Arranjo de exteriores: como realizar uma escada externa e adaptar de forma rápida a planimetria do terreno à curvatura da escada graças ao utilizo de um software BIM

No nosso precedente artigo de aprofundamento (lê Como realizar um estacionamento com um software BIM) reproduzimos, graças a um software para o desenho arquitetônico BIM, o projeto e a realização dos espaços externos de um estacionamento para a frente da residência criada pelo arquiteto Otavio Pereira Nunes e situada em Teresopolis (Rio De Janeiro).

Neste artigo de aprofundamento vamos analisar outro elemento relativo aos espaços externos dessa residência unifamiliar.

Iremos ver, em particular, a rampa da escada externa com tendência planimétrica, em forma de “S”, colocada ao lado do estacionamento.

Como se desenvolve o processo de desenho de um espaço externo?

A primeira coisa a fazer é observar: recolher as sensações e as sugestões que o espaço mesmo e o contexto em que ele está inserido sugerem.

Outro aspeto essencial é a interação com o cliente: entender mais sobre as exigências dele e o uso do jardim, bem como investigar gostos e hábitos para que, ao desenhar, seja possível combinar as ideias do desenhador às necessidades de quem naquele espaço irá viver.

O projeto começa com uma mistura de formas e funções: tenta-se elaborar soluções a partir do layout de distribuição e articulação do espaço.

Analogamente, é preciso focar-se nos materiais e na vegetação que, obviamente, são elementos fundamentais do espaço: escolhem-se então as plantas de acordo com as respetivas formas, flores e cores ao longo do ano.

O desenho da escada

Os elementos externos são realizados com muito cuidado e em perfeita harmonia com as linhas do projeto arquitetônico.

Ao lado da entrada do estacionamento é criada uma rampa de escadas que constitui o acesso pedestre à residência. A escada, em forma de “S”, segue a tendência planimétrica do terreno e oferece uma solução à diferença de altura entre o portão de entrada e a porta principal da casa.

Render realização da escada externa

Render da realização da escada externa

Vejamos como realizar a escada externa, de forma rápida, graças ao software para o desenho arquitetônico BIM Edificius.

Realização da escada com um software

A partir do ambiente terreno vamos inserir a nossa escada, adequadamente dimensionada (ângulo interno, raio de curvatura e número de eretores), e os dois patamares.

Mediante as ferramentas de apoio ao desenho, tais como linhas guias paralelas e circunferência, vamos adaptar a curvatura da escada à tendência do estacionamento.

 

Adaptação planimétrica do terreno à curvatura da escada com um software BIM

Graças ao uso dos snap magnéticos e dos pontos cotados, vamos adaptar o terreno circundante à curvatura da escada.

 

Modelagem mureta perimetral à curvatura da escada com um software BIM

Vamos utilizar o objeto “sólido em terreno” para realizarmos o meio fio perimetral da escada.
Através da função “efeito transparência” vamos ocultar o terreno para visualizarmos, de forma mais detalhada, os pontos de enganche. Estes últimos atuam como guia para o posicionamento do meio fio, do qual foram precedentemente definidas altura e largura.

 

Vê agora o vídeo de resumo.

 

 

Eis alguns render foto realísticos do resultado final realizados com Edificius.

 

Queres desenhar facilmente uma escada para exteriores? Baixa e testa grátis Edificius, o software BIM para projetos de arquitetura