Educadores e professores inundam a plataforma Minecraft, que permite aos jogadores construir e explorar cidades virtuais, para treinar os futuros profissionais da indústria da construção

O Chartered Institute of Building (CIOB) foi uma das primeiras organizações a aproveitar as oportunidades oferecidas pela plataforma Minecraft a fim de atrair a nova geração de profissionais da indústria da construção, sobretudo após o advento do BIM.

O que é Minecraft?

Minecraft tem um grande público nos jovens entre 12 e 14 anos de idade, que em 2009 ficaram ansiosamente à espera do lançamento da versão ‘sandbox‘ do videojogo.

O objetivo do jogo é extrair (mine) e construir (craft) uma variedade de blocos 3D num “mundo virtual” composto por vários ambientes e terrenos.

Quais são as aplicações educacionais de Minecraft?

Embora as origens de Minecraft sejam “lúdicas”, muitos educadores aproveitaram a oportunidade de utilizar a plataforma para ensinar. Disciplinas como a programação informática, a química e a física, na verdade, podem potencialmente ser aprendidas através do ambiente online do videojogo.
Para realçarmos a versatilidade e a flexibilidade da plataforma Minecraft, podemos compará-la a outro jogo, Tate Worlds, que monstra ambientes virtuais inspirados nas obras de arte da coleção da Tate Gallery de Londres.
O Departamento para a cultura, as artes e o tempo livre na Irlanda do Norte forneceu licenças gratuitas de Minecraft a cerca de 200 escolas (e portanto 50.000 estudantes) a fim de incentivar a escritura creativa e envolver os jovens na planificação urbana.

Aplicações de Minecraft para a arquitetura e as construções                                                   

O CIOB oferece 16 horas de aulas que professores e profissionais do setor da construção podem usar nos próprios cursos como parte do projeto Craft Your Future.

As aulas são destinadas para jovens entre 12 e 14 anos de idade e ocorrem na cidade virtual de Newtown em Minecraft. Os participantes têm que desenhar, planear, cooperar e construir soluções ao fim de garantir um futuro sustentável para todos os habitantes da cidade.
Também é possível enfrentar cenários do mundo real, tais como a restauração da Battersea Power Station.

Cada aula do CIOB dura entre 3 e 6 horas, durante as quais os estudantes, geralmente em grupos de três u quatro, cooperam. As aulas são relativas a quatro áreas do setor da construção:

  • manutenção
  • restauração
  • nova edificação
  • renovação

BeIMCraft

Os investigadores da Ulster University desenvolveram assim BeIMCraft (Built Environment Information Modelling Craft): uma modalidade Minecraft finalizada a destacar o papel emergente da tecnologia digital BIM na indústria da construção.

Reconstrução de uma praça com Minecraft

Reconstrução de uma praça com Minecraft

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Concebida para os adolescentes, se bem possa ser interessante também para as crianças e os adultos, BeIMCraft ilustra o carácter multidisciplinar e interdisciplinar do mundo da construção. Os jogadores são encorajados a levar em conta questões de planejamento, riscos de saúde e segurança, aspetos estruturais, sustentabilidade e custos na criação do próprio mundo 3D. São assim reproduzidas as condições reais dos projetos de construção. Por exemplo, é difícil avançar com o projeto sem fundações apropriadas e se o edifício for demasiado alto: nesse caso será preciso verificar a estabilidade do mesmo. Os professores podem definir resumos e orçamento do projeto. Além disso, os participantes podem ser selecionados para trabalharem em equipas para que seja possível alcançar um determinado resultado.
O jogo é desenvolvido de forma a reproduzir alguns dos principais aspetos do BIM. Isso, na verdade, permite que os jogadores tenham uma ideia de trabalhar num ambiente 3D, adicionando recursos a um Common Data Environment (Ambiente Comum de Dados) real, atribuindo custos aos recursos e avaliando tempos, sustentabilidade e restrições relativas ao canteiro de obras.

Descobre como desenhar com um software BIM para projetos de arquitetura. Baixa e testa agora grátis Edificius