características do terreno, a exposição. Não devemos esquecer a possibilidade de ter fácil acesso aos vários serviços relacionados com uma piscina externa, uma área de relaxamento e solário, chuveiro e banheiros.
Todos estes aspetos e problemas foram abordados muito bem pelo estudo de desenho arquitetônico A-cero de Madrid em especial para a realização da piscina externa da residência unifamiliar Park House.

Com o uso de um software BIM veremos como algumas destas questões foram lidadas. O software BIM Edificius pode ser utilizado também para realizar soluções ligadas aos ambientes exteriores de um projeto arquitetônico.
Como se pode adivinhar já pelo nome da residência Park House é caracterizada por um jardim muito grande  cuidado. A área para a realização do desaterro da piscina que foi escolhido é aquela adjacente ao pátio coberto. Desde esta zona podemos comodamente aceder a área de relaxamento e solário e poderíamos ter a possibilidade de organizar alguns serviços, como por exemplo a inserção de um chuveiro com mais facilidade.

Posicionamento objeto BIM e desaterro no terreno

No ambiente terreno, utilizando as linhas paralelas, colocamos o objeto piscina. Esta ação implicará o desaterro no terreno automático e contemporâneo da piscina para o posicionamento da mesma.

Dimensionamento objeto BIM

Por isso procederemos a redução do tamanho da borda da piscina e atribuiremos os detalhes da sua profundidade completando desta forma as operações relacionadas com a sua implementação.

Modelagem objeto e utilização do  SketchUP com o software BIM Edificius

Posicionada a piscina procederemos com a modelagem do seu fundo através de uma moldura e com a inserção de um plano inclinado que nos leva a sua profundidade máxima utilizando os objetos ‘rampa’ e ‘escada com patamar’.

Completado o fundo da piscina continuamos com SketchUP criando um bloco 3D para preencher o vazio de abaixo.

Teríamos assim completado todas as operações e integrado perfeitamente a piscina no jardim da Park House.

Na próxima semana iremos avançar com a realização, modelação e integração de elementos de detalhes utilizando o software BIM.

Clicar aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM