Como realizar um projeto arquitetônico com um software BIM: aqui está o desenho de uma moradia unifamiliar Casa 8i utilizando Edificius

Neste artigo vamos ver como realizar um projeto arquitetônico com um software BIM. Esta semana vamos propor uma nova interessante residência modelada com Edificius.

Estamos falando da Casa 8i, a especial moradia unifamiliar desenhara pelo estudo Constantino Antolínez Collado e feita em Cañadillas em Cuenca em Espanha. Com este novo projeto podemos observar novamente como com Edificius o desenho arquitetônico pode ser verdadeiramente simples e gerar resultados surpreendentes e inesperados.

Casa 8i, o projeto

O projeto de Casa 8i é caracterizado por 2 corpos de fábrica simétricos, cada um dos quais constitui uma unidade de alojamento, que compartilham somente a fundação.

 

Os 2 blocos com cores alternados, de fato, se desenvolvem separadamente em 2 níveis: um piso térreo e um primeiro andar.
No piso térreo estão localizados os quartos do salão:
• uma grande sala
• uma cozinha
• um banheiro

Toda a área do salão é totalmente iluminada graças à parede completamente de vidro da sala, com acesso direto ao espaço aberto de frente.

A zona é protegida do sol por meio do volume em balanço do piso superior, que é acessado através da grande escada (a forma de “U”) localizada em frente da entrada principal da casa, com acabamento cinza escuro e iluminada por janelas estreitas e longas.

No primeiro andar há 3 quartos e 2 banheiros, um é comum e outro com acesso direto do quarto principal. De particular impacto é precisamente o quarto principal enquanto realizado em um sugestivo volume em balanço, que oferece uma vista verdadeiramente deslumbrante.

As duas unidades residenciais são ligadas por uma passarela com o andar térreo, que também serve como cobertura para o volume de porão que tem a função de acomodar dois carros.
No porão há também duas salas utilizadas para o armazenamento e um local técnico para as instalações.

Desenho da Casa 8i com Edificius

O desenho com Edificius começa como de costume com a modelagem das superfícies externas, aproveitando as potencialidades das ferramentas de gestão do terreno (curvas de nível, movimentação de terra, etc.).
Se prossegue definindo o invólucro do edifício. Tendo gráficos de projeto se usam funções de reconhecimento automático dos formatos “.dwg” (ou “.dxf”). São inseridos:

• pilares
• vigas
• paredes do perímetro
• divisórias
• pavimentos
• portas
• janelas
• escadas
• móveis
• elementos vários
Os vários materiais que constituem a Casa 8i (concreto armado, madeira, rebocos, etc.) já são presentes no catalogo de Edificius e estão prontos para ser utilizados a fim de obter uma representação muito realista.
Graças à interação com SketchUp, uma vez mais, é possível criar ou personalizar todos os acessórios e os detalhes.
Concluído o modelo, se procede com a geração de estupendas renderizações fotorrealisticas simplesmente posicionando a visão (câmera) no ponto desejado.

Não é necessário especificar parâmetros complexos; as configurações padrões permitem obter resultados já altamente profissionais.

Finalmente passamos a criar um vídeo com renderização em tempo real que permite ver instantaneamente os resultados da nossa modelagem.

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM