Como é possível desenhar escada e peitoril com um software BIM para o desenho arquitetônico? Vídeo de detalhe para o projeto da Biblioteca Pública Daegu Gosan

A grande inovação dada pelo uso dos software BIM para o desenho arquitetônico foi a possibilidade de fazer um projeto desenhando na planta 2D, ou direitamente no 3D, com objetos paramétricos dedicados. O desenho no 3D permite editar os elementos do edifício em seu contexto. Além disso pode também aproveitar a geometria dos elementos existentes durante a edição 3D.

Os objetos utilizados no desenho são visualizados instantaneamente em todas as vistas e podem ser sempre modificáveis.

Vamos ver em detalhe como, por o desenho da Biblioteca Pública Daegu Gosan feito pelo estudo MARTIN FENLON ARCHITECTURE, foi abordada a realização de uma escada interna à estrutura e a modelagem de seu peitoril com o software BIM para arquitetura Edificius.

Desenho e realização de uma escada com um software BIM para arquitetura

Nos vídeos seguintes vamos ver através da interface de Edificius como é possível criar uma escada com duas rampas que têm uma diferente direção planimétrica. Em seguida realizamos a modelagem do peitoril.

Criação da escada

  • Min 00:00 – Selecionamos o objeto ESCADA no menu arquitetônico. Clicamos na planta do primeiro andar e entramos no Editor na escada.
  • Min 00:15 – Inserimos a primeira rampa na vista planimétrica, utilizando a alça para girar-lha. Ativando a opção Editar Objeto alteramos a sua largura. No editor das propriedades da rampa definimos o número dos espelhos e o comprimento dos cobertores.
  • Min 00:40 – Para a segunda rampa desbloqueamos o cadeado da alça para poder girar-la. Desta maneira podemos alinhá-la de um lado. Depois bloqueamos o cadeado da alça e giramos a alça para dar a mesma direção do invólucro vertical adjacente.
  • Min 01:00 – Para conectar as duas rampas é necessário editar o ultimo cobertor da primeira rampa e o primeiro cobertor da segunda. Será necessário garantir que os dois cobertores se tornem adjacentes, permitindo o engate das duas rampas.

Modelagem do peitoril

  • Min 00:00 – Para poder trabalhar da melhor forma a modelagem do peitoris, selecionamos primeiro a MagneticGrid. Selecionando a visibilidade dos níveis ocultamos todos os vários andares da estrutura, incluindo o terreno, deixando assim visível somente o primeiro andar. Escondemos em seguida todos os objetos 3D com exceção das rampas das escadas. Com a MagneticGrid vamos construir algumas grelhas magnéticas, paralelas às rampas, para obter os snap de engate. Isso nos permite modelar a altura dos peitoris. As grelhas magnéticas são construídas para poder em seguida modelar os peitoris com altura igual a 1 m.
  • Min 03:30 – Agora é possível modelar o perfil superior dos peitoris, construídos com o objeto “Invólucro vertical”. Podemos alterar os invólucros desde o editor. Alternativamente selecionamos o invólucro e escolhemos a opção “Adicionar perfil superior” do menu que aparece clicando com o botão direito do mouse. Engatamos os pontos de extremidade do perfil superior às grelhas magnéticas construídas anteriormente.

Abaixo um vídeo onde, além de ver alguns dos passos mais importantes, se vê o efeito final da escada graças ao Real Time Rendering do Edificius.

 

Clique aqui para baixar e começar a usar imediatamente Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM