Guia ao projeto de playground infantil com normas europeias gerais, exemplo prático, arquivo DWG e modelo 3D BIM para baixar

O projeto de um playground infantil permite intervir na reconfiguração de áreas urbanas, muitas vezes sem uma conotação arquitetônica e funcional clara, bem como equipar áreas dentro de parques verdes. As formas e os tipos de playground infantil podem ser inúmeros, variando de conceitos simples e tradicionais a espaços articulados, inovadores e inclusivos.

Neste artigo de aprofundamento apresentamos um exemplo de playground infantil, com modelo 3d e arquivo dwg para baixar, que pode servir como útil guia de projeto.

Projeto de playground infantil-render-casa-na árvore-software-edificius

Vista 3D de um playground infantil

Projeto de playground infantil: aspectos gerais

Um playground infantil é um espaço equipado dedicado a lazer e atividade física para crianças de diferentes faixas etárias. É incluído em ambientes onde as crianças podem divertir-se: parques públicos, pátios escolares, centros comerciais, restaurantes, praias, centros esportivos, e assim por diante.

Geralmente, o projeto de um playground infantil permite uma ampla liberdade de elaboração e criatividade. Neste artigo de aprofundamento, tentaremos sistematizar algumas dicas e informações para evitar erros de projeto e estimular o processo criativo.

A escolha do local

A escolha do local é o primeiro passo antes de começar a projetar o playground infantil.

Seria preferível colocar o playground num local sem perigos e fatores de perturbação ou poluição, bem como protegido do vento e sombreado, de forma a que possa ser utilizado mesmo nos meses de verão.

Projeto de playground infantil-corte-a-a-software-edificius

Projeto de playground infantil e escolha do local

O solo deveria estar livre de pontos de empoçamento da água da chuva, a fim de garantir que o playground seja utilizado em condições de segurança e higiene. Também é importante a escolha da vegetação perto dos brinquedos: é preferível evitar plantas que possam causar alergias ou que tenham raízes aparentes ou flores, folhas e frutos venenosos.

A área deve ser acessível a todos. Localizada próxima a áreas de estacionamento de veículos, deve ser facilmente acessível por usuários e veículos de emergência.

Projeto de playground infantil: organização dos espaços

Em todas as fases, do projeto à implementação, é sempre necessário ter em conta que um parque infantil deve ser um ambiente estimulante, interativo, multifuncional e seguro.

Um ambiente completo deve prever áreas para:

  • brinquedos;
  • adultos;
  • estacionamento;
  • relaxamento;
  • verde e elementos naturais (árvores, água, gramado, etc.);
  • socialização;
  • desporto e atividade física.

Todos os espaços devem atender aos requisitos exigidos pelas normas europeias (conforme abaixo), com materiais adequados e equipamentos certificados.

Projeto de playground infantil-distribuição funcional_PT

Definição dos espaços de um playground infantil

Projeto de playground infantil: os equipamentos

O espaço dedicado aos brinquedos é o coração de um playground infantil. O equipamento do playground deve ser cada vez mais estimulante para envolver as crianças, incentivando-as a sair de casa, preferindo jogos ativos e em grupo a televisão e jogos virtuais.

Os brinquedos podem ser classificados conforme abaixo:

  • brinquedos multifunção: combinações modulares de diferentes plataformas e elementos divertidos, como passarelas, escorregadores, redes e paredes de escalada.
  • Brinquedos clássicos: balanços infantis, casinhas e escorregas.
  • Brinquedos dinâmicos: permitem movimentos de oscilação, translação ou controle de equilíbrio e velocidade.
  • Brinquedos temáticos: são jogos que reproduzem cenários fabulosos, concebidos para crianças de 2 a 8 anos, que transformam cada playground infantil num teatro ao ar livre.
  • Brinquedos didáticos: estimulam as habilidades cognitivas e sensoriais das crianças e incluem uma variedade de elementos interativos, caixas de areia e jogos no chão.
  • Brinquedos de equilíbrio e escalada: incluem vários elementos que testam agilidade, equilíbrio e capacidade de concentrar e coordenar movimentos.

Para dimensionar as áreas de brinquedos, é essencial garantir sempre um espaço útil mínimo, constituído por espaço destinado a equipamentos, qualquer espaço livre e espaço de queda. Este último, em particular, deve estar a pelo menos 1,5 m da base do equipamento, a sua altura não deve ser superior a 3 m e deve ser equipado com 30 cm de cascalho ou outro material adequado para evitar traumas causados por quedas.

Projeto de playground infantil render-área de playground-software-edificius

Projeto de playground infantil: equipamentos

Além disso, para todos os equipamentos é necessário garantir que os parafusos em saliência estão sempre cobertos e que todas as soldas visíveis são lisas. Na escolha dos materiais, atenção especial deve ser dada à prevenção de riscos de ficar preso de cabeça, membros e roupa.

Escolha dos materiais

A escolha do piso é um ponto-chave para projeto e realização de um playground infantil.

O piso das áreas de brinquedos deve atender à norma europeia EN1177, que estabelece os requisitos para a escolha do piso mais adequado, tendo como referência a altura de queda. A este respeito, um piso amortecedor de quedas costuma ser um elemento muito importante para a segurança de um playground.

Atualmente, no mercado existem vários tipos de pisos amortecedores de quedas, em diferentes materiais:

  • cascalho;
  • areia;
  • casca;
  • madeira;
  • alveolar;
  • placas elásticas;
  • borracha.

Para outros materiais, não há normas de referência. Seria recomendável, no entanto, preferir materiais duráveis, sustentáveis e adequados para exteriores (antiderrapantes, anticongelantes, etc.) e conforme condições microclimáticas do local.

Projeto de playground infantil-render-área de bar-software-edificius

Render foto realístico com destaque dos materiais escolhidos (realizado com Edificius)

Playground inclusivo

Aprofundando o tema do projeto de um playground infantil, não podemos deixar de mencionar os playgrounds inclusivos.

Os parques inclusivos são áreas equipadas onde crianças com deficiências físicas ou sensoriais, ou simplesmente com problemas temporários de movimento, podem brincar e divertir-se em segurança, junto com outras crianças. São chamados de “inclusivos” para enfatizar o desejo de criar espaços e brinquedos utilizáveis não apenas por crianças com deficiência, mas também por crianças com todos os tipos de habilidades físicas e mentais.

Por brinquedo inclusivo, portanto, entende-se um equipamento que pode ser usado por uma ampla gama de usuários, sem adaptações especiais.

Projeto de playground infantil: norma europeia

Ao projetar um playground infantil, é necessário levar em conta pelo menos dois aspectos fundamentais:

  1. conformidade dos brinquedos com a norma EN 1176;
  2. conformidade da superfície de instalação com a norma EN 1177.

As normas europeias EN 1176 e EN 1177, por sua vez, são implementadas nas normas de cada país membro.

Clique aqui para acessar o site de European Standards e adquirir as novas normas EN 1176 e EN 1177

Como mencionado anteriormente, a norma EN 1176 visa definir os requisitos gerais de segurança dos equipamentos de playground infantil; a norma EN 1177, em vez disso, estabelece os requisitos mínimos para cada tipo de revestimento de brinquedos, a fim de amortecer possíveis quedas.

Projeto de playground infantil: um exemplo prático

O nosso playground infantil desenvolve-se numa área plana de 3.000 m², dentro de um grande parque verde.

Projeto de playground infantil-planimetria-software-edificius

A área é delimitada por uma cerca viva que serve como proteção visual e acústica. O acesso à área fica perto de uma estrutura com planta revestida com aço.

Toda a área é caracterizada pela presença de brinquedos multifuncionais e criativos para o entretenimento de crianças de diferentes faixas etárias e com possibilidades motoras diferenciadas.

Encontramos, em sequência: a plataforma com a casa na árvore, acessível por uma rampa para pedestres; o labirinto; o espelho d’água; brinquedos clássicos (balanços infantis, escorregadores, casinhas, escaladores, etc.); os gramados em planos ondulados. Além dos brinquedos, também foi projetada uma área de relaxamento para adultos, com um quiosque e um espaço equipado com mesas e cadeiras.

Além disso, foram instalados números coloridos, com quase 2 m de altura, que tornam o ambiente divertido e os vários espaços identificáveis e reconhecíveis. Enfim, foi prevista uma fonte com água potável, assentos sombreados, vegetação e estruturas de madeira a serem usadas para sentar, deitar ou como plataformas para brincar.

Todas as escolhas de projeto visam favorecer o contato contínuo das crianças com os elementos naturais: gramado, árvores, água.

Os materiais escolhidos para o projeto são pedra para revestimento de muros e paredes, concreto para os caminhos, madeira e borracha para as áreas de brinquedos e, enfim, muitos espaços verdes.

Download arquivo de exemplo no formato dwg

Confira aqui, disponíveis para o download gratuito, os documentos gráficos no formato dwg e o modelo 3D do projeto de um playground infantil realizado com o programa BIM de arquitetura 3D Edificius.

Projeto de playground infantil-prancha gráfica-software-edificius

Geração das pranchas gráficas com Edificius

Documentos gráficos no formato dwg e modelo 3D BIM do projeto

 

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto

Baixe os documentos gráficos no formato DWG do projeto