A gestão do modelo virtual BIM: o Common Data Environment (CDE) na BS 1192 e na Pas 1192-2. O grupo consultivo EU BIM task group

Falar de metodologia BIM significa falar de processos de trabalho colaborativos baseados em aplicações informáticas capazes de criar modelos virtuais do edifício para realizar: muito mais, portanto, do que simplesmente falar de software.

Metodologia BIM dos software às normas

Os assim chamados software BIM-oriented continuam sendo um dos principais aspectos desta metodologia. Na verdade, eles geram os modelos do edifício que, sendo capazes de interagir, formam a federação de modelos à volta da qual se aglutinam todas as várias atividades profissionais.

Seria mais adequado falar de:

  • software BIM authoring, software capazes de criar modelos equipados com informações alfanuméricas (propriedades e output), para além de geométricas coordenadas e congruentes com as primeiras e entre elas;
  • software BIM tools, uma “constelação” de utility para cada BIM authoring. Estas ferramentas são capazes de executar processamentos específicos (cálculo estrutural, orçamento estimativo, etc.). Para além disso, devolvem aos relativos modelos de referência os respectivos dados de output.

A imagem a seguir, proveniente da legislação inglesa, é explicativa do que foi até agora descrito. Nessa os modelos do edifício considerados são os de arquitetura, estrutura e planta.

AEC(UK) BIM Technology Protocol

AEC(UK) BIM Technology Protocol

A modalidade mediante a qual estes modelos conseguem trocar informações é um aspecto técnico garantido por formatos de dados partilhados entre os software (daqui o nome “software interoperáveis”). O mais comun deles é o Industry Foundation Classes, mais conhecido como IFC (Veja o post “Bim e a interoperabilidade entre os software”).

O grupo consultivo EU BIM task group

Sob iniciativa britânica e juntamente com a União Europeia, nasceu um grupo consultivo “EU BIM Task Group”, cuja tarefa é coordenar e ligar as maneiras nas quais o BIM será introduzido nas obras públicas da União Europeia.

EU BIM TASK GROUP

EU BIM TASK GROUP

Common data environment: BS 1192 – Pas 1192-2

Várias associações profissionais, juntamente com o governo britânico, disponibilizaram documentação técnica concebida para ajudar empresas, profissionais e entidades adjudicantes na aplicação prática do novo método.

O organismo de normalização britânico BSI (British Standard Institution) produziu uma série de normas, organicamente concebidas, de grande relevância.

As normas da série 1192 ( BS 1192 Pas 1192-2 // 3 // 4 // 5 ), e as outras ligadas a elas, são uma importante referência para a aplicação da metodologia BIM. Elas abrangem todas as fases da vida de um edifício, desde a fase de desenho até àquelas de construção e gestão.

Pas-1192

Pas-1192

A imagem fornece um retrato interessante de todo o processo de construção. É possível encontrar a área “de competência” dos software BIM-oriented, ou seja aquela realçada em amarelo na figura a seguir:

Área de competência Pas-1192-2-2013

É sem dúvida importante salientar que a representação da Pas 1192: 2: 2013 sintetiza duas correntes distintas dos processos. Estas duas correntes poderiam ser descritas da seguinte forma:

a primeira refere-se à gestão do inteiro processo de construção

Gestão processo de construção conforme Pas 1192

Gestão processo de construção conforme Pas 1192

a segunda refere-se à gestão das informações de projeto que se realiza mediante criação, desenvolvimento e maturidade do modelo virtual do edifício.

Gestão informações de Projeto Pas-1192

Gestão informações de Projeto Pas-1192

Em particular, é preciso observar como na segunda imagem todas as operações relativas aos modelos virtuais desenvolvem-se dentro de uma área chamada Common Data Environment (CDE).

Clica aqui para teres mais informações e baixares Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM