A imagem mostra um projeto de sala de estar

Projeto sala de estar: esquemas e exemplos para baixar

Esquemas com modelos 3D para baixar e dicas de projeto: conheça como realizar um projeto de sala de estar

A sala de estar é, sem dúvida, o ambiente mais utilizado em uma habitação, pois nela se desenvolve a vida familiar e se recebem amigos e convidados. Neste artigo de aprofundamento vamos propor quatro soluções de projeto diferentes, além de um vídeo mostrando como é simples realizar uma sala de estar com um programa BIM de arquitetura 3D.

Ao final do artigo, na seção Download, você poderá baixar o arquivo do modelo 3D com os vários esquemas de projeto, bem como os arquivos no formato DWG e os slides de resumo.

Projeto de sala de estar: esquemas e tipos

Levando em conta as necessidades dos clientes e os espaços disponíveis, é possível projetar uma sala de estar com:

  • entrada direta (sem corredor ou áreas de passagem);
  • entrada separada (com corredor);
  • cozinha parcialmente integrada (cozinha americana);
  • lareira.

Para cada um desses tipos existem vários fatores a serem considerados, pois afetam a percepção do ambiente a ser realizado:

  • organização dos espaços;
  • escolha de materiais e cores;
  • escolha de móveis;
  • sistema de iluminação;
  • luz natural;
  • sistema de aquecimento.

A sala de estar, sendo o espaço da habitação destinado a ser compartilhado com família e amigos, geralmente deve consistir em pelo menos:

  • uma ampla área de jantar;
  • uma área de estar com assentos confortáveis para sentar e conversar ou ver televisão.

Sala de estar com entrada direta

Para otimizar os espaços disponíveis, é preferível projetar salas de estar abertas e com entrada direta.

Desta forma, o espaço é totalmente explorado e organizado para ser vivido, evitando áreas pouco utilizadas ou utilizadas exclusivamente como passagem entre um ambiente e outro da habitação.

A imagem mostra o render de uma área de estar

Projeto de sala de estar | Render com entrada direta

Na solução de projeto que propomos, a porta de entrada leva diretamente para a sala de estar.

Em relação à entrada, os espaços são organizados em sequência, de acordo com a seguinte ordem:

  • área de jantar, com ampla mesa de vidro;
  • área de estar, com sofá curvo confortável para conversar e receber convidados;
  • parede equipada com TV.

A TV está posicionada de forma que possa ser vista tanto nos sofás quanto na mesa de jantar. A madeira do parquet (em espinha de peixe) e da parede equipada torna o ambiente muito acolhedor.

Sala de estar com entrada separada

A segunda solução para o projeto de sala de estar prevê uma ampla área de estar e outra área atuando como filtro entre a entrada, a área de estar e a área de dormitórios da habitação.

Não se trata de um verdadeiro corredor, pois não existem paredes divisórias. É, pelo contrário, uma área caracterizada por materiais distintivos e móveis baixos que permitem apreciar, já a partir da entrada, toda a área de estar.

Em particular, as ripas de madeira usadas no piso da habitação também são utilizadas para revestir o forro e as paredes da entrada.

A imagem mostra o render de uma sala de estar

Projeto de sala de estar | Render com entrada separada

O móvel baixo que conceitualmente divide as duas áreas também funciona como suporte de TV na área de estar. Esta última é caracterizada por um grande sofá de canto e uma ampla janela.

Sala de estar com cozinha integrada

Se preferir que a cozinha esteja incluída na sala de estar (cozinha americana), mas preservando alguma privacidade, você pode optar pelo projeto de uma sala de estar com cozinha parcialmente integradas.

Nesse caso, é possível desenvolver soluções de projeto flexíveis que garantem, quando necessário, maior confidencialidade.

A imagem mostra o render de uma cozinha americana

Projeto de sala de estar | Render com cozinha integrada

A cozinha e a área de estar podem, por exemplo, ser separadas por portas de correr ou paredes móveis. O espaço assim concebido será multifuncional e adaptável a qualquer tipo de situação.

Em nosso projeto, a cozinha e a sala de estar são separadas por uma parede que funciona como superfície de suporte para a TV e se torna uma parede equipada no lado da cozinha. As duas funções são contíguas e comunicantes, mas mantêm alguma privacidade visual.

Para mais informações sobre este tópico, recomendamos que leia nosso artigo de aprofundamento ‘Projeto de cozinha americana‘.

Sala de estar com lareira

A última proposta que apresentamos se refere a um espaço organizado ao redor da lareira.

A imagem mostra o render de uma sala de estar

Projeto de sala de estar | Render com lareira

A parede da lareira fica no meio da planta retangular e divide a sala em dois: área de jantar e área de estar. A posição da lareira e a escolha deste modelo de dois lados traz vantagens significativas:

  • separa os ambientes de maneira criativa;
  • torna o fogo visível dos dois lados da sala de estar;
  • aquece salas grandes de maneira mais uniforme;
  • decora o ambiente.

Quanto aos sofás, estão de frente para a parede da lareira, na qual também está instalada a TV.

Sala de estar: mobiliário, cores e luzes

Como já vimos, o projeto da sala de estar deve atender a várias necessidades, tendo que combinar o conforto ambiental com o estilo de um ambiente que, em si, representa toda a habitação.

A imagem mostra o render de uma sala de estar

Projeto de sala de estar | Corte

Móveis

Escolher os móveis adequados nunca é fácil.

Em geral, é aconselhável escolher um estilo de referência (eclético, clássico, industrial, rural, minimalista, escandinavo, mediterrâneo, etc.). Esse estilo, na verdade, deverá representar a personalidade e as necessidades dos inquilinos, bem como refletir o caráter da habitação e do local em que a mesma está inserida.

As últimas tendências também incluem uma mistura de estilos e uma combinação de peças antigas e modernas.

Uma vez definido o estilo mais adequado, é necessário escolher os móveis:

  • mesa de jantar e cadeiras;
  • sofás e poltronas;
  • paredes equipadas;
  • estantes e prateleiras.

É importante que os móveis combinem estilo e funcionalidade e sejam colocados nos lugares certos.

Cores

Ao escolher as cores, é preciso considerar que cores intensas são úteis para recriar ambientes sofisticados, enquanto cores claras ou neutras geram uma atmosfera mais relaxada.

O estudo da cor é um aspecto fundamental no projeto da sala de estar, pois diversificar algumas paredes através de pinturas com cores intensas, papel de parede ou materiais de revestimento ajuda a focar em um ponto específico do ambiente.

Luzes

Para destacar ainda mais as características principais do projeto de uma sala de estar, também é importante gerenciar a luz artificial através de luminárias suspensas ou de parede, LED e holofotes no forro. A este respeito, recomendamos que leia nosso artigo de aprofundamento ‘Desenho de forro‘.

As luzes artificiais devem ser posicionadas de acordo com o tamanho do espaço e a presença de áreas mais escuras, enquanto o arranjo dos móveis depende da exposição das superfícies de vidro e da luz natural.

Por exemplo, as áreas destinadas à leitura precisam de boa iluminação, enquanto na área da TV ou na estação de PC é preferível evitar a luz direta. Nesses casos, ainda, é importante controlar a entrada de luz natural com cortinas, filmes opacos e filtros de proteção.
Download
Confira aqui, disponíveis para o download gratuito, todos os documentos do projeto de sala de estar realizados com Edificius, o programa BIM de arquitetura 3D.

Projeto de sala de estar: download

Download the 3D BIM model (.edf file)

Vídeo do projeto de sala de estar

Slides do projeto de sala de estar

edificius
edificius