Modelar elementos arquitetônicos Vigas Curvas com um software BIM: eis como foram criados os brise-soleil com estrutura de vigas curvas no modelo inspirado no projeto Nahil Kan

O uso do software BIM no desenho arquitetônico fornece sempre novas funções capazes de acelerar e simplificar o trabalho dos desenhadores.

Para percebermos melhor todo o potencial de um software BIM vamos reproduzir com Edificius algumas soluções realizadas pelo arquiteto Hugo Mur no projeto Nahil Kan.

Nahil Kan: o projeto

Nahil Kan é um projeto do arquiteto argentino Hugo Mur; é um complexo residencial e comercial estruturado por 4 andares.
É composto por 4 corpos de um edifício, espelhados e ligados por corredores. Uma estrutura de escadas de aço, protegida por vidros transparentes, leva aos andares superiores.
Toda a estrutura é suportada por palafitas.

O rés-do-chão, destinado ao uso comercial, tem um corpo retangular esticado para fora em relação ao edifício.

Os primeiro e segundo andares, de iguais tamanho e organização arquitetônica, são destinados ao uso residencial.

Projeto Nahil Kan: a cobertura

A partir da cobertura começam elementos arquitetônicos de aço que caracterizam a fachada do edifício.

Os elementos existentes no nível da cobertura seguem a linha do edifício em direção ao rés-do-chão, criando assim uma espécie de onda que se conecta com a fachada do edifício.

Integração CAD e Edificius

A integração do CAD em Edificius permite-nos não ter limites nas escolhas de desenho que se querem realizar. Portanto, isso fornece-nos uma ferramenta capaz de semplificar o trabalho do desenhador.

Para modelarmos os elementos arquitetônicos de aço iremos aproveitar esta função.

Vamos usar o CAD para realizarmos uma grade que possa ser usada como guia para a criação das estruturas de aço com vigas curvas.

Depois de termos criado a grade, vamos gerar um arquivo DWG que usaremos como guia para a modelagem em 3D.

Modelar elementos arquitetônicos em Edificius graças à integração com o CAD

 

A partir do CAD de Edificius, vamos definir as camadas atribuindo-lhes cores diferentes:

  • o azul (que representa o prédio) servirá como referência para a criação da grade magnética (magnetic grid)
  • o verde, para a grade magnética que servirá para a construção da estrutura de aço
  • o cinzento, para o perfil metálico que servirá como guia para modelar a estrutura com vigas curva

Depois de termos desenhado a pegada do edifício (de cor azul), vamos realizar uma grade temporânea de cor verde que vamos utilizar para criarmos os pontos de conexão necessários ao desenho das vigas curvas e de todo o perfil metálico.
Vamos então insertar o nosso perfil metálico de cor cinzento.

Finalizada a inserção do mesmo, vamos eliminar a grade de construção (verde), já supérflua. Como resultado final, teremos a linha do prédio e o “caminho” do perfil metálico para realizar com as relativas vigas.

Inserção extrusão

 

Vamos voltar em Edificius, abrimos o editor da grade magnética e vamos inserir o DWG precedentemente criado.
Depois de termos posicionado a grade, ao longo da linha do prédio, vamos precisar de uma segunda grade para conseguirmos repetir o perfil metálico ao longo da cobertura. Finalizada esta última também, vamos acabar com o editor para confirmarmos.

Vamos selecionar a extrusão e refazer o traço do DWG adicionando nós e mudando em arcos os traços da viga.

Graças a função MG3D mediante a “varinha” conseguimos gerar automaticamente os traços que serão o suporte do perfil metálico.

 

Vamos copiar a estrutura que acabámos de criar nos pontos, definida a partir da segunda grade inserida, então vamos construir a segunda extrusão que irá seguir o mesmo caminho e irá encher os vazios entre os vários perfis.

Vamos aplicar uma textura perfurada em forma de favo de mel, que constitui o gradil. Depois de termos editado um novo material na livraria dos objetos de projeto, passamos a inserir Textura, Specular map, Normal map e em fim Alpha Mask (Clica aqui para descobrires mais sobre as Texturas Mapas).

Vamos então aplicar o material editado ao objeto

 

Clica aqui para baixares e usares gratis por 30 dias Edificius, o software BIM para o desenho arquitetônico