Já está ativa a Plataforma BIM BR, a biblioteca mundial da qual é possível baixar objetos BIM em vários formatos, guias, normas e manuais

As bibliotecas de objetos BIM são um meio importante para a disseminação da metodologia BIM (Building Information Modeling) na indústria da construção. Essas bibliotecas, de fato, públicas ou privadas, permitem baixar objetos BIM agrupados em categorias específicas, como verdadeiros arquivos ou catálogos.

A América do Sul tem gradualmente implementado uma série de ações de acordo com uma estratégia precisa para divulgação do BIM, graças a iniciativas governamentais que visam disseminar e desenvolver bibliotecas virtuais com objetos BIM. O objetivo é atingir os níveis de maturidade de adoção da metodologia já alcançados pela América do Norte e pela Europa.

A Plataforma BIM BR

Para incentivar a adoção do BIM a nível nacional, o governo brasiliano tem promovido uma política unificada através da “Estratégia nacional para a disseminação do BIM” (leia o artigo). Em particular, a Agência Brasileira para o Desenvolvimento Industrial (ABDI), em colaboração com o Ministério da Economia do Brasil, lançou a nova Plataforma BIM BR que disponibiliza inúmeros objetos BIM.

A plataforma visa tornar-se numa verdadeira Biblioteca Nacional BIM (BNBIM), a partir da qual baixar objetos BIM com propriedades específicas.

Esta iniciativa é um importante ponto de referência para incentivar a disseminação do BIM a nível nacional, incentivando a utilização da metodologia por órgãos públicos, instituições, organizações privadas e organizações profissionais.

A Plataforma BIM BR é um portal público para melhoria contínua, capaz de fornecer recursos BIM para o setor da construção brasileiro.

Como funciona a plataforma BIM BR

A plataforma, acessível a partir de qualquer navegador através deste link, inclui uma “biblioteca” de inúmeros objetos BIM que atendem a uma série de requisitos específicos (observação: atualmente, a oferta de objetos ainda não é muito extensa! Os vários fabricantes estão realizando os objetos de acordo com os padrões exigidos para depois carregá-los na plataforma, de modo que a mesma possa em breve ser enriquecida de forma significativa).  

É possível acessar a plataforma de forma gratuita, depois de se cadastrar no site.

Uma vez feito o cadastro, é necessário acessar a seção “Biblioteca Nacional BIM” e definir os critérios para procurar objetos.

Os objetos são agrupados por:

  • categoria;
  • sub-categoria;
  • software;
  • outras características.

É possível definir uma palavra-chave, um autor e a conformidade técnica.

É, ainda, possível fazer uma pesquisa.

Plataforma-BIMBR-biblioteca objetos-BIM-Edificius

Plataforma BIM BR: procurar objetos

Os usuários podem escolher um determinado software com o relacionado formato proprietário (por exemplo Edificius, Revit, Archicad, AllPlan, e assim por diante) ou selecionar o formato arquivo aberto IFC.

Ao iniciar a pesquisa, a plataforma mostra os objetos compatíveis com os filtros definidos.

Além disso, a plataforma contém guias, normas e manuais referentes aos processos BIM, que podem ser baixados de forma gratuita.

Também é possível consultar notícias sobre o BIM e uma lista de profissionais do setor.

Homepage-Plataforma-BIMBR

Notícias Plataforma BIM BR

Regulamentação dos objetos incluídos na plataforma

Os objetos incluídos na plataforma devem respeitar uma regulamentação específica referente a critérios e requisitos mínimos para a publicação.

Isso permite garantir alto nível de qualidade e coerência dos dados de todos os objetos.

É importante realçar que os requisitos previstos pela plataforma devem ser respeitados, ao longo do tempo, por aqueles que pretendem participar em obras públicas, pois tais obras no futuro próximo deverão ser realizadas utilizando obrigatoriamente a metodologia BIM.

Atualmente, ACCA software e Graphisoft são as únicas empresas de desenvolvimento de softwares BIM parceiras do projeto.

 

Baixe e teste grátis por 30 dias Edificius, o programa de arquitetura BIM