Como modelar o terreno com as curvas de nível com um software BIM para o desenho arquitetônico? Todos os passos detalhados com Edificius

O ambiente “Terreno” deve ser desenhado para oferecer ao usuário a melhor organização para o desenho do terreno com os níveis e a simples modelagem gráfica do terreno integrando ao mesmo tempo o ambiente arquitetônico do modelo BIM.

Em particular vamos ver como gerenciar o ambiente “Terreno” utilizando o BIM para o desenho arquitetônico Edificius.

Edificius é uma ferramenta simples e eficaz para integrar arquitetura e paisagem. Um ambiente BIM dedicado para o desenho de jardins e espaços exteriores onde se pode construir no 3D o estado atual, modelar o terreno, comparar dinamicamente relevo e projeto.

No ambiente “Terreno” é possível reconstruir rapidamente o modelo BIM de um levantamento trabalhando na planta (2D) ou diretamente no 3D, obtendo desta forma resultados profissionais de maneira extremadamente intuitiva com curvas de nível, planos cotados e pontos cotados.

O software oferece funções especificas para reconstruir um levantamento topográfico, mesmo de tipo complexo, com a aquisição automática de todas as informações (planimétricas e altrimétricas) a partir de levantamentos topográficos no formato CAD 2D e 3D ou diretamente online a partir das fotos de satélite do Google Maps®.

Modelagem do terreno com um software BIM

Ativar a seção TERRENO do Edificius e aceder ao nível LEVANTAMENTO. Clicar com o mouse para ativar o menu locar e escolher desenhar o perímetro manualmente. Escolhendo Importar de Google Maps do menu é também possível iniciar o processo para importar a zona interessada diretamente do Google Maps®.

Desenhar o perímetro do terreno utilizando o botão esquerdo do mouse em qualquer ponto e selecionar a opção Concluir do menu locar para finalizar o desenho.

Concluído o desenho do terreno agora é possível desenhar as curvas de nível simplesmente clicando no desenho.

Para terminar a Curva de nível selecionar a opção Concluir do menu locar e repetir as operações anteriores para todas as curvas de nível a ser inseridas.

Finalizar o desenho das curvas de nível - Edificius

Finalizar o desenho das curvas de nível – Edificius

Agora somente resta indicar as cotas de todas as curvas de nível presentes no desenho. Para fazer isto é suficiente selecionar as curvas e especificar as Cotas na caixa das propriedades.

Definir as cotas - Edificius

Definir as cotas – Edificius

As novas cotas assinadas são dinamicamente visualizadas no desenho 3D.

Visualização das cotas - Edificius

Visualização das cotas – Edificius

As cotas de nível podem ser alteradas também graficamente simplesmente utilizando o botão esquerdo do mouse.

As cotas das curvas de nível podem ser importadas também a partir de um arquivo CAD e reconhecidas automaticamente pelo software BIM Edificius utilizando a geração automática. Neste caso é suficiente selecionar a apropriada função para importar as curvas de nível de um arquivo DXF/DWG.

Para reconhecer as cotas do desenho CAD inserido é suficiente utilizar a função de geração automática da faixa de opções que permite, selecionando as curvas, assinar automaticamente as cotas do arquivo CAD.

Seleção curvas de nível - Edificius

Seleção curvas de nível – Edificius

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM