Renderizado 3D fotorrealista, o que é e quais são as vantagens. Aprofundamento com exemplos de render 3D feitos com um software BIM para a arquitetura

Até poucos anos atrás os chamados “desenhos técnicos”, no CAD 2D, dominavam a cena do desenho. Eram a ferramentas com as quais o designer fornecia todas as informações necessárias: alturas, cotas, distancias das estradas, volumes, espessura dos muros, superfície ambientes, etc.

Contudo, estes desenhos deixavam espaço para a imaginação do cliente.

Hoje as coisas estão mudando.

Graças à contínua evolução no campo do “gráficos por computador” é possível obter uma serie de vantagens que antes eram impensáveis, tanto para o mesmo desenho que para a apresentação do projeto ao cliente.

De fato, graças ao uso de software BIM para o desenho arquitetônico podemos obter uma serie de vantagens. Por exemplo obtemos uma precisão milimétrica, tanto no cálculo de superfícies que no orçamento. Se podem também mostrar ao cliente vistas 3D fotorrealistas imediatamente compreensíveis e muito fieis à realidade.

O que é o renderizado?

Com o termo renderizado fotorrealista (ou renderização, ou mas simplesmente render) se define um processo. Este processo permite obter, a partir de um modelo tridimensional elaborado no computador, uma imagem artificial muito realista.

Mais especificamente, é uma imagem elaborada no computador após de uma modelagem tridimensional baseada sobre os dados do desenho. O modelo geométrico realizado é revestido com cores totalmente iguais aos materiais reais (texturas) e iluminado por meio de fontes luminosas que reproduzem aquelas naturais ou artificiais.

No caso em que os parâmetros são definidos para imitar aqueles presentes na natureza (luz solar real), texturas em HD, imagens em perspectiva real, etc. então a renderização pode ser definida fotorrealista

Então, se uma fotografia tem a função de ilustrar algo que já existe, um renderizado tem o fim de ilustrar uma idéia, um desenho, um modelo que ainda não existe, mas como se fosse verdade!

As vantagens do renderizado

É necessário mostrar ao cliente um renderizado fotorrealista dos vários ambientes e dos espaços exteriores da sua futura casa. Neste caso o cliente terá a possibilidade de ver realmente os espaços, os volumes, com todos os elementos que compõem os ambientes. Nada é deixado para a imaginação!

Graças ao renderizado também o cliente mais avesso a tecnologia pode ver e compreender as diferentes fases do projeto. O cliente se pode sentir imerso em uma espécie de realidade virtual onde os volumes, o mobiliário, os espaços funcionais e os acessórios ainda não existem. Desta maneira pode de intervir, propor alterações e participar ao processo de desenho.

Isto se traduze em claros benefícios para o profissional, que pode economizar tempo e dissipar todos os riscos de equívocos. Além disso, por exemplo, uma empresa de construção pode anunciar a sua próxima ação mesmo antes de realizá-la para encontrar imediatamente novos clientes.

Aqui, por exemplo, uma série de renderizações fotorrealistas criadas com Edificius o software BIM para o renderizado 3D de ACCA, que reproduzem cenas tanto de interiores que de exteriores de algumas instalações modernas.

Criar um render fotorrealista em tempo real com um software BIM

Edificius é o primeiro software BIM de desenho arquitetônico que integra Real-Time Rendering e BIM para produzir render fotorrealistas em tempo real.
Graças a esta integração dinâmica os render já não são somente uma maneira para apresentar o projeto arquitetônico. Eles se tornam o apoio mais eficaz ao desenho para a escolha de materiais, objetos, luzes, etc.
No vídeo abaixo se pode ver como criar um render em tempo real com Edificius graças à função Rederização em Tempo Real.

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM