É possível realizar serigrafias em vários materiais com um software BIM e inserir-las em um desenho arquitetônico? Uma demonstração feita com Edificius para o projeto Casa del Viento

A beleza não deve ser contada, mas vivida.

Na arquitetura o cuidado estético para os detalhes é um dos principais aspectos que faz a diferença em fase de desenho mas também em comparação com o cliente.

É muito importante fazer compreender ao melhor o que se pode e o que se deseja realizar permitindo criar uma experiência imersiva para o cliente. Desta maneira o cliente está colocado em um ambiente completamente virtual, para que possa viver o ambiente como se estivesse fisicamente adentro.

Tudo isso é possível graças a um software BIM para a arquitetura!

A experiência é ainda mais imediata se o software BIM utilizado para o desenho, tem a funcionalidade da Renderização em Tempo Real integrada. Esta função permite ver as escolhas feitas em tempo real.

Este è um apoio muito útil na fase de desenho enquanto permite ver e alterar imediatamente as escolhas feitas, por exemplo, para a escolha dos materiais, objetos, luzes, etc.

O projeto de Casa del Viento retrabalhado com o software BIM Edificius

Com os seguintes vídeos de detalhe se pode ver como aplicar uma serigrafia decorativa com diferentes tipos de materiais aplicados no projeto de Casa del Viento. Esta é uma residência contemporânea na cidade de Tepoztlán, Morelos, México, projetada pelo estudo “A-001 Taller de Arquitectura” e retrabalhada com o software BIM para arquitetura Edificius.

Detalhe da realização de uma serigrafia em vidro com um software BIM

Neste caso vejamos como criar o efeito serigrafia sobre vidro, bordado em tecido e corte laser sobre metal, utilizando a mesma função do programa, ou seja Alpha Mask.

  • Minuto 00:00    selecionamos  parede de vidro e, na categoria materiais, abrimos seu editor, botão direito do mouse, adicionamos e colocamos um outro nome a um novo elemento selecionando a opção Vidro.
  • Minuto 00:27    clicando no item RTBIM vamos ter a possibilidade de visualizar uma previsão dos efeitos das configurações e das alterações que vamos fazer. Como primeiro passo,  na categoria Mapa Alpha Mask, carregamos a imagem que contem a textura da serigrafia. Dimensionamos a textura (1.3m x 1.3m), definimos a quantidade da transparência e do Mapa Alpha Mask para 90%. Posteriormente invertemos os cheios e os vazios do desenho agindo sobre Inverter recorte.
  • Minuto 1:10    Confirmamos as escolhas feitas e retornamos no 3D
  • Minuto 1:16    Sempre na categoria materiais, e em particular no catálogo de projeto, recuperamos o material criado e vamos aplicar-lo ao objeto. Aqui está como com alguns simples passos possamos obter no Edificius o efeito serigrafia sobre vidro.

Detalhe da realização de uma serigrafia sobre tecido com um software BIM

O processo para reproduzir um bordado sobre tecido é o mesmo da serigrafia sobre vidro. Obviamente o material de partida deverá ser um tecido ao qual aplicar, com o Mapa Alpha Mask, a textura desejada.

 

Detalhe da realização de uma serigrafia sobre metal com um software BIM

Mesmo procedimento anteriormente utilizado para simular o corte laser sobre um painel de metal.

 

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM