Conheça alguns projetos de casas unifamiliares completos: baixe agora os arquivos DWG de plantas, elevações, cortes, axonometrias e navegue diretamente online nos modelos 3D

Aqui está o último artigo de aprofundamento sobre os tipos de construção residencial com dois projetos de casas unifamiliares, ambos realizados em contextos especiais:

  1. o primeiro projeto fica num terreno plano;
  2. o segundo foi realizado num terreno rochoso e íngreme.

A partir do nosso próximo artigo da seção Aprofundamento Arquitetura, iremos tratar dos tipos de construção não residencial.
Nos artigos anteriores abordámos a casa unifamiliar, em particular:

  • a sua definição;
  • a sua arquitetura;
  • as suas características técnicas;
  • os esquemas de projetos.

As nossas análises foram acompanhadas por descrições e desenhos técnicos de inúmeros projetos, famosos ou não.

Vamos agora disponibilizar os modelos 3D, em formato .edf, dos dois projetos de casas unifamiliares apresentados neste artigo. Baixando gratuitamente o software Edificius, você poderá abrir e gerenciar esses arquivos .edf.

Desta forma, vai conseguir gerar todos os documentos gráficos desejados.

Além disso, iremos disponibilizar para o download os desenhos técnicos em formato dwg.

Download dos modelos dos dois projetos de casas unifamiliares

Projetos de casas unifamiliares-projeto-A-render-software-BIM-Edificius

 

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto A

 

projetos de casas unifamiliares-projeto-B-render-software-BIM-Edificius

 

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto B

 

Baixe Edificius, o programa de arquitetura BIM

Projetos de casas unifamiliares

Projeto de casa unifamiliar num terreno plano

O primeiro projeto refere-se a uma casa independente de dois andares inspirada num edifício realizado num pitoresco bairro residencial em Pirita, Tallinn.

A casa está rodeada por uma floresta de pinheiros em dois lados. A caracterizar o seu design é o próprio ambiente natural circundante e a orientação para o sol.

planimetria-projeto-A-software-BIM-Edificius

 

axonometria-projeto-A-software-BIM-Edificius

A principal característica desta casa unifamiliar é o jogo volumétrico do telhado:

  • na parte traseira enquadra as vistas para a floresta natural;
  • na parte anterior captura a luz do dia graças às dimensões variáveis das aberturas, que oferecem luz natural e modulada.

As áreas comuns ficam no piso térreo e estão conectadas com o jardim. A sala de jantar com cozinha encontra-se no volume em saliência voltado para o sul, que recebe todo o espectro da luz do dia. A sala de estar com sauna está voltada para o oeste e tem acesso direto ao terraço coberto. Este último é parte da paisagem e foi projetado para gradualmente crescer fora da natureza para se tornar parte do edifício e eliminar o limite entre o interior e o exterior.

piso-térreo-projeto-A-software-BIM-Edificius

 

corte-B-B-projeto-A-software-BIM-Edificius

O nível superior funciona como espaço privado com quatro quartos e banheiros. Três quartos têm acesso ao terraço no telhado comum, que permite aproveitar o sol da tarde.

Vista em corte isométrica-projeto-A-software-BIM-Edificius

 

No respeito do ambiente natural circundante, o edifício é coberto com madeira de pinho preto vertical. O volume relativamente grande é visualmente reduzido e a sua forma escultórica é caracterizada por um esquema monocromático.

Elevação-projeto-A-software-BIM-Edificius

 

Projetos de casas unifamiliares-Pirita-render-software-BIM-Edificius

 

Clique aqui para baixar Edificius, o programa de arquitetura BIM

 

Projeto de casa unifamiliar num terreno íngreme

Área construída: 420 m2

O segundo projeto refere-se a uma casa independente de dois andares inspirada num edifício realizado em Espanha, no complexo La Coma em Borriol (Castellón).

A casa fica num lote de terreno de 1.560 metros quadrados com características topográficas complexas e encostas íngremes em ambas as direções (na direção longitudinal norte-sul e transversal leste-oeste).

Planimetria-projeto-B-software-BIM-Edificius

 

axonometria-projeto-B-software-BIM-Edificius

 

A casa foi projetada a partir de dois aspectos:

  • localização: a casa é colocada no ponto mais alto e mais íngreme do lugar, para criar terraços ou áreas planas utilizáveis, integrando o edifício na paisagem. Isso garante, além da relação com a paisagem, uma melhor ventilação natural, fator importante devido às condições climáticas, sobretudo no verão.
  • características da estrada de acesso: atravessando parte do lote, desde a entrada até a garagem, a estrada passa por baixo da casa, garantindo uma entrada confortável e amplo sombreamento.

Planta-Piso térreo-software-BIM-Edificius

 

Esta casa unifamiliar, com um volume simples, encaixa-se no contexto da montanha criando uma relação direta entre cada nível e o exterior.

Corte-B-B-projeto-B-software-BIM-Edificius

 

Vista em corte-Corte-D-D-projeto-B-software-BIM-Edificius

 

Uma estrada panorâmica com encostas íngremes estende-se abaixo da casa. Isso permite aproveitar uma grande área sombreada com vista para a paisagem.

Elevação-Sul-projeto-B-software-BIM-Edificius

Apesar das superfícies do projeto, o sistema de jardins em níveis diferentes desenvolve-se diagonalmente para criar um espaço contínuo e ajudar a estabelecer uma relação estreita entre cada nível da casa e a área externa, além de promover a ventilação natural.

Projetos de casas unifamiliares-Coma_02-render-software-BIM-Edificius

 

Clique aqui para conhecer Edificius, o programa de arquitetura BIM