Obter um orçamento diretamente do projeto: hoje é possível com a integração BIM e o formato IFC, vamos ver como

Obter o orçamento, de forma automática, de um projeto arquitetónico, estrutural ou de planta sempre foi o desejo dos profissionais.

Seria útil ter ferramentas de software que garantem velocidade e precisão na fase de elaboração do orçamento. Isso, na verdade, facilitaria consideravelmente o trabalho dos técnicos.

“Existem soluções válidas que permitem alcançar estes resultados?”

O uso das ferramentas BIM oriented é uma boa resposta a esta pergunta.

A tecnologia BIM permite, graças ao formato IFC, colaborar na construção do modelo BIM mediante o apoio de vários software. Portanto, essa promove a cooperação entre os diferentes profissionais na execução de um projeto.

Neste caso, há software que permitem gerar um orçamento detectando as quantidades diretamente das propriedades da entidade do modelo BIM criado.

Estas ferramentas permitem importar e ler os arquivos IFC criados por qualquer software BIM (programas BIM de desenho arquitetônico, cálculo estrutural, construção de instalações, etc.) e para cada entidade visualizam todas as propriedades úteis à geração do orçamento.

Obter um orçamento de forma automática diretamente de um projeto BIM

Vamos ver como gerar automaticamente, de forma rápida e imediata, um orçamento com o software PriMus-IFC.

Para adquirir os dados de orçamento é suficiente importar o modelo BIM em PriMus-IFC, mediante o botão “Gerar orçamento a partir de arquivo IFC”.

Aquisição orçamento a partir de modelo BIM_PriMus-IFC

Aquisição orçamento a partir de modelo BIM_PriMus-IFC

No projeto estão assim disponíveis, imediatamente, todas as informações sobre as entidades IFC provenientes do modelo BIM.

Informações sobre entidades IFC_PriMus-IFC

Informações sobre entidades IFC

Para além das informações já existentes no projeto, PriMus-IFC permite associar serviços, materiais, preços e fórmulas às entidades. Deste modo, o software enriquece o modelo BIM com mais informações úteis à elaboração do orçamento.

Na verdade, mediante simples operações de Drag&Drop (arrasta e solta), é possível trazer os serviços da lista de preços de referência e associá-los às entidades do modelo.

Além disso, funções específicas no programa permitem definir, rapidamente, a relativa fórmula de orçamento através do uso das propriedades das entidades incluídas no modelo BIM.

Aplicação fórmula de orçamento com PriMus-IFC

Aplicação fórmula de orçamento com PriMus-IFC

PriMus-IFC funciona como um verdadeiro BIM tool. Na verdade, permite aumentar as informações dos objetos do modelo criado pelo software de authoring BIM. As informações agregadas referem-se a descrições de serviços que poderiam não ter estado reproduzidas graficamente no objeto, durante a fase de construção do modelo, mas que são essenciais para o orçamento.

Atualização dinâmica do orçamento

No PriMus-IFC, depois de ligar fórmulas e serviços às entidades, cria-se uma correspondência entre orçamento e desenho, que poderiam definir “dinâmica”.

Ao modificar o projeto com o software de origem e ao importá-lo novamente no PriMus-IFC, os dados do orçamento atualizam-se automaticamente.

Isso acontece porque as entidades do modelo estão ligadas ao orçamento mediante fórmulas e serviços que ficam inalterados também após uma alteração do desenho.

Aqui está um pequeno vídeo sobre como executar o processo de atualização do orçamento.

Testa grátis o PriMus-IFC e descobre o potencial do software para o orçamento a partir de file IFC