Vamos descobrir quais são algumas das características que tornam um software BIM indispensável. Da modelagem 3D dos objetos á vista em corte isométrica: o desenho de Casa SJ

Uma das características que tornou os software BIM indispensáveis para todos os técnicos no mundo da arquitetura, engenharia e construção foi a possibilidade de ter integradas muitas funcionalidades num único software.
Isso resultou numa grande poupança em termos econômicos e de tempo para todos os técnicos: um único software para comprar e aprender a usar.

Vamos ver como foram usadas algumas destas funcionalidades do Edificius, software BIM para o desenho arquitetônico, na execução do projeto Casa SJ.

Casa SJ desenhada com um software BIM

O projeto proposto inspira-se ao edifício Casa SJ desenhado pelo escritório AF Arquitetura do arquiteto André Fornari em FlorianópolisBrasil. O vídeo mostra as poderosas funcionalidades do Edificius, incluindo o uso da Magnetic Grid 3D. Esta ferramenta ajuda o projetista no desenho espacial de qualquer estrutura, incluindo as complexas, através o uso de vigas e pilares de aço, betão armado, madeira, etc. e o automatismo que atribui os perfis escolhidos de forma automática.

Casa SJ é uma moradia unifamiliar de 240 mq distribuída em dois andares, com 3 suíte, escritórios no andar de cima e uma área constituída por: sala de estar, salão e cozinha. Para além disso, no rés-do-chão encontram-se uma área de serviço e lazer, e um garagem para dois carros.

Para a escolha dos materiais, foram privilegiadas soluções “minimal”, com poucos elementos, predominantemente madeira e vidro. Isso para que as escolhas feitas refletissem a atitude moderna e dinâmica dos inquilinos.

Editor modelagem 3D do Edificius

As escadas internas também foram desenhadas por meio do editor, tendo assim a possibilidade de adaptar o projeto a qualquer tipo de necessidade do cliente.

 

Vista em corte isométrica

Na última versão do Edificius foi adicionada a possibilidade de visualizar o efeito Vista em corte isonométrica em 3D também no ambiente RTBIM.

Usando esta nova funcionalidade será portanto possível, em tempo real, navigar nos edifícios e visualizá-los com a qualidade da tecnologia do Real-Time Rendering.

Para a ativar será suficiente selecionar o menu efeitos e aplicar a modalidade “vista em corte”. Será possível escolher o elenco das vistas em corte de interesse, entre os já criados, e aplicá-lo ao ambiente RTBIM.

A “Vista em corte isonométrica” é uma nova e importante ferramenta para ler a distribuição dos espaços internos. Para além disso, permite de compreender a disposição do mobiliário e avaliar os materiais usados.

Clique aqui para ter mais informações e baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM.