Como utilizar os materiais HD nos projetos BIM e como inserir novos materiais para usar? Uma guia pratica através do uso de um software BIM para arquitetura

Quando se utilizam os software BIM para o desenho arquitetônico, uma das principais vantagens que se tenta alcançar é obter renderizados de grande impacto visual no menor tempo possível.

O uso apropriado das luzes que destacam linhas, formas e cores é, por exemplo, um dos aspetos que pode tornar um render de alta qualidade. Pensando nisso outra característica que deve de ter um software BIM para atingir o objetivo de renderizado perfeito é a possibilidade de utilizar texturas e materiais a serem aplicados aos modelos, em HD.

Os software de rendering para arquitetura foram concebidos para aproximar todos, profissionais e clientes, à gráfica 3D.

Da modelagem 3D ao uso dos materiais com um software BIM

A modelagem 3D de Edificius, o primeiro software de renderizado que integra rendering em Tempo Real e BIM para produzir renderizados fotorrealistas, começa com formas volumétricas elementares fornecidas diretamente do software. Estes objetos podem ser convertidos em polígonos e servem como base para a produção de objetos mais complexos.

Como já visto anteriormente, a base para a criação dos materiais é a textura e um shader.

Para as texturas Edificius suporta a maioria dos formatos de imagem. Uma vasta gama de shader volumétricos 2D e 3D torna mais simples caracterizar os materiais para qualquer superfície. Isto permite desta maneira de simular facilmente vidro, madeira, metal ou qualquer outra superfície real.

Atribuição de um material HD com um software BIM

Se pode ver, em termos concretos, através de um projeto de interiores, como o correto uso dos materiais em formato HD pode modificar radicalmente o impacto visual de um ambiente. Procedemos como no seguinte vídeo e alteramos alguns materiais usando aqueles presentes na livraria de Edificius.

 

 

Abrimos a LIVRARIA OBJETOS BIM Geral e tentamos atribuir um material HD.

Aplicamos uma textura HD e vejamos em tempo real como muda a representação dos objetos bem como a sua reação à luz natural.

Para criar um material HD é necessário carregar o mapa de texturas. Os mapas permitem obter efeitos muito realísticos na visualização do modelo arquitetônico.

Estas camadas de imagens, que caracterizam o material, são criados com software especiais. Os mais comuns são Pixplant, Substance Painter e Bitmap to Material. Uma vez que o material é criado é necessário salvá-lo com as relativas mapas em uma pasta.

Material HD

Material HD

 

Na Livraria Objetos BIM – USUÁRIO criar uma Pasta, e depois adicionar o elemento.

Prosseguir com a atribuição de um nome e depois ao carregamento das mapas. Finalizada esta etapa se pode ver o efeito produzido na caixa de pré-visualização.

Depois se podem ajustar os níveis de intensidade das mapas individuais aumentando a reflexão. Para cobrir uma superfície especifica é necessário ampliar a bitmap sem ter medo de obter o efeito pixelizado.

Finalmente se pode também ajustar a definição do material por exemplo aumentando ou diminuindo a intensidade das imperfeições.

 

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM