Um interessante exemplo de projeto de estacionamento em formato DWG para baixar, completo com esquemas de projeto para os vários tipos

Estacionamentos em formato DWG: isso é o tópico deste artigo de Aprofundamento sobre os tipos de construção não residenciais.

Nos artigos anteriores tratámos dos tipos de construção residencial, das casas geminadas às unifamiliares. Em seguida, abordámos os tipos de construção não residencial, falando de prédios escolares. Neste artigo iremos focar nos estacionamentos, fornecendo definição, características, tipos e exemplos de estacionamentos em formato DWG para baixar.

Projeto-estacionamentos-DWG_Render-Fachada_software-BIM-arquitetura-Edificius

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto

Clique aqui para baixar Edificius, o programa de arquitetura BIM

Parking-Les-yeux-verts_detalhe-textura_software-BIM-arquitetura-Edificius

Vista em corte isométrica_Projeto-estacionamentos-DWG_software-BIM-arquitetura-Edificius

Definição e tipos de estacionamentos

Um estacionamento é um espaço arquitetônico projetado para todos os usuários da via de forma a que possam estacionar os seus veículos com total segurança.

Os estacionamentos visam salvaguardar a ordem pública e o decoro urbano para evitar que qualquer abandono, desordenado e aleatório, de veículos bloqueie o tráfego rodoviário.

Os estacionamentos podem, portanto, ser considerados parte integrante do sistema da mobilidade urbana, sendo o fluxo do trânsito fortemente influenciado pelas próprias condições de estacionamento.

Parking-Les-yeux-verts-_Render-andar-interno_software-BIM-arquitetura-Edificius

Neste artigo, iremos abordar o projeto de estacionamento com referência ao significado mais geral do termo. É, contudo, importante realçarmos pelo menos a correta distinção terminológica:

  • área de estacionamento: espaço destinado ao estacionamento de vários veículos em vias ou praças urbanas, bem como em estruturas ou instalações fora da via, onde o veículo é estacionado pelo condutor.
  • Garagem: estrutura destinada ao estacionamento de um ou mais veículos, onde o veículo é estacionado pelo condutor.
  • Parque de estacionamento: estrutura destinada ao estacionamento de vários veículos, onde o veículo é estacionado pelo pessoal responsável.
  • Auto-silos: estrutura destinada ao estacionamento de veículos, onde o veículo é estacionado por dispositivos mecânicos.

Planimetria_Projeto-estacionamentos-DWG_software-BIM-arquitetura-Edificius

Baixe o arquivo DWG em formato .zip da planimetria do projeto

Classificação arquitetônica dos estacionamentos

Os estacionamentos, de acordo com a sua forma arquitetônica, podem ser classificados em dois grupos:

  • cobertos – ficam num lugar fechado ou no subsolo de um edifício e podem acolher quer carros quer motociclos. O estacionamento fechado é composto por vários níveis ou andares; a passagem de um nível para outro é garantida por rampas.
  • Abertos – os estacionamentos externos são espaços de um andar, especialmente projetados para os veículos. Uma das características que um estacionamento externo deve possuir é o projeto de áreas verdes, que protegem os veículos contra o sol, garantem o microclima, reduzem as temperaturas do verão e servem como barreira cromática e arquitetônica.

Os estacionamentos também podem ser classificados de acordo com as funções que desenvolvem, o contexto urbano e o tráfego rodoviário. Nesse sentido, há três grupos:

  • estacionamentos terminais, utilizados para estacionamentos de longa permanência.
  • estacionamentos de ligação, colocados nas margens do centro urbano: funcionam como nós de ligação dentro do tecido urbano.
  • estacionamentos temporários, utilizados para estacionamentos de curta permanência.

Além disso, uma área ou uma construção usada para estacionamento pode ser estruturada de duas formas, de acordo com o tamanho e a forma das mesmas:

  • com desenvolvimento horizontal (estacionamentos nivelados)
  • com desenvolvimento vertical (estacionamentos subterrâneos, elevados, mistos).

Entre os estacionamentos desenvolvidos verticalmente podemos distinguir os seguintes:

  • garagens com rampas
  • garagens mecânicas ou automática.

Corte-A-A_Projeto-estacionamentos-DWG_software-BIM-arquitetura-Edificius

Baixe os arquivos DWG em formato .zip dos cortes do projeto

O estacionamento com desenvolvimento horizontal é, obviamente, o mais barato quer do ponto de vista dos custos quer do ponto de vista da instalação e manutenção. Porém, é pouco conveniente em relação à utilização da área de superfície.

O estacionamento subterrâneo, pelo contrário, se bem permita aproveitar melhor a área de superfície, tem custos mais altos. Isso é devido não apenas às obras de desaterro, mas também às obras de impermeabilização, pois estas últimas comportam um aumento considerável dos investimentos de construção.

As garagens subterrâneas são essenciais caso não haja áreas de superfície disponíveis e por razões de impacto ambiental: permitem, muitas vezes, otimizar o arranjo de vias, praças ou áreas verdes, deixando inalteradas as condições de superfície.

O estacionamento mais racional do ponto de vista da utilização da área de superfície e dos custos é o elevado, que comporta, no entanto, o problema importante de ser inserido no contexto urbano.

Infraestruturas de estacionamento: parâmetros de projeto

O dimensionamento de base de espaços destinados ao abrigo ou ao estacionamento de veículos deve ser realizado a partir do tamanho dos próprios veículos e dos relacionados espaços de manobra.

  • O tamanho médio de um veículo europeu é 4.50m de comprimento por 1.80m de largura. Portanto, na União Europeia as dimensões médias de uma vaga de estacionamento são aproximadamente 5m de comprimento por 2.50m de largura; os mesmos parâmetros são aplicados na Suíça.
  • No Reino Unido os parâmetros são semelhantes, pois os as dimensões mínimas para vagas de estacionamento são 2.40m de comprimento por 4.80m de largura.
  • No Canadá, pelo contrário, os requisitos mínimos de tamanho para vagas de estacionamento são 2.60m de comprimento por 5.20m de largura.
  • Nos Estados Unidos os requisitos mínimos para vagas de estacionamento são, geralmente, 5.48m de comprimento por 2.44m de largura, se bem em alguns estados haja variações.
Dimensões estacionamento

Baixe agora o arquivo DWG do esquema das dimensões

Geralmente, na Europa, bem como no Canadá e nos Estados Unidos, para realizar parques de estacionamentos ou garagens prevê-se uma largura mínima da via de acesso às vagas de 4.80-5.00m. No entanto, dada a tendência para o aumento do tamanho dos carros, as regras de boas práticas estabelecem um incremento das dimensões da via de 0.50-1.00m.

De acordo com o ângulo de inclinação do estacionamento em relação ao sentido de tráfego da via de acesso, é possível distinguir vários tipos de estacionamento:

  • estacionamento a 0° (paralelo ao sentido da via de acesso às vagas): é o mais útil, sobretudo no contexto urbano, pois transversalmente ocupa pouco espaço.

 

Estacionamento paralelo

Baixe agora o arquivo DWG do esquema do estacionamento paralelo

  • Estacionamento a 90° (perpendicular ao sentido da via de acesso às vagas): convém quando há duas filas de vagas e uma única via de acesso central.

 

Estacionamento perpendicular

Baixe agora o arquivo DWG do esquema do estacionamento perpendicular

Quanto aos estacionamentos em espinha a 30°, 45° ou 60°, a inclinação depende do sentido da via de acesso às vagas:

  • o estacionamento a 30° pode ser usado quando há uma via de acesso muito estreita.

 

Estacionamento em espinha-30°

 

Baixe agora o arquivo DWG do esquema de estacionamento em espinha com inclinação de 30°

  • O estacionamento a 45° é especialmente usado nas garagens devido ao bom desempenho das superfícies disponíveis.

 

Estacionamento em espinha-45°

 

Estacionamento em espinha-60°

Baixe agora o arquivo DWG do esquema de estacionamento em espinha com inclinação de 60°

Essas diferenciações envolvem a possibilidade de variar arquitetonicamente o projeto da superfície de estacionamento, economizando espaço para o mesmo número de carros ou aumentando o número de vagas disponíveis para a mesma quantidade de espaço utilizável.

Otimização da capacidade de estacionamento

As principais diferenças, em igualdade de vagas, entre os tipos acima mencionados são as seguintes:

  • dimensão total do estacionamento: o estacionamento mais barato do ponto de vista do espaço necessário é, com certeza, a perpendicular, seguido do estacionamento paralelo com um aumento de espaço igual a 25%. Os estacionamentos em espinha mostram uma variação de aproximadamente 10% e, quanto maior é o respectivo ângulo de inclinação em relação à via de acesso, menor será o espaço que irão ocupar.
  • Velocidade e facilidade de manobra ao entrar ou sair da vaga de estacionamento. Neste respeito, o estacionamento perpendicular é o mais complicado em relação à manobra e, portanto, aos tempos de utilização. Os estacionamentos mais funcionais, nesse sentido, são sem dúvida os em espinha.

Outro aspeto essencial a ter em conta para projetar um estacionamento de forma correta é o espaço destinado ao tráfego de veículos nos níveis do estacionamento. A maior eficácia dos espaços inclinados é garantida quando o sentido de tráfego permite acessar a vaga de estacionamento em marcha à frente.

Planta-Piso térreo_Projeto-estacionamento-DWG_software-BIM-arquitetura-Edificius

Baixe os arquivos DWG em formato .zip das plantas do projeto

Estacionamentos para deficientes

Os parques de estacionamentos devem prever, por lei, um determinado número de vagas reservadas para deficientes.

Nos Estados Unidos, por exemplo, deve ser garantida uma vaga cada 25 deficientes, enquanto na França e na Itália a norma prevê uma vaga cada 50 deficientes.

Além disso, deve ser prevista uma vaga reservada à direita e outra à esquerda do veículo estacionado de forma a permitir a abertura completa das portas.

Elevação-Sul_Projeto-estacionamentos-DWG_software-BIM-arquitetura-Edificius

Baixe o arquivo DWG em formato .zip das elevações do projeto

Um projeto de estacionamento de vários andares em formato DWG: Les Yeux Verts

 

Parking-Les-yeux-verts_Render-espaços externos_software-BIM-arquitetura-Edificius

O projeto que reproduzimos para este artigo é um estacionamento de vários andares realizado pelo estúdio Jacques Ferrier Architectures na França, em Soissons, perto da famosa igreja de Saint Jean-de-la-Vigne.

Axonometria_Projeto-estacionamentos-DWG_software-BIM-arquitetura-Edificius

Baixe o arquivo DWG em formato .zip das axonometrias do projeto

O edifício, que pode acolher até 600 vagas e se desenvolve numa área de aproximadamente 13.200 metros quadrados, possui uma estrutura de concreto armado e aço galvanizado, além de um revestimento com madeira de abeto vertical que vária de ângulo e espaçamento para criar um efeito de cadeia.

A fachada de madeira é caracterizada por aberturas em forma de olho, que oferecem uma vista para a cidade, atrás das quais crescem algumas plantas de forma a criar jardins suspensos (daí o nome les yeux verts, “os olhos verdes”). Estes “olhos verdes” abrem-se para revelar jardins suspensos que se espalham suavemente na fachada circundante.

Parking-Les-yeux-verts_Render-Níveis_software-BIM-arquitetura-Edificius

Pequenas alterações foram aplicadas usando um único módulo com ripas de abeto. Isso foi obtido ajustando o ritmo e o ângulo das ripas, afastando-se das fachadas, utilizando sólidos e vazios e, enfim, atraindo luz e transparência no edifício.

Parking-Les-yeux-verts_Render-gráfico_software-BIM-arquitetura-Edificius

Estes elementos criam fachadas dinâmicas e vivas, que conferem ao parque de estacionamento uma imagem forte no contexto do tecido urbano da cidade.

O estacionamento de vários andares é, atualmente, uma tipologia de construção cada vez mais utilizada. Com a reprodução do projeto Les yeux verts, aqui apresentado de forma sintética, concluímos então a nossa análise dos estacionamentos.

Parking-Les-yeux-verts_Render-Esboço_software-BIM-arquitetura-Edificius

 

Clique aqui para conhecer Edificius, o programa de arquitetura BIM

Você viu os objetos incluídos no projeto? Tem interesse em conhecer outras bibliotecas de objetos BIM para os seus projetos?

Veja e baixe gratuitamente inúmeras Texturas, Blocos CAD e Modelos 3D para o seu projeto!