Como realizar uma escada externa de aço e vidro com um software BIM: eis o procedimento passo a passo realizado com Edificius inspirando-se no projeto de Nahil Kan

Na arquitetura, as escadas são um cartão de visita importante, um elemento estético e estrutural essencial para ter acesso aos andares superiores.

Das mais originais com pisos com saliências que permitem ter a vista de um vão de escada panorâmico, às mais tradicionais com pisos de pedra incorporado na alvenaria, as escadas externas têm uma função fundamental quer quando são colocadas na entrada de um edifício, residencial ou comercial, quer quando levam as pessoas aos andares inferiores, incluindo pequenas salas, pátios ou clareiras internas e entradas secundárias.

No desenho arquitetônico moderno, a funcionalidade objetiva é acompanhada por uma pesquisa estilística mais e mais precisa, na perspectiva de um outdoor design que tenha em conta não só a resistência da estrutura de base para garantir a segurança, mas também a harmonia dos componentes, como materiais ou forma, de acordo com a estrutura do edifício.

Vamos ver agora em particular como realizar, com o software BIM para o desenho arquitetônico Edificius, uma escada de aço protegida por painéis de vidro concebida para o projeto Nahil Kan.

Nahil Kan: o desenho da escada

Nahil Kan é um projeto do arquiteto argentino Hugo Mur: um complexo composto por 4 edifícios para uso residencial e um edifício frontal para uso comercial. Este complexo tem um eixo central de simetria.
O acesso ao edifício frontal é garantido por algumas escadas que têm vista na estrada.

Vista externa do complexo Nahil Kan

Vista externa do complexo Nahil Kan

Ao longo do eixo central de simetria fica a estrutura da escada de aço que permite o acesso aos vários andares do condomínio.

Planta da estrutura Nahil Kan com ambientes escadas realçados

Planta da estrutura Nahil Kan com ambientes escadas realçados

A estrutura da escada de aço, composta por três rampas e dois patamares, é protegida por janelas que oferecem uma vista panorâmica do exterior.
Em cada andar há pontes que permitem acessar os vários blocos.

Composição escadas

Composição escadas

O percurso das escadas contém um elevador, realizado em vidro e aço, que conecta os quatro andares.

Elevador

Elevador

Reprodução do desenho da escada com Edificius

Vamos ver como realizar, com o software Edificius, uma escada de aço protegida por painéis de vidro.
Em Edificius, como primeira coisa, vamos editar o objeto fachada contínua na livraria de projeto. Este elemento será usado como invólucro de vidro para envolver a estrutura das escadas de aço.

Vamos definir os vários valores para atribuir ao marco, tais como largura, altura e profundidade.

Terminada a construção da fachada contínua, vamos fechar o editor e vamos inserí-la na planta.
Graças às linhas guias conseguimos obter os pontos de snap onde inserí-la.

Inserção invólucro de vidro escadas Nahil Kan

Inserção invólucro de vidro escadas Nahil Kan

Concluída a inserção da fachada contínua, vamos abrir o editor da escada.

Vamos então inserir a primeira rampa (composta por 6 espelhos), a segunda (composta por 8 espelhos) e em fim a última rampa (composta por 6 espelhos).

 

Vamos depois inserir os pilares de aço.

Etapas inserção vigas de aço com Edificius

Etapas inserção vigas de aço com Edificius

Para acelerar todo o processo, através da função Copiar, é possível duplicar os elementos da fachada contínua, escada e pilar para todos os níveis desejados.

Em fim, mediante o editor telhado, vamos realizar a cobertura da torre da escada de aço.

 

Eis um vídeo de síntese da realização da escada com o software BIM Edificius.

 

Descobre todos os truques de Edificius, o software BIM para o desenho arquitetônico. Baixa agora a trial e testa o software grátis