Proteções solares para edifícios e Brise-soleil: definição e vantagens. Eis como desenhá-las e realizá-las em poucos simples passos graças à ajuda de um software BIM para arquitetura

A relação entre ambiente interno e externo é regulada por meio de esquadrias, superfícies transparentes e envidraçadas que permitem a passagem de luz, calor e pessoas. Os sistemas de sombreamento são combinados com as esquadrias e, de acordo com o próprio tipo de movimento, posição e forma, regulam a luminosidade e o calor que entram num ambiente. O estudo para o sombreamento adequado por parte do desenhador é essencial para garantir o conforto interior de qualquer ambiente e promover a poupança de energia.

Brise-soleil: o que são

Os brise-soleil são elementos arquitetônicos, geralmente colocados ao longo das fachadas de um edifício para protegê-lo contra a irradiação solar, garantindo ao mesmo tempo uma iluminação natural dos ambientes internos. Os brise-soleil geralmente são instalados em edifícios com grandes vidraças o janelas em fita, a fim de remediar ao fenômeno do “efeito de estufa” e, consequentemente, melhorar o conforto habitacional.

brise-soleil sede ACCA software

Os brise-soleil da sede da ACCA software

 

Os brise-soleil podem ser instalados dentro ou fora de um edifício. Geralmente, a segunda solução é a mais eficiente, já que a proteção solar externa do edifício bloqueia imediatamente os raios solares impedindo que o vidro absorva o calor.

Tipos de brise-soleil

Existem diferentes tipos de brise-soleil, que diferem em estrutura e materiais.
Em primeiro lugar, podemos distinguir entre:

  • Brise-soleil fixos
  • Brise-soleil orientáveis

Os brise-soleil fixos são constituídos por lâminas fixas que garantem uma proteção contra os raios solares apenas em certos momentos do dia, pois as lâminas seguem um angulo já definido.
Os brise-soleil orientáveis são equipados com lâminas ajustáveis para diferenciar o tipo de resposta às solicitações energéticas externas. Desta forma, é oferecida maior eficiência térmica ao longo de todo o dia, garantindo constante conforto ambiental no edifício.

Detalhe dos brise-soleil orientaveis da sede da ACCA software

Detalhe dos brise-soleil orientaveis da sede da ACCA software

Ao decidir instalar um sistema de proteção como os brise-soleil, é preciso considerar numerosos fatores relativos ao edifício, tais como:

  • colocação
  • tamanho
  • tipos de esquadria
  • etc.

Teoricamente, um sistema de proteção de tipo horizontal será mais eficaz para fachadas voltadas para o sul, sul/leste e sul/oeste, onde o sol, mesmo no inverno, mantém uma certa altura. Neste caso, a posição das lâminas permitem proteger melhor contra os raios solares.

Por outro lado, um sistema de proteção vertical é recomendado para fachadas expostas ao leste e oeste, já que o sol é mais baixo comparado ao horizonte.

Brise-soleil: quais são as vantagens

A vantagem de usar protetores solares como os brise-soleil é realizar edifícios termicamente eficientes, capazes de atender aos requisitos de conforto térmico garantindo uma poupança energética considerável e melhor iluminação dos edifícios. A poupança é possível graças a uma redução na demanda de resfriamento no verão e uma redução na demanda de aquecimento no inverno.

Como desenhar e projetar um brise-soleil com um software BIM para arquitetura

 

 

Com Edificiuso software para projetos de arquitetura BIM, podemos desenhar, em poucos passos, o objeto brise-soleil no 3D e em planta.
No menu Desenho vamos selecionar o objeto Brise-soleil e, em seguida, escolher do catálogo o tipo de brise-soleil (lâminas verticais, horizontais, etc.).

Para inserirmos o nosso brise-soleil vamos usar como guia os pilares de aço. Com o mouse enganchemos o objeto ao cursor e o rodemos com as teclas F7 e F8 do teclado. Uma vez fixado e posicionado o brise-soleil no ponto desejado, com as alças vamos definir o seu comprimento.

As propriedades do objeto brise-soleil

As propriedades do objeto brise-soleil

Aproveitando os snap, podemos alterar a altura no 3D também e definir, a partir da caixa de ferramentas das propriedades, as características do brise-soleil (inclinação das lâmias, altura, largura, etc.).

Clica aqui para baixares Edificius, o software para projetos de arquitetura BIM