Aqui esta o vídeo e as imagens de exemplo do desenho arquitetônico com um software BIM para arquitetura de Casa São Roque

Esta semana vamos propor um projeto de uma casa moderna feita com um software BIM para arquitetura. Vamos ver em detalhe como foi desenvolvido o desenho arquitetônico de Casa São Roque, graças ao uso do Edificius.
Desenhada por o arquiteto, Bruno Armando Gomes Marques, Casa San Roque está localizada em Oliveira de Azeméis, precisamente em São Roque, Portugal.
O desenho é caracterizado por linhas modernas e grandes volumes que se estendem sobre uma superfície total igual a 600 m2. A particularidade da estrutura, de fato, é a presença de 2 volumes sobrepostos e dispostos assimetricamente entre si, com cores contrastantes, cinza escuro no rés-do-chão e branco no primeiro andar. A casa está distribuída em 2 níveis além do porão.

Organização arquitetônica dos espaços de Casa São Roque

 

No rés-do-chão, com a planta bastante regular, se encontram  os quartos da sala de estar. A entrada, localizada no lado curto do edifício, abre sobre um amplo corredor onde está colocada também a escada que conduz ao andar superior e ao garagem.
A sala de jantar e o amplo salão com parede completamente vidrada permite o acesso direto ao espaço verde com piscina. Destaca o contraste entre as cores brancas do quarto e a sugestiva cor quente do parquet, das portas e de alguns revestimentos de madeira.
A cozinha é caracterizada por uma ilha central e por uma parede completamente vidrada com vista para a entrada de frente.

Igualmente no rés-do-chão, há um grande quarto com banheiro e parede vidrada sobre a piscina e um pequeno banheiro.
No primeiro andar temos acesso com uma escada moderna em concreto e corrimão de aço inoxidável e vidro.
A planta da zona superior é muito mais articulada. O piso superior tem uma forma particular em “Y” disposta assimetricamente em relação ao chão. Existem 3 quartos com banheiro e vista deslumbrante, obtidas nas alas da “Y”.

No porão há as garagens e a lavanderia. O plano é acessível com rampa e escada pedestre.

Desenho arquitetônico com um software BIM: o desenho de Casa São Roque feito com Edificius

Reproduzimos a realização e o desenho arquitetônico de Casa São Roque  usando Edificius.

Do vídeo podemos imediatamente apreciar a simplicidade e a velocidade com que é possível desenhar com um software BIM.

O arranjo externo foi realizado aproveitando as potencialidades do ambiente terreno de Edificius. Traçando uma simples polilinha foi feita a piscina composta por muretas, pingadeira, textura em alta definição e água em movimento.

O desenho da estrutura é acelerado pela importação das plantas em formato “.dwg” ou “.dxf”, utilizadas como referencias para o desenho e o reconhecimento automático de muros, portas e janelas.

Os poderosos editores do catálogo permitem, também criar e personalizar janelas, portas, guarda-corpos, etc. para tornar o desenho ainda mais realista.

Catálogo Objetos e Edificius RTBIM

Também o desenho dos interiores, feito com objetos do catálogo de Edificius, do catálogo online ou importados de formatos padrões, é muito detalhada graças também aos materiais com textura 3D, já presentes no catálogo do software, permitindo obter resultados surpreendentes.

Além disso, graças às funções avançadas do rendering em tempo real de Edificius RTBIM é possível verificar as escolhas de desenho e criar apresentações atraentes para os clientes.

 

 

Com Edificius RTBIM, de fato, se obtém renderizações fantásticas com um simples clique e vídeos HD emocionantes e envolventes, tudo em pouquíssimo tempo e com a máxima simplicidade, graças também à integração com SketchUp que permite criar e personalizar acessórios e detalhes arquitetônicos para enriquecer o projeto de mais detalhes.

É mostrada, finalmente, a especial funcionalidade de Edificius, capaz de interagir com o programa para orçamento de obra PriMus, a fim de ter a atualização em tempo real do orçamento.

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM