Conheça como realizar o projeto de salão de beleza: esquemas de função e distribuição, acompanhados por um exemplo prático com arquivos dwg para baixar

O projeto de salão de beleza exige máxima atenção a funcionalidade e higiene, bem como ao charme que os ambientes devem transmitir aos clientes, a fim de otimizar o trabalho e tornar agradáveis as atividades estéticas e de bem-estar do corpo.

A funcionalidade de um salão de beleza reflete-se na distribuição dos ambientes e na fluidez dos percursos, assim como na organização das estações de trabalho e na colocação dos equipamentos.

Se precisa de projetar um salão de beleza para hotel ou ginásio, você está lendo o artigo ideal.

Neste artigo de aprofundamento, na verdade, iremos avaliar os aspectos funcionais e de distribuição do projeto de salão de beleza, apresentando um exemplo prático de salão de beleza de tamanho médio (70 m²) realizado com um software BIM para arquitetura 3D.

Desse projeto disponibilizaremos para o download gratuito os documentos arquitetônicos no formato dwg e o modelo 3D.

Projeto de salão de beleza-corte B B software-BIM-para arquitetura 3D-Edificius

 

Projeto de salão de beleza: esquemas de função e distribuição

Num salão de beleza os serviços que podem ser fornecidos são inúmeros e desses dependem as dimensões dos ambientes. As áreas funcionais mais difundidas, com relacionado mobiliário, são as seguintes:

Projeto de salão de beleza-esquema distribuição funções software-BIM-para arquitetura 3D-Edificius

  1. Banheiro clientes
  2. Banheiro pessoal/Depósito
  3. Sala de massagens/Tratamento para corpo
  4. Corredor
  5. Entrada/Recepção
  6. Sala de manicure/pedicure

 

 

 

 

Entrada

As características deste espaço dependem de vários fatores, que contribuem para tornar o próprio ambiente acolhedor e confortável. Em particular, é essencial valorizar o fator estético a fim de encantar imediatamente o cliente.

Banheiro

Instalações sanitárias para clientes

Como para qualquer atividade aberta ao público, é necessário atender os critérios de usabilidade para pessoas com deficiência e, portanto, fornecer instalações sanitárias com dimensões que não impeçam a fácil utilização das mesmas.

Geralmente, as medidas previstas para o dimensionamento destes ambientes são:

  • 1,50 x 1,50 m para banheiro sem lavatório interno
  • 1,80 x 1,80 m para banheiro com lavatório interno
  • 2,40 m de altura mínima

Também é importante levar em conta a dimensão do vestiário, que deve possuir uma largura de 1,50 m, para garantir que as pessoas com deficiência possam mover-se de forma fácil.

Instalações sanitárias para pessoal

Sendo um ambiente reservado para o pessoal, não é necessário levar em conta as dimensões mínimas exigidas para pessoas com deficiência.

Neste caso, as dimensões mínimas recomendadas para facilitar os movimentos são 0,90 x 1,00 m, sem prever lavatório interno, que pode ser colocado no vestiário.

Este último deve ser dimensionado de forma a garantir um uso fácil do mesmo, considerando tanto a abertura da porta do banheiro quanto a profundidade da pia.

Se o espaço permitir, o vestiário também pode prever um depósito de modo a concentrar numa única área todas as funções destinadas ao pessoal.

Salas de tratamento

As salas de tratamento são ambientes destinados ao tratamento do corpo: sala de massagem, sala para depilação, sala de manicure e pedicure, tratamento do rosto, solarium e assim por diante.

Projeto de salão de beleza-render escritório software-BIM-para arquitetura 3D-Edificius

Na fase de projeto é necessário levar em conta os equipamentos a serem colocados, atendendo às várias normas de referência nacionais.

Por exemplo, as normas da União Europeia preveem:

  • altura dos ambientes de atendimento ao cliente: mínimo 2,70 m.
  • Superfície por estação de trabalho: mínimo 15,00 m², acrescentada de 5,00 m² para cada estação adicional.
  • Pisos: com superfície contínua e lavável.
  • Espaços privativos para tratamento estético, delimitados por paredes mesmo que não em altura total. É aconselhável prever uma altura, não superior a 2/3 da altura do próprio ambiente, que garanta a privacidade do cliente.
  • Salas: equipadas com lavatórios.

Ao projetar um salão de beleza, é aconselhável manter a entrada separada (mesmo que apenas visualmente) dos ambientes de tratamento, de forma a evitar sensações de desconforto para os clientes, favorecendo, pelo contrário, maior privacidade.

Projeto de salão de beleza: um exemplo prático

O projeto de um salão de beleza começa a partir do tamanho do espaço disponível, pois na maioria das vezes é necessário aproveitar os ambientes existentes adaptando-os às necessidades específicas de projeto.

Projeto de salão de beleza-esquema dimensões software-BIM-para arquitetura 3D-Edificius

É possível distinguir entre salões de beleza de grande, médio e pequeno tamanho: 100, 70 ou 40 m². No nosso caso, vamos abordar o projeto de um salão de beleza de 70 m², caracterizado por 3 ambientes:

entrada-recepção/ instalações sanitárias/ salas de tratamento

A entrada foi concebida para obter um forte impacto visual e encantar o cliente.

Para dar mais ritmo às superfícies planas, tanto horizontais como verticais, foram incluídos forros e paredes perfuradas, enriquecidos com luzes led e holofotes.

Além disso, para reduzir ainda mais a monotonia, foram inseridas algumas prateleiras dentro dos nichos na parede atrás do balcão e na parede de fundo.

Para garantir maior iluminação e um melhor efeito cênico, foi usado um material envernizado nas paredes e nos forros, bem como um tijolo de vidro na parede atrás dos assentos e na parte interna de uma das duas paredes curvas destinadas a separar a entrada do corredor.

Projeto de salão de beleza-recepção-software-BIM-para arquitetura 3D-Edificius

Foram, ainda, previstos dois espaços para os banheiros, um para clientes e outro para pessoal: o primeiro possui dois WC e um corredor, também acessível por pessoas com deficiência; o segundo consiste de um WC e um corredor, também usado como pequena área de depósito. Ambos os banheiros são revestidos com material facilmente lavável, conforme normas de referência.

A área destinada aos tratamentos consiste em duas salas: a primeira para massagens, tratamento facial, depilação e outros tratamentos que requerem cama; a segunda para pedicure e manicure, assim como outros tratamentos que não exigem equipamentos especiais.

A primeira sala possui uma parede, alta 2,20 m, que separa as duas estações de trabalho com as respectivas camas; também possui um chuveiro em comum e um lavatório por estação de trabalho. As paredes são revestidas com madeira tratada.

Projeto de salão de beleza-sala de massagem-software-BIM-para arquitetura 3D-Edificius.jpg

Quanto à segunda sala, é um ambiente único equipado com mesa e assentos de manicure, além de uma estação de pedicure. Neste caso, as paredes foram pintadas com material lavável para atender às normas de higiene.

Download documentos gráficos no formato dwg e modelo 3D BIM

 

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto

Baixe os documentos gráficos no formato DWG do projeto