Parede de vidro: o que é e como desenhá-la. Definição, tipos e vantagens. Como realizá-la em poucos simples passos graças à ajuda de um software BIM para projetos de arquitetura

Parede de vidro: definição

A parede de vidro é uma estrutura constituída por uma rede de elementos de apoio verticais e horizontais ligados entre si e ancorados à estrutura do edifício. Esta estrutura suporta um revestimento de fachada contínuo e ligeiro que deve garantir todas as funções típicas de uma parede perimetral externa:

  • a resistência aos agentes atmosféricos
  • a segurança no uso
  • o controle ambiental.

Contudo, esses elementos não afetam as características estruturais e de apoio do edifício.

A rede deve ser feita de um material adequado aos requisitos do projeto e/ou de acordo com: as solicitações, a carga de vento, as dimensões modulares da fachada e as normas em vigor sobre a segurança.

O uso da parede de vidro é um dos cinco pontos de Le Corbusier, mestre da arquitetura no século XX (eis o artigo de aprofundamento).

Parede de vidro: a montagem

A montagem da estrutura reticular, bem como de todos os elementos das paredes de vedação das paredes de vidro, geralmente ocorre externamente. Finalizada a instalação, a estrutura reticular é invisível e colocada dentro da fachada.

Exemplo de parede de vidro

Exemplo de parede de vidro

Tipos de paredes de vidro

Existem diferentes tipos de parede de vidro. As mais comuns são:

  • com montantes e travessas, constituída por elementos verticais e horizontais unidos entre si para fornecer suporte regular aos painéis de fechamento, que podem ser de vidro (envidraçados ou fixos) ou opacos;
  • com células independentes, constituída por um único elemento modular com quadros retangulares que incluem os elementos de tamponamento envidraçados ou opacos, bem como a subestrutura metálica montada por meio de fixações pontuais à estrutura de suporte;
  • com fixação pontual das placas de vidro: constituída por montantes fixados à estrutura do edifício aos quais serão ancorados elementos de suporte especiais para as vidraças (monolíticas o vidro duplo) e/ou para os painéis de tamponamento. Estes elementos de suporte poderão ter forma de aranhas ou de rótulas, localizadas nos cantos das placas.

Vantagens

Uma das principais vantagens da parede de vidro é proteger a estrutura subjacente contra os agentes atmosféricos. Além disso, é possível fazer fachadas não mais constituídas por alvenaria com funções estruturais, mas simplesmente por uma série de elementos horizontais e verticais cujos vazios podem ser tamponados à vontade com paredes isolantes ou esquadrias transparentes. Tudo isso permite ao arquiteto não ter restrições estruturais, mas apenas funcionais e estéticas.

Como desenhar uma parede de vidro com um software BIM

 

 

Vamos ver como é simples e imediato desenhar uma parede de vidro graças ao uso de um software BIM como Edificius.

Da barra de ferramentas de Edificius selecionamos Parede de vidro.

Da caixa de ferramentas a direita selecionamos o modelo da fachada.

Inserção propriedades da parede de vidro com o software BIM Edificius

Inserção propriedades da parede de vidro com o software BIM Edificius

Podemos definir graficamente o comprimento da parte cheia diretamente com o mouse.

Alternativamente podemos digitar o valor a partir do teclado diretamente da caixa de ferramentas das propriedades à direita.

Em poucos passos, simples e rápidos, vimos como é simples realizar uma parede de vidro com um software BIM.

 

Clica aqui para baixares Edificius, o software para projetos de arquitetura BIM