É possível permitir a interação de Blender com um software BIM para arquitetura? Com Edificius é possível inserir e alterar os objetos 3D realizados com Blender graças à integração dos software

Blender é um dos programas de computação gráfica mais populares de código aberto (open source), já que os autores favorecem o estudo livre e a introdução de alterações por programadores independentes.

Dirigido a profissionais de mídia e aos artistas, Blender é utilizável para criar imagens 3D, slides, e vídeo com qualidade cinematográfica, enquanto a inclusão de um motor 3D em tempo real permite a criação de conteúdos 3D interativos para reproduções autônomas.

Graças à integração de Blender na ultima versão do software BIM para arquitetura Edificius é possivel enriquecer o projeto arquitetônico com mais objetos modelados com Blender aproveitando a facilidade e rapidez de utilização, bem como ter um nível de qualidade das Texturas e dos mesmos objetos muito elevados.

Objeto 3D personalizado com Blender

É possível então criar um objeto com Blender utilizando o modelo 3D de Edificius como referência.

Se inicia selecionando os objetos a ser utilizados como referências no Blender. Uma vez selecionados se inicia a integração clicando sobre o nó apropriado. Isto dará a possibilidade de realizar a integração com SketchUp ou Blender, neste caso é necessário selecionar a segunda opção.

Uma vez no Blender se pode realizar o objeto 3D começando com a modelagem do mesmo. Concluída a operação se salva o objeto e se fecha Blender. O software Edificius vai reconhecer imediatamente o novo objeto modelado, colocando-lo no desenho do projeto e na livraria de projeto como bloco 3D. Desta forma será possível tomar-lo da livraria e inserir-lo em outros pontos do projeto.

 

Alterar objeto personalizado com Blender

Selecionar o objeto 3D a ser alterado e em seguida selecionar as partes do modelo a ser utilizado como referência para a alteração.

Uma vez feita a operação iniciar a integração do Blender com o software BIM Edificius e começar a editar diretamente o objeto 3D atribuindo as formas e os materiais que se desejam. Finalizado o processamento se salvam as alterações e se fecha o Blender.

Edificius depois permite escolher se atualizar somente o objeto selecionado ou todos os objetos 3D do mesmo tipo. Vai devolver desta maneira as alterações realizadas no objeto e também na livraria do projeto. Isto dá a possibilidade de poder tomar o objeto 3D modificado tantas vezes quanto for necessário.

 

Alteração de um bloco 3D da livraria de projeto com Blender

Dentro da Livraria Objetos BIM de Projeto do Edificius é necessário selecionar o objeto 3D que se deseja alterar.

Iniciada a integração do software BIM com Blender prosseguir com as alterações que se querem fazer ao objeto 3D. Salvadas as alterações e fechado o Blender, o objeto é atualizado na Livraria Objetos BIM de Projeto e portanto disponível para o uso.

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM