Bibliotecas objetos BIM e blocos 3D revolucionaram o desenho arquitetônico, em particular o dos interiores. Vamos conhecer como funciona uma biblioteca objetos online e como é possível carregar um objeto na biblioteca

As informações técnicas dos objetos BIM relativas a composição e prestações, juntamente com as relacionadas certificações de produto, permitem a rastreabilidade do objeto ao longo do inteiro ciclo de vida do edifício. Isso faz com que se possa monitorar de forma eficaz as características e a previsão da gestão e manutenção do objeto real.

Objetos BIM: muito mais de um simples arquivo

Os objetos BIM contém todas as informações de que desenhadores e construtores precisam: 

  • modelos 3D codificados, dados técnicos sobre funções e desempenho, materiais;
  • dados 4D (temporais);
  • 5D (contabilidade);
  • 6D (sustentabilidade);
  • 7D (planos de manutenção e desmantelamento).

Tudo isso está incluído num modelo pronto para ser inserido num projeto e realizado.

Um conjunto de objetos inteligentes diferentes constitui um desenho BIM.

Se olharmos para a construção de uma estrutura como um conjunto de elementos que se combinam e interagem entre si, a criação de bibliotecas BIM é essencial para a virtualização da obra construída. Neste perspetiva é dos produtores a responsabilidade de digitalizar os próprios produtos no contexto BIM.

Por exemplo, um produto digitalizado (janela, painel de isolamento, instalação térmica) inserido num desenho, além de fornecer as informações gráficas sobre os diferentes níveis de detalho, irá conter os dados característicos do produto (prestações ambientais e mecânicas, manutenção, dados relativos aos fornecedores, etc.), assim promovendo o uso do componente.

Desta forma, graças a esta troca de informações, o trabalho do desenhador será simplificado durante as atividades de desenho.

A Biblioteca Objetos BIM pode ser facilmente acessada online por todos os profissionais da indústria da construção. Nela, na verdade, podem encontrar todos os objetos que precisam e carregar os que eles próprios modelaram.

Como publicar um objeto 3D na biblioteca online

 

A partir do menu lateral Arquitetônico no nó Biblioteca, vamos acessar a biblioteca de projeto ou usuário e vamos selecionar o objeto (Bloco 3D) que queremos publicar na  Biblioteca Objetos BIM.

Uma vez escolhido o objeto, podemos selecionar publicar na biblioteca online disponibilizado na barra das ferramentas da livraria de projeto. Irá assim abrir-se o painel de acesso à Biblioteca Objetos BIM online, onde iremos introduzir as credenciais de acesso.

Para categorizarmos o objeto de forma precisa, no editor que aparece juntamente com o objeto vamos inserir com cura todas as definições e características deste último. Isso irá ajudar os outros usuários a encontrar o objeto de forma fácil.

Vamos então associar o objeto à categoria mais adequada. Se não encontrarmos categorias adequadas para o objeto em questão, é possível selecionarmos a categoria genérica outro.

Em seguida, vamos adicionar as outras informações requeridas, tais como título, descrição, tag. Enfim, podemos partilhar o objeto na livraria.