Plataforma colaborativa BIM e alumínio transparente: 10 tecnologias inovadoras que vão revolucionar em 2019 o mundo da construção

Falando de novas tecnologias que vão revolucionar a indústria da construção em 2019, o nosso blog já teve a oportunidade de apresentar tecnologia usável (para vestir), realidade aumentada e asfalto verde (artigo #1) e, em seguida, drones, concreto auto reparável, robótica e automação predial (artigo #2).

Vamos agora apresentar outras duas tecnologias inovadoras que, de forma lenta mas inexorável, estão se tornando cada vez mais difundidas e importantes no setor de construção: plataforma colaborativa BIM e alumínio transparente.

Vamos, então, analisar as possíveis implementações dessas tecnologias e os benefícios para o setor.

Lembramos que as tecnologias inovadoras que vão transformar o mundo da construção em 2019 são:

  1. tecnologia usável (para vestir) e portável
  2. realidade aumentada na fase de projeto
  3. asfalto verde e eco sustentável
  4. drones e laser scanner para topografia
  5. concreto auto reparável
  6. robótica e automação predial
  7. plataforma colaborativa BIM
  8. alumínio transparente
  9. novas figuras profissionais especializadas
  10. impressoras 3D para a indústria da construção civil

Plataforma colaborativa BIM

O BIM ainda é uma das tendências tecnológicas mais importantes da indústria da construção. Isso não surpreende, pois está surgindo um ecossistema aberto e altamente colaborativo

A tecnologia BIM será cada vez mais o motor de uma mudança fundamental na maneira como gerenciamos, projetamos e realizamos um edifício.

Demasiadas vezes, de fato, olhamos para o BIM apenas como uma ferramenta digital inovadora, quando o seu principal ponto forte é contribuir para compartilhar uma abordagem gerencial, além de favorecer uma visão baseada na produção e gestão integrada de um número crescente de dados.

O BIM é um “recipiente de informações sobre o edifício”, em que são inseridos dados gráficos e especificações sobre os atributos técnicos relacionados ao ciclo de vida esperado. Os elementos que representam o edifício possuem todas as características, físicas e lógicas, das suas contrapartes reais. Trata-se, portanto, de elementos inteligentes que, sendo o protótipo digital dos elementos físicos (paredes, pilares, portas, janelas, escadas, etc.), permitem simular no computador o edifício e o seu comportamento, antes de iniciar a realizá-lo.

Exemplo de modelo Bim realizado com Edificius-10-tecnologias inovadoras mundo da construção usBIM.platform

Exemplo de modelo 3D BIM realizado com Edificius

Quando falamos de BIM, referimo-nos a um modelo tridimensional que contém informações sobre dimensões, material, aspecto, características técnicas que não se perdem na comunicação entre diferentes plataformas de computadores (projetistas).

A metodologia torna-se colaborativa na medida em que permite integrar informações úteis em todas as fases de projeto num único modelo: arquitetura, estrutura, instalações, desempenho energético e gerenciamento.

Trabalhar com o BIM oferece ao projetista inúmeros benefícios, partindo da importância de conceber o processo de projeto e realização numa dimensão mais ampla, onde a sistematização de tudo o que é analisado antes do projeto e dos processos internos de produção se torna num elemento fundamental, pois disso resultará todo o processo subsequente.

Quarto com varanda render_software-BIM_Edificius-10-tecnologias inovadoras mundo da construção usBIM.platform

Modelo realista realizado com Edificius

Graças ao BIM, cresce a percepção da importância da colaboração e do trabalho em equipe, fortalecendo os caminhos organizacionais e melhorando consideravelmente os resultados por meio de uma organização mais adequada às demandas dos clientes.

Trabalhar com a metodologia BIM, de fato, significa usar a tecnologia para melhor integrar os vários profissionais envolvidos no projeto: um modelo BIM permite troca profícua de conhecimento e atualização pontual das informações disponíveis, assim reduzindo significativamente os erros e alcançando uma melhoria global.

A colaboração entre setores e profissionais envolvidos num projeto de construção não é possível sem o acesso livre a todos os dados essenciais armazenados num modelo BIM.

Daí a necessidade de ferramentas adequadas, ou seja, plataformas colaborativas que se baseiem em sistemas abertos.

ciclo-bim_infográfico-plataforma-BIM-usBIM-10-tecnologias inovadoras mundo da construção usBIM.platform

Uma plataforma colaborativa BIM deve ser capaz de apoiar arquitetos, engenheiros e, mais em geral, todos os profissionais da indústria da construção a fim de criar e gerenciar de forma correta cada aspecto específico de um modelo BIM.

Porém, para que se difunda e tenha êxito, a tecnologia BIM necessita de ser simples de usar e, portanto, acessível a todos.

Alumínio transparente

O alumínio tem se difundido cada vez mais como material do futuro.

Não se trata do recipiente usual de metal: este material, já usado no passado também para molduras de portas e janelas, em breve será usado para realizar toda a janela, incluindo a parte transparente!

Falamos, na verdade, de alumínio transparente.

exemplo-alumínio-transparente-10-tecnologias inovadoras mundo da construção usBIM.platform

Os dois aspectos inovadores referentes ao alumínio são:

  • o corindon, ou óxido de alumínio. É um mineral rico em trióxido de alumínio, uma substância que torna o coríndon um dos materiais mais resistentes do mundo, depois do diamante. Também está contido em rubis e safiras e é usado para a criação de telas de smartphones.
  • oxinitreto de alumínio, um composto feito de alumínio, oxigênio e nitrogênio. Caracteriza-se pela sua grande transparência e resistência, que o tornam ideal nos campos militar e aeroespacial.

blocos-alumínio-transparente-10-tecnologias inovadoras mundo da construção usBIM.platform

O oxinitreto de alumínio é amplamente usado como alternativa ao vidro, pois é duas vezes mais resistente a choques e agentes atmosféricos e pode suportar temperaturas de até 1200 °C.

transformação-alumínio-transparente-10-tecnologias inovadoras mundo da construção usBIM.platform

As etapas do processo de produção do alumínio transparente

Os custos de produção muito elevados limitaram, até agora, a comercialização do alumínio transparente, tornando-o utilizável “apenas” para o vidro de submarinos e estações espaciais. Por isso, universidades e institutos de pesquisa de muitos Países estão tentando entender se é possível produzi-lo com sistemas mais baratos.

Também o mundo da construção poderia, no futuro, aproveitar esses novos tratamentos do vidro para melhorar ainda mais a segurança das nossas casas. De fato, estudos importantes estão sendo feitos para tornar os processos de produção do alumínio transparente menos caros, assim criando produtos acessíveis a todos.

Conheça usBIM.platform, a primeira plataforma colaborativa BIM fácil e para todos