BIM e modelo virtual: desenvolvimento e fluxo de informações no Common Data Environment (CDE) de acordo com as BS 1192 e as Pas 1192-2. Os blocos WIP (Work in Progress) e Shared

Na construção de um modelo virtual BIM é essencial estabelecer qual é o correto fluxo de informações.

O objetivo de uma partilha segura de dados e das escolhas de projeto entre várias equipas profissionais pode ser alcançado compartilhando modelos virtuais do edifício capazes de interagir.
Esta possibilidade é garantida, a nível técnico, pelos formatos de dados partilhados entre software diferentes. O mais conhecido e difundido é com certeza o formato IFC (lê o artigo “IFC, o que é e para que serve? Qual é a ligação com o BIM?”).

Nasce desta forma o modelo virtual do edifício, constituído por uma “federação” de modelos virtuais, cada um relacionado às principais áreas de aplicação: arquitetônico, estrutural, de planta, etc. (lê o artigo “Evolução do BIM e do modelo virtual do edifício”).

O Common Data Environment (CDE) de acordo com as BS 1192 e as Pas 1192-2

As Pas 1192-2:2013, publicadas pelo ente de normação British Standard Institution, fazem parte de um amplo corpo de linhas de endereço e normas concebido organicamente. A seguinte representação gráfica esclarece estes dois aspeitos.

Pas1192-2

Pas1192-2

Esta representação foi obtida sobrepondo os dois esquemas seguintes:

Fluxo do projeto de acordo com Pas1192-2

Fluxo do projeto de acordo com Pas1192-2

 

CDE de acordo com Pas1192-2

CDE de acordo com Pas1192-2

As fases de realização do protótipo virtual do edifício (criação, desenvolvimento e inter-relações entre os modelos) desenvolvem-se numa área conhecida como Common Data Environment (CDE).

No CDE é preciso descrever os processos e os procedimentos a fim de definir formas e modalidades, papéis e responsabilidades que tornam possível o desenvolvimento de relações colaborativas entre as várias equipas de técnicos envolvidos.

As numerosas linhas de endereço elaboradas, bem como a necessidade de ter disponíveis projetos piloto, nascem, de verdade, como suporte para a ampla casuística que se pode encontrar no cotidiano.

As normas britânicas fornecem, de fato, uma potencial e bem estruturada organização desta área de dados comuns. Todas as modalidades operativas são formalizadas: a partir do nome para atribuir aos arquivos à organização dos arquivos, até à modalidade de troca de dados.

O cerne do CDE é composto por 4 subáreas, ligadas entre elas pelo fluxo das informações, a partir das áreas de trabalho (Work in Progress) até a área Arquivo.

Collaborative-Working

Collaborative-Working

As quatro subáreas do Common Data Environment

Work in Progress: contém as áreas “de trabalho” relativas aos vários contextos de aplicação, tais como a área relacionada com o desenho arquitetônico, com o desenho estrutural, etc. Em cada área nascem a parte do projeto em questão e os documentos relacionados. Estes documentos irão ficar na área até atingir um certo nível de desenvolvimento. Subsequentemente, estarão disponíveis para as outras equipas do projeto.

Antes de atingir o objetivo, todos os documentos estarão disponíveis apenas para a equipa dos técnicos de referência da área.

Shared: a área na qual as várias equipas de desenho depositam os avanços progressivos do próprio trabalho, nos vários estados de desenvolvimento, partilhando-os. Nesta fase o projeto ainda está em construção. A documentação, ciclicamente depositada e proveniente das várias equipas, permite a todos de alinhar-se de forma rápida com as eventuais alterações e melhorias produzidas por cada equipa.

Published Documentation: a área na qual é depositada a documentação de projeto finalizada e partilhada pelas várias equipas, bem como aprovada pelo cliente. A documentação depositada é adequada à fase de realização.

Archive: a área que mantém todas as informações de projeto do edifício realizado, com todas as informações relacionadas, a partir dos requisitos de projeto até os requisitos legais e regulamentares.

Inicia a usar o software BIM para o desenho arquitetônico Edificius. Baixa agora grátis a versão de teste válida por 30 dias!