Como criar e modelar uma cobertura inclinada com um software BIM para o desenho Arquitetônico: vídeos de detalhe de todos os passos para a DAEGU GOSAN PUBLIC LIBRARY feitos com Edificius

Criar e modelar uma cobertura inclinada é seguramente um dos passos principais e mais delicados no desenho de uma estrutura. Graças ao uso de um software BIM para o desenho arquitetônico que integrou um motor de renderização em tempo real (Renderizado em Tempo Real)o técnico sempre tem a possibilidade de verificar e ver de forma extremadamente realista o trabalho de desenho.

Para entender detalhadamente como modelar uma cobertura inclinada complexa, vemos todos os passos realizados para fazer as coberturas da Daegu Gosan Public Library. O projeto selecionado foi concebido pelo estudo de arquitetura americano MARTIN FENLON ARCHITECTURE para o concurso internacional para a construção da biblioteca na cidade de Daegu, na Coreia do Sul.

Render da Biblioteca pública Daegu Gosan feito com Edificius

Render da Biblioteca pública Daegu Gosan feito com Edificius

Nos vídeos de detalhe é possível ver como criar uma cobertura composta de varias águas com diferentes inclinações. Foi também realizada a construção da vidraça disposta sobre a cobertura, que é fornecida de elementos metálicos que têm uma função de reforço e de proteção do sol.

Construção Cobertura com um software BIM

  • Min 00:00 – Importaremos no Edificius a planta da cobertura em formato dwg que usaremos como traça do desenho. Realizamos a importação do dwg usando o objeto “Desenho DXF/DWG” que está no menu “GRÁFICA 2D”.
  • Min 00:30 – O primeiro passo para a construção da cobertura consiste em traçar o telhado. Selecionamos o objeto “Telhado” do menu ARQUITETÔNICO e definimos o perímetro do próprio telhado.
  • Min 00:57 – Entramos no editor do telhado e continuamos com o desenho das águas.
  • Min 02:40 – Definimos a inclinação das águas triangulares por meio da modalidade por três pontos. Para cada água posicionamos planimetricamente os pontos sobre os vértices e depois na vista 3D atribuímos a cada ponto a cota altimétrica desejada.

Ancoragem dos invólucros

  • Min 00:00 –Saídos do editor procedemos com a ancoragem dos invólucros à cobertura. Selecionamos os invólucros e da caixa de ferramentas das propriedade à seção “Sistema de Referência Altimétrico” escolhemos o telhado como sub nível superior. Os invólucros se adaptaram automaticamente à face inferior das águas.

Modelagem vão cobertura

  • Min 00:00 – A modelagem muitas vezes implica problemas relacionados com a complexidade da superfície na qual deve trabalhar. Neste caso por exemplo, sendo a cobertura particularmente complexa, para desenhar o meio-fio que delimita o vão presente no telhado, usamos o objeto “Parede em Terreno”. Liberando “Parede em Terreno” do ambiente “terreno” se pode aproveitar a sua versatilidade na modelagem, para se adaptar as águas do telhado. Na caixa das propriedades definimos uma profundidade no terreno igual a zero e uma altura igual a 0,4 m.

Criação de uma vidraça na cobertura

  • Min 00:03 – Para inserir os Tubos retangulares metálicos na cobertura construímos umas grelhas magnéticas na seção MagneticGrid.
  • Min 01:40 – Realizamos o desenho com a ferramenta “VIGA DE AÇO”. Selecionamos um perfil tubo retangular e ativamos a geração automática. Selecionamos MG3D (varinha mágica) que permite a geração automática das vigas nas linhas selecionadas com a MagneticGrid.
  • Min 00:00 – Procedemos à construção das grelhas magnéticas para obter os snap de engate. Estes servirão logo para traçar os elementos metálicos com função de brise-soleil.
  • Min 04:40 – Selecionamos o objeto “EXTRUSÃO(solido)” e a partir da caixa de ferramentas das propriedades na opção Perfil da seção-Características escolhemos um perfil retangular 80×300 mm. Continuamos traçando algumas extrusões com os snap das grelhas magnéticas depois de definir o alinhamento da caixa das propriedades.
  • Min 00:00 – Inserimos a vidraça usando o objeto “PAINEL” e escolhendo um modelo “Painel metal-vidro” na livraria. Posicionamos o painel no ponto altimétrico desejado e graças à alça que aparece em um de seus vértices o giramos para tornar-lo adjacente à água. Através das alças (pontos azuis) que aparecem nos vértices adaptamos o painel ao tamanho do vão.

Criação de uma prancha executiva com Edificius

  • Min 00:00 – Vamos inserir o objeto “Planta” no nível Cobertura obtendo a sua prancha gráfica.
  • Min 00:08 – Selecionamos o objeto “Corte” e o inserimos no nível Cobertura obtendo a sua prancha gráfica.
  • Min 00:50 – Arrastamos os elaborados (planta e seções) do “navegador” para a prancha executiva.

 

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM