Novas tecnologias de construção: o setor de construção se transforma graças a tecnologias inovadoras, como realidade aumentada, BIM, drones, tecnologia usável e novos materiais. Aqui estão as 10 novidades que marcarão 2019! (parte 1)

Em 2019 a transformação do setor da construção terá maior impulso graças à aplicação real e prática de novas tecnologias de construção.

Algumas tecnologias, já desenvolvidas há algum tempo, estão rapidamente se estabelecendo no mercado, graças a custos menores: pense no uso de drones e scanners a laser em levantamentos e manutenção predial.

Outros, em vez disso, passaram com sucesso pela fase ‘experimental’ e hoje estão prontos para serem utilizados pelas empresas, simplificando e inovando o setor de construção e trazendo maior produtividade e segurança.

Aqui estão as 10 tecnologias inovadoras que estão se preparando para transformar o setor de construção em 2019:

  1. tecnologia usável (para vestir) e portátil
  2. realidade aumentada na fase de projeto
  3. asfalto verde e eco sustentável
  4. drones e laser scanner para topografia
  5. concreto inovador auto reparável
  6. robótica e automação predial
  7. plataformas BIM
  8. alumínio transparente
  9. novas figuras profissionais especializadas
  10. impressoras 3D para a indústria da construção civil

Entre as tecnologias inovadoras, neste primeiro artigo vamos destacar tecnologias usáveis, realidade aumentada e asfalto verde eco sustentável; as outras tecnologias serão assunto de artigos futuros.

Tecnologia usável e portátil

Nenhuma definição de tecnologias usáveis que comece com papel ou dicionários on-line pode ser considerada definitiva.

A evolução dos termos utilizados hoje leva a identificar nas tecnologias usáveis dispositivos tecnológicos e eletrônicos ricos em inovação e energia, dispositivos sempre menores e discretos, mais inteligentes e conscientes do contexto em que são utilizados, mais rápidos e sem fio, transportáveis, úteis e especializados para tarefas específicas, com interfaces amigáveis e acima de tudo usáveis.

Novas-tecnologias-de-construcao-2019-google-glass

Eles podem, por exemplo, ser muito úteis para rastreamento e monitorar a presença e os caminhos dos trabalhadores em um canteiro de obras: desta forma, além de saber claramente onde cada pessoa está trabalhando, você pode coordenar melhor o trabalho diretamente do escritório do canteiro, movendo uma equipe de trabalhadores onde há uma necessidade maior.

Esses pequenos dispositivos, tais como pulseiras, fones de ouvido, capacetes, tablets, são muito resistentes a choques, intempéries e arranhões, bem como altamente tecnológicos.

É claro que eles também integram sistemas de comunicação interna, entre operadores individuais e coordenadores/técnicos: pense, por exemplo, em um operador que se comunica com o operador de guindaste com as mãos livres para trabalhar!

Novas-tecnologias-de-construcao-tecnologias-usaveis

Outra vantagem oferecida por essas tecnologias é facilitar a coordenação para fins de segurança

Realidade aumentada na fase de projeto

A realidade aumentada (augmented reality, AR) consiste no enriquecimento da nossa percepção sensorial através de vários níveis de informação, geralmente processados e transmitidos eletronicamente, o que não seria perceptível com os cinco sentidos.

A realidade aumentada foi aplicada primeiramente em marketing e publicidade, enquanto hoje os campos de uso estão se multiplicando, do projeto de interiores ao design.

As informações que aumentam a realidade percebida podem ser adicionadas na tela de um computador ou dispositivos móveis (smartphone, tablet, smart glass), através de uma webcam que captura o mundo circundante e softwares relacionados, capazes de reconhecer marcadores especiais (tags AR), que imediatamente se sobrepõem à imagem real conteúdo adicional, como vídeo, áudio, objetos 3D e assim por diante. Por exemplo, você pode enquadrar um objeto com seu celular e ter imediatamente informações de vários tipos sobre esse objeto.

Novas-tecnologias-de-construcao-realidade-aumentada

A realidade aumentada é utilizada com aplicativos de design de interiores e design arquitetônico: por exemplo, em uma sala vazia, você pode aplicar marcadores (impressões com códigos especiais) nas paredes e retomar a sala com a câmera do smartphone, e o App mostra o “resultado final” composto pelas paredes e pelos pisos reais e pelo objeto de mobiliário virtual.

Novas-tecnologias-de-construcao-exemplo-realidade-aumentada

Asfalto verde e eco sustentável

A partir da década de 1960, a indústria da construção começou a utilizar com sucesso a borracha reciclada, principalmente a partir de pneus usados, em uma mistura asfáltica de melhor qualidade, reduzindo assim os custos com materiais e resíduos de aterros sanitários.

Esta prática foi estendida nos últimos anos para o uso de todo o plástico reciclado, desde garrafas até utensílios de mesa descartáveis.

Novas-tecnologias-de-construcao-asfalto-verde

Mas plástico e borracha não são os únicos materiais reciclados que são misturados no asfalto.

Pesquisadores da Universidade RMIT, em Melbourne, Austrália, mostraram que a adição de bitucas de cigarro pode melhorar a qualidade das estradas e conter metais pesados com segurança, enquanto em Sydney o toner reciclado da impressora é incorporado em uma mistura de asfalto ecológico.

Na cidade holandesa de Roterdã, estão tentando construir uma nova ciclovia inteiramente feita de blocos de plástico reciclado, semelhante ao LEGO, que se encaixam.

Clique aqui para descobrir todos os softwares para construção, arquitetura e engenharia da ACCA software

No próximo artigo: drones para topografia, concreto auto reparável e a aplicação de robótica e veículos sem motorista em canteiros de obras