Veja, navegue e baixe um projeto de uma casa unifamiliar de dois pisos com plantas, relatórios, descrição técnica e modelo 3D BIM

Continuamos com nossos Aprofundamentos Técnicos sobre as casas unifamiliares tratando neste artigo de um projeto de casa unifamiliar de dois pisos.

Nos artigos anteriores, falamos sobre a casa unifamiliar de forma geral e descrevemos e disponibilizamos os arquivos DWG do projeto de uma casa unifamiliar moderna, como House of the Infinite de Alberto Campo Baeza.

Vamos ver agora quais aspectos avaliar para a realização de um projeto de casa unifamiliar.

Antes de começar disponibilizamos a seguir, para o download imediato, o modelo BIM 3D do projeto e a versão de teste do software com o qual é possível abrí-lo: desta maneira será possível produzir de forma independente as vistas desejadas (planos, elevações, seções, vistas isométricas). Todos os desenhos técnicos já estão prontos e disponíveis para ser baixados no formato dwg no artigo.

 

“O lar é a essência da arquitetura: é o primeiro e último lugar do habitar, o lugar da reunião e da partida, a atmosfera da vida doméstica e das memórias, o interior por excelência”

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto

Clique aqui para baixar Edificius, o programa de arquitetura BIM

Desenho de casa unifamiliar

O desenho arquitetônico de uma casa unifamiliar representa o momento de criação de um edifício residencial isolado, normalmente destinado a um único núcleo familiar.

O desenho de uma casa unifamiliar, mas poderia incluir todos os tipos de construção, essencialmente contempla duas fases:

  1. uma primeira fase, durante a qual é necessário avaliar a consistência Plano-volumétrica da intervenção baseando-se nos índices e parâmetros urbanos locais: a altura do edifício, a distancia dos recuos, a superfície total e o coeficiente de aproveitamento da construção. Durante esta fase é aconselhável também organizar a distribuição interna dos ambientes e seu dimensionamento de acordo com as necessidades do cliente e em conformidade com as normas locais de construção e de saúde;
  2. uma segunda fase, que vamos definir como executiva, onde são realizadas as vistas e os descritivos (especificações, contratos, planos executivos e muito mais) indispensáveis para a fase sucessiva de realização e construção da obra.

A primeira fase é o desenho do edifício que contempla as atividades de desenho arquitetônico, estrutural, instalações.

Desenho de casas unifamiliares de dois pisos – planimetria software BIM Edificius

Desenho de casas unifamiliares de dois pisos – planimetria software BIM Edificius

 

O desenho arquitetônico geralmente representa a parte inicial do projeto: regula e gerencia os espaços, os volumes e seus elementos arquitetônicos.
A disciplina estrutural visa garantir resistência e estabilidade quando as tensões envolvidas variam.
Por outro lado, a parte das instalações traça e dimensiona os sistemas tecnológicos que ramificam dentro do modelo arquitetônico e estrutural.

Conforme antecipado a atividade estrutural consiste na avaliação da geometria da armação, como por exemplo a profundidade das fundações, a posição e o tamanho dos pilares e das vigas.

Lidando com um desenho de uma casa unifamiliar de dois pisos, é precisamente nessa etapa que a posição da escada é estabelecida, visto que deve ser suportada pelos pilares.

Uma vez definido o posicionamento dos pilares e da escada, os detalhes do desenho são definidos, desenhando as paredes internas para criar os quartos e as aberturas: portas, janelas e terraços ou varandas.

De um ponto de vista climático é preferível oriental o edifício para o Leste-Oeste (as fachadas principais, neste caso, são para o Norte e o Sul), a fim de obter o que é normalmente definido como “ganho térmico”.

 

Desenho casa unifamiliar de dos pisos – elevação anterior – software BIM Edificius

Desenho casa unifamiliar de dos pisos – elevação anterior – software BIM Edificius

 

Normalmente, no desenho de uma casa unifamiliar de dois pisos, as plantas dos pisos são iguais, ou o piso superior é parcialmente reduzido para formar um terraço: esse tipo é definido como uma construção em bloco ou um esquema fechado.

Por outro lado, para soluções particulares onde não existe uma igualdade perfeita e uma sobreposição entre os dois planos, falamos de esquema aberto.

Uma solução intermediária oferece uma sala de estar com altura dupla, serviços no piso inferior e a área de descanso no piso superior.

Características de um desenho de casa unifamiliar

Um primeiro aspecto a considerar no desenho das casas é o contexto.
As condições de contorno são essenciais para atribuir qualidade ao espaço habitado.

Imediatamente depois, temos a funcionalidade.

É necessário estabelecer a disposição funcional da casa desde os primeiros passos do desenho. Na verdade, precisamos dessa para muitas coisas e tem que fazê-las bem.

Nos lares contemporâneos, geralmente há uma tendência a dar maior ênfase à área destinada à sala de estar do que à área de descanso, atribuindo aos quartos a porção mais pequena possível.

Uma vez definida a estrutura de distribuição e os principais volumes da casa, é possível focar a atenção na aparência.

Para isto a escolha dos materiais é fundamental. Os materiais, juntamente com a forma e a cor, determinam em grande parte a aparência da casa.

Naturalmente, a escolha dos materiais também é funcional: de fato, existem muitas variáveis em termos de tecnologias e custos de construção vinculados à definição dessa variável.

Desenho de uma casa unifamiliar de dois andares

Para ser mais específicos, temos analisado e reproduzidos para vocês um projeto de uma casa unifamiliar de dois pisos na Espanha, no complexo de La Coma a Borriol.

Casa unifamiliar de dois pisos – render do exterior – software BIM Edificius

Casa unifamiliar de dois pisos – render do exterior – software BIM Edificius

 

Casa unifamiliar de dois pisos – piscina – render software BIM Edificius

Casa unifamiliar de dois pisos – piscina – render software BIM Edificius

 

O local é caracterizado por uma forte inclinação, alta 18 metros, que influencia todo o desenho da casa.

O conceito do projeto prevê que a entrada esteja no primeiro nível, e não no rés-do-chão. O objetivo foi construir essa estrutura em relação ao exterior adjacente (terraços, jardins, trilhas, caminhos …) e a paisagem. Esta é a razão pela qual o edifício é ligeiramente inclinado, para permitir a melhor vista sobre o vale.

A escolha da localização é determinada pelas características do terreno (espaço livre, direção, levantamento, do terreno, bordas, limites, etc.) e pela preferência do proprietário em orientar o edifício em direção Sudoeste, em relação ao jardim futuro.

O projeto tem uma estrutura compacta, volumetricamente simples e atenta à topografia do lugar, com materiais que se adaptam à paisagem e ao clima particularmente rígido do verão.

A transição do revestimento de pedra para o terreno inclinado é resolvida por meio de uma parede de concreto colorida que suporta a estrutura do pavimento da cozinha e do banheiro.

Além das plataformas de madeira do piso superior, o restante do pavimento é feito da mesma pedra da fachada, embora com consistência e estrutura diferentes.

Desenho casas unifamiliares de dois pisos - planta primeiro piso - software BIM Edificius

Desenho casas unifamiliares de dois pisos – planta primeiro piso – software BIM Edificius

 

O edifício é desenvolvido em dois níveis. O térreo acolhe as áreas comuns: sala de jantar (altura dupla), cozinha, quartos de hóspedes e banheiro. Por outro lado, os quartos privados estão localizados no piso superior: biblioteca, quarto principal, banheiro e solário.

Os dois pisos são unidos por meio de uma escada longitudinal com uma única rampa.

Na casa de hóspedes, encontramos os quartos de serviço: armazém, lavanderia, armários e instalações de serviço.

O espaço entre os dois volumes é muito fresco e sombreado no verão e leva à entrada traseira da casa.

A casa tem duas entradas diferentes. A entrada pública está na parte anterior do lugar (orientada para SO) e é composta por portas de vidro deslizantes que se abrem para a sala de jantar. A outra entrada está na parte posterior, acessível através do pátio de serviço.

A orientação da vista do edifício é muito importante, pois decide a iluminação natural e a ventilação.

A inclusão de um pátio de dois pisos no lado NE permite que todos os quartos sejam bem iluminados e ventilados (exceto para o banheiro principal, que tem vista para o panorama) e também fornece a privacidade exigida por esses quartos.

Desenho casas unifamiliares de dois pisos -seções C-C - software BIM Edificius

Desenho casas unifamiliares de dois pisos – seções C-C – software BIM Edificius

 

Para difundir a luz do sol na janela do nível inferior direcionada para o SO, foi posicionado um teto ligeiramente fora do centro em relação ao edifício.

Um brise-soleil de lamelas verticais filtra a luz que entra na única abertura da fachada noroeste.

O solário no piso superior é protegido por um sistema de lamelas suspensas e um painel deslizante opcional, também com ripas, no lado do jardim.

Clique aqui para conhecer Edificius, o programa de arquitetura BIM

Você viu os objetos que estão na casa? Você também está interessado em outras bibliotecas de objetos BIM para o seu projeto?

Veja e descarregue gratuitamente as Texturas, os blocos CAD e os modelos 3D que lhe interessam!