Como projetar uma biblioteca: requisitos técnicos e operacionais, desenhos em formato dwg e um exemplo em 3D BIM para baixar

Projeto de biblioteca: este é o tópico do nosso Artigo de aprofundamento sobre os tipos de construção não residencial coletiva. Vamos então analisar os elementos que caracterizam o projeto desta estrutura que é, tal como os museus, um lugar de agregação social e de exposição.

As bibliotecas contemporâneas promovem serviços culturais e oportunidades para socializar: encontrar pessoas; ler um livro ou um jornal; ouvir e gravar música; participar de conferências ou concertos; participar de cursos de treinamento; criar um site web; conversar; cultivar hobbies; assistir TV a cabo e assim por diante.

A arquitetura da biblioteca deve, portanto, adaptar-se a essas novas “funções”.

Render_área pesquisas_projetar uma biblioteca_ programa de arquitetura BIM Edificius

Neste artigo iremos mostrar como projetar uma biblioteca, partindo da sua definição e das distinções tipológicas para depois abordar tópicos mais relacionados ao projeto.

Também iremos fornecer imagens, render e documentos técnicos (plantas, elevações, cortes) em formato dwg de um projeto de uma biblioteca que reproduzimos: a Biblioteca Lateranense Pio IX, realizada pelo escritório de arquitetura King Roselli Architetti, um projeto de arquitetura que obteve vários prêmios italianos e internacionais, cujo modelo 3D poderá ser baixado diretamente ou visualizado online.

Render_área de estacionamento_projetar uma biblioteca_ programa de arquitetura BIM Edificius

 

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto

Clique aqui para baixar Edificius, o programa de arquitetura BIM

 

Planimetria_projetar uma biblioteca_ programa de arquitetura BIM Edificius

Render_esboço panorâmica_projetar uma biblioteca_ programa de arquitetura BIM Edificius

Definição e tipos

A biblioteca é, tradicionalmente, o lugar concebido para guardar os livros, classificá-los e arquivá-los, bem como para consultá-los rapidamente (sala, edifício).

A biblioteca também é uma instituição fundamental no sistema educacional: um conjunto de espaços dedicados à realização de todas as atividades relacionadas a coleta, depósito e disponibilização de livros, documentos e informações.

Ao longo do tempo, ainda, a biblioteca tornou-se num lugar de comunicação: além dos livros, também disponibiliza espaços para ler, salas onde ouvir música, ambientes para reuniões e eventos, estações de trabalho e pesquisa.

Render_sala de leitura_projetar uma biblioteca_ programa de arquitetura BIM Edificius

Geralmente, é possível distinguir entre: biblioteca universitária e biblioteca pública.

As bibliotecas universitárias classificam os livros de forma sistemática, ou seja, de acordo com as disciplinas tratadas nas faculdades. Além disso, frequentemente, coletam livros raros e materiais frágeis, que exigem condições ambientais de conservação específicas e cuidado especial ao serem consultados.

As bibliotecas públicas garantem um grande número de usuários graças à ampla escolha de livros e outros meios de informação, mesmo em consulta gratuita. São caracterizadas por facilidade de acesso, conforto ambiental, disponibilidade de livros para todas as pessoas e idades.

Outros tipos a serem mencionados são:

  • as bibliotecas nacionais, locais de prestígio concebidos para acolher uma coleção de livros que, ao longo do tempo, assumiu um papel de importância nacional.
  • As bibliotecas estaduais, que diferem de acordo com a organização política e social dos Países que as criam.
  • As bibliotecas escolares, que incluem as instituições dos vários graus escolares, das escolas primárias às escolas secundárias.

Outros tipos de biblioteca, geralmente, não possuem um local autónomo, pois ocupam parte do edifício ao qual estão associadas. Os hospitais universitários, por outro lado, possuem específicas bibliotecas profissionais.

As bibliotecas especializadas, enfim, dispõem de coleções sobre assuntos específicos: bibliotecas de órgãos governamentais, complexos industriais, instituições e associações de pesquisa, sociedades profissionais, partidos políticos e sindicatos, entre outros.

Projetar uma biblioteca: estratégias de organização e problemas de projeto

Os vários tipos de biblioteca devem dispor de espaços adequados, divididos em:

  • salas de depósito;
  • salas de estudo e leitura;
  • estações de trabalho informatizadas;
  • pontos de serviço para reprodução do material da biblioteca;
  • escritório de administração, expedição e recepção de documentos.

Corte_projetar uma biblioteca_ programa de arquitetura BIM Edificius

Devido às mudanças ocorridas no mundo da informação, hoje a biblioteca visa adaptar o próprio espaço a diferentes funções, inovações tecnológicas, evolução de produtos, ativação de novos serviços.

Os elementos estratégicos que afetam a organização da biblioteca são:

  • a quantidade de livros, documentos e materiais coletados;
  • o número de leitores;
  • o número de escolas e serviços culturais existentes na mesma área;
  • o número de pessoas e funcionários que trabalham nos escritórios;
  • as horas de abertura.

A tarefa do projetista consiste primeiramente na integração dos principais elementos estratégicos com problemas técnicos, funcionais e de distribuição. Estes últimos incluem, entre outros, o dimensionamento da malha estrutural, o dimensionamento a ser atribuído a cada ambiente, os equipamentos e os móveis.

A localização da sala de leitura no ciclo funcional típico da biblioteca é muito importante. As soluções, a este respeito, são bastante diferentes umas das outras:

  • sala de leitura superior e área de prateleira inferior, em posição separada;
  • sala de leitura central, cercada por prateleiras no mesmo andar;
  • sala de leitura frontal/área de prateleira traseira, no mesmo andar;
  • prateleiras em silos/salas de leitura em bloco separado;
  • prateleiras na área central/salas de leitura perimetrais;
  • entre o depósito e a sala de consulta fica a sala com as seções dedicadas a livros raros e valiosos e a grandes formatos, muitas vezes mantidos em armários fechados.

Além das salas de leitura e dos depósitos de livros, a biblioteca contemporânea oferece, frequentemente, ambientes para espetáculos e, pelo menos, uma cafeteria.

A avaliação da relação livros/residentes e livros/metros quadrados baseia-se em valores de referência padrão, estabelecidos pela International Federation Library Association, além de outras avaliações e linhas guias que as bibliotecas associadas de todo o mundo devem cumprir.

Planta_projetar uma biblioteca_ programa de arquitetura BIM Edificius

Projetar uma biblioteca, o conforto interno: iluminação, acústica, informatização

O conforto interno também depende do projeto da luz. É, de fato, necessário controlar atentamente a luz natural e, portanto, estudar as características da perfuração de parede na fachada, com especial cuidado à relação entre espaços cheios e vazios, ou seja, entre superfícies destinadas a janelas e superfícies cheias, pois isso afeta diretamente a utilização das superfícies perimetrais internas. Além disso, é importante monitorar a radiação solar direta para leitores e livros, bem como possíveis desequilíbrios no microclima dos ambientes internos.

A luz artificial também precisa ser controlada, sobretudo em relação às várias superfícies de leitura que a luz artificial irá atingir (livro aberto, superfície de trabalho, pavimento).

O conforto melhora se é possível dispor de vários tipos de iluminação (concentrada, difusa, refletida) nos ambientes que desempenham funções diferentes. É, ainda, preciso prever soluções antirreflexo, com especial atenção aos terminais de vídeo, telas e monitores.

As principais verificações no contexto de normas e instalações referem-se a eliminação de barreiras arquitetônicas, conformidade com as normas de prevenção de incêndio, bem como segurança do local contra intrusão e certificação de conformidade de todas as instalações, em particular a elétrica.

Naturalmente, grande importância é atribuída ao conforto acústico, que geralmente envolve a separação acústica entre as áreas de entrega/coleta de livros e as áreas de leitura, bem como a redução da interferência acústica entre os vários ambientes, prevendo, quando necessário, filtros acústicos e usando materiais adequados, particularmente na sala de leitura.

Render_vista panorâmica_projetar uma biblioteca_ programa de arquitetura BIM Edificius
A informatização requer estratégias adequadas aos principais tipos de suporte com tecnologia avançada, tais como sistemas audiovisuais e programas de gerenciamento, automação e informatização das operações de pesquisa, localização e acesso à informação por parte dos usuários, incluindo o acesso a bases de dados, revistas eletrônicas, textos, catálogos e conferências de qualquer nível.

Nessa perspectiva, a melhor biblioteca oferece uma organização de espaços internos que é capaz de garantir amplo conforto a usuários e funcionários, bem como de adaptar-se gradualmente a novos modelos de utilização e gerenciamento da cultura do livro.

Elevação_projetar uma biblioteca_ programa de arquitetura BIM Edificius

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto

 

Clique aqui para baixar Edificius, o programa de arquitetura BIM

 

Baixe os arquivos DWG em formato .zip de todos os documentos do projeto

 

Você viu os objetos incluídos no projeto? Tem interesse em conhecer outras bibliotecas de objetos BIM para os seus projetos?

Conheça e baixe gratuitamente inúmeras Texturas, Blocos CAD e Modelos 3D para o seu projeto!