Projeto de quiosque: definição, tipos, critérios de projeto e um exemplo prático com arquivo no formato dwg e modelo 3D para baixar

O projeto de quiosque é um tema cada vez mais debatido, especialmente nos últimos anos. No setor de catering, de fato, o quiosque requer investimentos iniciais mais baixos e custos de gerenciamento menores em comparação com um bar tradicional ou um restaurante. Além disso, garante ganhos que permitem um rápido retorno sobre investimento (ROI).

Neste artigo de aprofundamento focamos em vários aspectos do projeto de um quiosque. Partindo das normas a serem consideradas, iremos apresentar a definição e as características deste tipo de projeto, fornecendo dicas úteis. Além disso, realizaremos um exemplo prático de projeto de quiosque com um programa BIM de arquitetura, elaborando e disponibilizando para o download arquivos de projeto e modelo 3D.

Projeto de quiosque-Corte-A-A_programa BIM de arquitetura 3D Edificius

 

 

Normas para projeto de quiosque

O projeto de quiosque deve atender a específicas normas nacionais ou locais, especialmente em relação aos seguintes fatores: limites dimensionais referentes a todas as medidas (superfície coberta, altura da testeira, altura da cumeeira); distâncias em relação ao ambiente construído; materiais a serem utilizados na área de preparação de alimentos.

Igualmente importantes são as normas regulamentadoras do ambiente de trabalho.

Definição e características

Qual a definição de quiosque?

Projeto de quiosque-render-assentos-programa BIM de arquitetura 3D Edificius

Render de um quiosque realizado com Edificius

Um quiosque é uma estrutura isolada, geralmente composta por elementos pré-fabricados e facilmente removíveis, destinada a servir bebidas e comida ao público.

Esta definição destaca algumas das características fundamentais de um quiosque, pois se refere a uma estrutura:

  • pré-fabricada, ou seja, realizada com painéis de alumínio ou, geralmente, elementos de madeira. Este último é um material cada vez mais utilizado, transmitindo bem a ideia de quiosque.
  • facilmente removível, sendo uma estrutura não presa permanentemente ao chão. Por esse motivo, são utilizados materiais que podem ser montados a seco.
  • isolada, ou seja, não adjacente a outros edifícios, mas cercada por espaços incluindo assentos para clientes.
  • destinada a servir bebidas e comida, possuindo ambientes internos específicos para este fim. Os espaços, ainda, devem ser organizados de maneira diferente, dependendo do tipo de alimentos a serem servidos: um quiosque que serve apenas comida embalada, por exemplo, é diferente de outro que prevê processamento de alimentos.

Critérios de projeto

Considerando que não existe uma norma de referência específica a nível internacional, com este artigo de aprofundamento visamos fornecer dicas, úteis em qualquer situação, para uma eficaz organização dos espaços.

Projeto de quiosque-esquema funcional_programa BIM de arquitetura 3D Edificius

  1. Assentos para clientes
  2. WC
  3. Área de preparação/serviço
  4. Depósito

 

 

 

 

 

Em primeiro lugar, é necessário conhecer o tamanho da superfície que receberá a estrutura. É um aspecto fundamental, juntamente com considerações referentes a possíveis restrições ou distâncias a serem atendidas, pois de tudo isso resultará o tamanho da estrutura.

Outro aspecto importante a ser considerado é o público alvo, que orienta escolhas de projeto e, portanto, a abordagem inicial ao próprio projeto.

Também é fundamental definir a organização dos espaços internos, distribuídos de forma a facilitar o trabalho do pessoal, bem como o contato com os clientes. Em particular, é recomendável dividir as áreas internas de modo a separar ambientes de trabalho e banheiros.

Um projeto eficaz, ainda, deve prever um ambiente que sirva como depósito para garantir uma divisão clara entre área de armazenamento e área de preparação. Essa subdivisão também pode ser uma ótima solução para evitar o armazenamento de materiais em locais inadequados, dentro ou fora do quiosque.

Quanto às dimensões do quiosque, essas atendem a normas locais e, geralmente, são:

Projeto de quiosque-dicas de projeto_programa BIM de arquitetura 3D Edificius

  • Altura entre nível 2,70 m
  • Largura de percursos internos > 0,70 m
  • Superfície banheiro para pessoal > 2 m²
  • Superfície de apoio/bancada 0,30 m
  • Superfície de trabalho 0,70 m
  • Relação entre ventilação e iluminação da área de serviço > 1/8
  • Relação entre ventilação e iluminação do banheiro > 1/12

 

 

É preciso, enfim, considerar a superfície ocupada por qualquer outro elemento adicional, como geladeira para bebidas, máquina de café e forno de micro-ondas. Nesse sentido, é aconselhável visualizar a ficha técnica de cada produto.

Considerações gerais

Ao projetar um quiosque, também é importante prever outros aspectos, tais como:

  • conexão com o abastecimento de água, esgoto e eletricidade;
  • lavabo com água quente e fria;
  • móveis, superfícies de trabalho, pisos e paredes de até 2 metros e realizados em material facilmente lavável e desinfetável.
Projeto de quiosque-render-vista panorâmica-programa BIM de arquitetura 3D Edificius

Render panorâmico de um quiosque realizado com Edificius

Projeto de quiosque: um exemplo prático

O nosso exemplo refere-se ao projeto de um quiosque organizado em duas áreas distintas, uma interna e outra externa.

A parte interna é de cerca de 17 m², subdividida em: área destinada a banheiros com vestiário; área de depósito; área para preparação e serviço de comida e bebidas. Esta última área possui elementos característicos, tais como superfície de trabalho (facilmente lavável e desinfetável) ou bancada de madeira envernizada.

Projeto de quiosque-Corte-B-B_programa BIM de arquitetura 3D Edificius

Corte b-b de um quiosque realizado com Edificius

As paredes perimetrais são de cor escura, enquanto a parede de separação, localizada entre área de preparação e área de banheiros, é de cor vermelha para que simule painéis de aço envernizado.

Quanto à parte externa, é constituída por três áreas destinadas a acolher os clientes. Essas áreas estão equipadas com assentos e mesas colocadas abaixo de uma estrutura de vigas e pilares de madeira escura que, apoiando ripas de madeira clara, garante sombreamento aos clientes num jogo de luz e sombras. O piso também é de madeira, em continuidade com os elementos de sombreamento e a cobertura do quiosque.

Projeto de quiosque-render-varanda_programa BIM de arquitetura 3D Edificius

Render realizado com Edificius

Download arquivos dwg e modelos 3D BIM

Confira aqui, disponíveis para o download gratuito, os arquivos do projeto de quiosque e o software utilizado para realizá-los.

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto de quiosque

Baixe os gráficos no formato DWG do projeto de quiosque