Como podemos inserir e modificar um objeto IFC em um projeto BIM? Vídeos de detalhes realizados com um software BIM para o desenho arquitetônico

Uma característica da metodologia BIM é a cooperação entre todas as pessoas interessadas nas diferentes fases do ciclo de uma estrutura, para inserir, extrair, atualizar ou modificar as informações no modelo.

Por exemplo, o designer arquitetônico define as formas e as geometrias até o modelo 3D; o designer estrutural define os elementos da estrutura (vigas, pilares, paredes, fundações, etc.), etc..

Daí a necessidade de um formato padrão, que permita a interoperabilidade e o intercambio dos dados de forma segura, sem erros e/ou perda de informação. É precisamente este o objetivo do formato IFC.
O IFC (Industry Foundation Classes) foi concebido para processar todas as informações do edifício, através de todo o seu ciclo de vida, desde a analise de viabilidade até a construção e manutenção, bem como as varias fases de desenho e planejamento.

Vejamos na pratica como com um software BIM para arquitetura é possível inserir e editar objetos IFC dentro de um projeto BIM.

Como inserir em um projeto BIM objetos externos em formato IFC

 

Do menu arquitetônico se seleciona o item ‘objeto IFC’. Em seguida se procede com a seleção do arquivo a ser importado e se insere no projeto.

Clicando no objeto IFC escolher e possivelmente cambiar o ponto de engate.

Graças aos snap é possível posicionar o objeto respeito ao modelo.

No caso do vídeo de exemplo para visualizar a inserção correta do objeto IFC se esconde a visibilidade do telhado, dos lajes, dos invólucros verticais e dos invólucros curvos, a fim de poder verificar a estrutura.

Ao executar uma prancha gráfica se visualiza o objeto IFC no desenho.

Como atualizar o objeto IFC e atribuir as cores às entidades

 

Para realizar algumas alterações no objeto IFC começar se seleciona o objeto IFC. Graças ao editor lateral é possível proceder com a modificação e atualização dos dados do objeto.

No vídeo de exemplo se insere uma descrição, depois indicar a quota fixando o nível e o delta (diferencia entre duas quotas).

Para cada entidade do objeto IFC é possível atribuir uma cor e escolher se visualizar-las ou não.

Para verificar a edição correta do objeto selecionar Visibilidade na barra de ferramentas superior e depois Ocultar TUDO, a fim de verificar o objeto em absoluto.

Como visualizar as características do arquivo IFC

 

Proceder selecionando o objeto IFC, acessando desta maneira ao editor.

Depois clicando em “Editar IFC”, é possível selecionar somente um objeto ou uma categoria completa. No vídeo de exemplo atribuímos primeiramente uma cor a cada objeto e logo a toda a categoria.

Além disso se podem tornar os objetos mais ou menos transparentes ou se pode escolher se visualizar-los ou não. Clicando em cada objeto IFC no editor lateral é possível consultar as características de cada um. Uma vez terminado o editor todas as personalizações feitas serão representadas no projeto.

Clique aqui para conhecer as funcionalidades do Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM