Como é possível desenhar escada e peitoril com um software BIM para o desenho arquitetônico? Vídeo de detalhe para o projeto da Biblioteca Pública Daegu Gosan

A grande inovação dada pelo uso dos software BIM para o desenho arquitetônico foi a possibilidade de fazer um projeto desenhando na planta 2D, ou direitamente no 3D, com objetos paramétricos dedicados. O desenho no 3D permite editar os elementos do edifício em seu contexto. Além disso pode também aproveitar a geometria dos elementos existentes durante a edição 3D.

Os objetos utilizados no desenho são visualizados instantaneamente em todas as vistas e podem ser sempre modificáveis.

Vamos ver em detalhe como, por o desenho da Biblioteca Pública Daegu Gosan feito pelo estudo MARTIN FENLON ARCHITECTURE, foi abordada a realização de uma escada interna à estrutura e a modelagem de seu peitoril com o software BIM para arquitetura Edificius.

Desenho e realização de uma escada com um software BIM para arquitetura

Nos vídeos seguintes vamos ver através da interface de Edificius como é possível criar uma escada com duas rampas que têm uma diferente direção planimétrica. Em seguida realizamos a modelagem do peitoril.

Criação da escada

  • Min 00:00 – Selecionamos o objeto ESCADA no menu arquitetônico. Clicamos na planta do primeiro andar e entramos no Editor na escada.
  • Min 00:15 – Inserimos a primeira rampa na vista planimétrica, utilizando a alça para girar-lha. Ativando a opção Editar Objeto alteramos a sua largura. No editor das propriedades da rampa definimos o número dos espelhos e o comprimento dos cobertores.
  • Min 00:40 – Para a segunda rampa desbloqueamos o cadeado da alça para poder girar-la. Desta maneira podemos alinhá-la de um lado. Depois bloqueamos o cadeado da alça e giramos a alça para dar a mesma direção do invólucro vertical adjacente.
  • Min 01:00 – Para conectar as duas rampas é necessário editar o ultimo cobertor da primeira rampa e o primeiro cobertor da segunda. Será necessário garantir que os dois cobertores se tornem adjacentes, permitindo o engate das duas rampas.

Modelagem do peitoril

  • Min 00:00 – Para poder trabalhar da melhor forma a modelagem do peitoris, selecionamos primeiro a MagneticGrid. Selecionando a visibilidade dos níveis ocultamos todos os vários andares da estrutura, incluindo o terreno, deixando assim visível somente o primeiro andar. Escondemos em seguida todos os objetos 3D com exceção das rampas das escadas. Com a MagneticGrid vamos construir algumas grelhas magnéticas, paralelas às rampas, para obter os snap de engate. Isso nos permite modelar a altura dos peitoris. As grelhas magnéticas são construídas para poder em seguida modelar os peitoris com altura igual a 1 m.
  • Min 03:30 – Agora é possível modelar o perfil superior dos peitoris, construídos com o objeto “Invólucro vertical”. Podemos alterar os invólucros desde o editor. Alternativamente selecionamos o invólucro e escolhemos a opção “Adicionar perfil superior” do menu que aparece clicando com o botão direito do mouse. Engatamos os pontos de extremidade do perfil superior às grelhas magnéticas construídas anteriormente.

Aqui está um vídeo que, além de alguns dos passos mais importantes, mostra o efeito final da escada graças ao Real Time Rendering do Edificius.

 

Clique aqui para baixar e começar a usar imediatamente Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM