A imagem mostra a homepage de usBIM.platform

Plataforma BIM: como criar, visualizar e modificar documentos

Você está no canteiro de obras ou está viajando? Confira os serviços específicos para criar e gerenciar documentos (relatórios e notas) em uma plataforma BIM sem recorrer a softwares externos

Muitas vezes acontece que um profissional não tenha seus documentos de trabalho à mão por estar longe de sua mesa ou computador – por exemplo no canteiro de obras ou em uma viagem de negócios – e precise compartilhar notas, tabelas e documentos com outros colegas ou com a empresa.

Hoje, é possível superar esse problema de disponibilidade de dados através de plataformas BIM que permitem compartilhar arquivos de texto, tabelas e slides com todos os atores envolvidos no processo de construção, tanto do próprio escritório quanto de tabletes e smartphones.

Graças às plataformas BIM, então, deixa de ser necessário instalar softwares para o processamento de textos, tabelas e apresentações, sendo que esses arquivos podem ser gerenciados diretamente na nuvem, sem baixá-los localmente.

Plataforma BIM: usBIM.platform e formatos editáveis

usBIM.platform, a plataforma BIM da ACCA, permite carregar na nuvem e compartilhar qualquer tipo de documento, quer no desktop quer em dispositivos móveis (tabletes e smartphones).

Isso ressalta os benefícios de criar, modificar e compartilhar arquivos editáveis ​​diretamente através da plataforma, sem ter que possuir e instalar outros softwares.

Desta forma, de fato, você pode consultar e alterar todos os documentos de projeto, mesmo quando estiver no canteiro de obras ou, por exemplo, no estrangeiro.

Graças ao serviço de visualização usBIM.browser, muitos formatos de documentos (docx, pptx, xlsx) são visualizados totalmente na plataforma e é possível atribuir-lhes novas informações, como links e #TagBIM.

Além disso, você pode criar, visualizar e editar alguns documentos diretamente na plataforma usBIM.platform.

Em particular, é possível criar e gerenciar:

  • documento de TEXTO ou MODELO do usBIM.writer (criar um novo documento de TEXTO ou um MODELO do tipo HTML no formato .whtml).
  • Documento de Word (criar um novo documento no formato .docx).
  • Apresentação de PowerPoint (criar um novo documento no formato .pptx).
  • Documento de Excel (criar um novo documento no formato .xlsx).

Lembramos que, para criar e editar documentos Word, PowerPoint e Excel, é preciso possuir uma licença ativa de Microsoft 365, enquanto os mesmos documentos podem ser visualizados livremente clicando no ícone ao lado do respectivo nome.

Como criar um novo documento na plataforma colaborativa usBIM.platform

Para criar um novo documento, dentro do seu projeto, você só precisa selecionar o ícone “Novo Documento” e escolher o tipo de documento a criar entre os disponíveis.

A imagem mostra como criar um novo arquivo BCF com usBIM.platform

Criação de um novo documento editável com usBIM.platform

Neste ponto, é necessário definir o nome e o título do arquivo e, em seguida, clicar em “Criar”.

O nome do arquivo, que também inclui a extensão do documento, não poderá ser modificado, mas poderá ser renomeado alterando o texto incluído no campo Título correspondente ao nome do próprio documento na plataforma colaborativa.

Neste ponto, irá ativar-se o editor do documento selecionado: o usBIM.writer no caso de arquivo WHTML, o Microsoft 365 no caso de arquivos Word, Excel e PowerPoint.

Para utilizar o Microsoft 365 e editar os arquivos Word, Excel e PowerPoint, é preciso possuir uma conta para empresa ou para estudante. A visualização desses arquivos, no entanto, não requer licença nenhuma.

Editar, salvar e compartilhar um arquivo de texto diretamente na plataforma: usBIM.writer

Confira aqui abaixo um exemplo de novo documento realizado com o usBIM.writer, a ferramenta que permite gerenciar diretamente na plataforma BIM, sem adquirir outros softwares, todos os documentos de texto, editando-os, salvando-os e compartilhando-os de forma simples e rápida com outros usuários da plataforma.

A imagem mostra a interface usBIM.writer

Interface de usBIM.writer

A interface de usBIM.writer possui os comandos tradicionais de um software para processamento de texto, como:

  • estilos e tamanho das fontes;
  • listas numeradas e com marcadores;
  • carregamento de imagens;
  • alteração de cores;
  • aspas, índices e símbolos;
  • alinhamentos.

Abrir documento

Após criar novos arquivos editáveis, você pode arquivá-los nas pastas do projeto e compartilhá-los com outros usuários.

Desta forma, é possível trocar facilmente documentos, notas, tabelas e apresentações, sem precisar instalar softwares específicos no computador/dispositivo móvel.

A plataforma colaborativa, acessível mesmo de tabletes e smartphones, possibilitará o acesso rápido a esses documentos, mesmo quando você estiver no canteiro, longe de seu computador.

Neste ponto, você tem três opções:

  • editar o rascunho da versão 0.X: esta opção permite acessar o editor e continuar a trabalhar na versão 0.X, salva como rascunho.
  • excluir o rascunho da versão 0.X: esta opção permite excluir permanentemente a versão de rascunho do documento.
  • finalizar a versão 0.X: esta opção permite finalizar uma nova versão incluindo o conteúdo do rascunho 0.X. Desta forma é gerada, por exemplo, a versão 1 do documento e é mostrado o número 1 na coluna VRS (versão) na grelha dos documentos.

Editar documento

Também é possível editar a versão atual de qualquer arquivo Word, Excel e PowerPoint carregado na plataforma BIM. Clicando no ícone ao lado do respectivo nome, de fato, você pode:

  • abrir a Versão 1: permite abrir o documento na versão atual apenas para visualização.
  • Criar uma nova Versão 1.X a editar: coloca o documento selecionado em estado de “Rascunho”, de forma que possam ser feitas novas alterações.

 

usbim-platform
usbim-platform