O BIM nasceu e tem-se desenvolvido para gerir e monitorar o inteiro ciclo de vida de um imóvel. Como foi possível criar e regular princípios comuns para todos? (parte 2)

No precedente artigo de aprofundamento ilustrámos os princípios gerais da PAS 1192. Vamos agora ver os detalhes desta norma.

Como interagem as normas PAS 1192-2 e PAS 1192-3? Descubramos as últimas atualizações sobre como o BIM pode ser utilizado para a gestão dos patrimónios imobiliários.

Relações entre as normas PAS 1192-2 e PAS 1192-3

As relações recíprocas entre as duas PAS são bem representadas na imagem seguinte:

Relações entre as PAS 1192-2 e PAS 1192-3

Relações entre as PAS 1192-2 e PAS 1192-3

O diagrama monstra as fases de trabalho de 0 (Estratégia) até 6 (Handover e Close-out) associadas à PAS 1192-2 e a multiplicidade das atividades (n), não sempre planificáveis, que se verificam durante os tempos muito longos associados à fase de trabalho 7 (Funcionamento e Fim de Vida).

A PAS 1192-3:2014

Como já dito, a PAS 1192-3 trata do período de vida útil do edifício e visa ajudar uma organização (uma empresa, um ente, etc.) que desenvolva a própria atividade durante tal fase, elaborando um específico Modelo de Informação Digital do Bem capaz de apoiar os processos de tomada de decisões.

Qualquer operador económico que trate de gestão dispõe, com certeza, de um próprio sistema de organização das informações relativo ao sistema para gerir. Esse modelo pode ser genericamente definido modelo.

A possibilidade de “reformular” tal modelo na perspetiva digital, através do mais amplo processo BIM, abre o caminho para aumentar a qualidade das informações veiculadas. Isso permite, ainda, apoiar melhor as decisões operacionais que a organização terá que tomar.

As vantagens de um modelo digital

Em resumo, as melhores oportunidades a ser identificadas são as seguintes: 

  • poupanças obtidas durante o inteiro ciclo de vida graças a decisões transmitidas a uma única, integrada, atualizada fonte de informações;
  • redução dos custos devidos à transferência automatizada de informações da fase de construção àquela de operação;
  • menor inserção manual dos dados;
  • menores problemas e custos no início da fase de operação de um bem novo ou renovado graças à disponibilidade de informações melhores e mais completas relativas ao bem;
  • redução dos custos de restauração no início da fase de operação graças a um menor número de defeitos de construção.

É claro que os benefícios e as melhorias obteníveis adotando um modelo digital são muito específicos para cada organização. Contudo, a organização deverá, em primeiro lugar, identificar quais são as informações necessárias em relação às decisões para tomar. 

A PAS 1192-3 define essas informações como Organisation Information Requirements (OIR), ou seja, Requisitos de Informação da Organização.
A imagem seguinte propõe uma panorâmica que explica como a organização pode abordar o desenvolvimento dos próprios objetivos de informação e como a informação está relacionada ao Asset Information Model (AIM), ou seja, o Modelo de Informação do Bem da PAS 1192-3, bem como ao Project Information Model (PIM), ou seja, o Modelo de Informação do Bem da PAS 1192-2.

Relação entre os elementos da gestão das informações

Relação entre os elementos da gestão das informações

 

Descobre como trabalhar com um software BIM. Baixa e testa grátis Edificius