Vamos descobrir como podemos reproduzir com um software BIM o teto jardim da famosa Villa Savoye desenhada por Le Corbusier

Já vimos como reproduzir, graças ao uso de um software BIM, alguns dos ‘Cinco pontos para a moderna arquitetura de Le Corbusier.

Nomeadamente, tendo como modelo Villa Savoye, residência realizada em Poissy, perto de Paris, no início dos anos ’30, reproduzimos:

  1. os pilotis e a planta livre: lê o artigo Villa Savoye desenhada com um software BIM (parte 1);
  2. a fachada livre e a janela em fita: lê o artigo Villa Savoye desenhada com um software BIM (parte 2).

Agora iremos analisar o último dos ‘Cinco pontos para a moderna arquitetura‘ de Le Corbusier. Iremos ver como modelar, com um software BIM, o teto jardim e parte de alguns elementos que o caraterizam.

Vista do teto jardim de Villa Savoye

Vista do teto jardim de Villa Savoye

O teto jardim de Villa Savoye

O teto jardim é um teto plano, alternativo aos tradicionais tetos inclinados, com canteiros típicos de um jardim.

Em Villa Savoye, todos os ambientes presentes no primeiro andar são organizados em torno deste jardim pendurado e de uma rampa (promenade) che leva ao andar de cima.

O teto jardim assim estruturado garante que os ambientes do primeiro andar fiquem frescos durante o verão e bem isolados durante o inverno.

Graças à rampa é possível acessar o segundo nível do terraço. Este último é composto por um jardim pendurado maior do que o subjacente. Também é constituído por um solário, protegido por uma parede quebra-vento que acompanha a forma das curvas no rés-do-chão.

É possível acessar o terraço tanto da rampa exterior como da escada em espiral que parte do porão e sobe até o teto jardim.

Planta do teto jardim

Planta do teto jardim

As paredes que delimitam a rampa são abertas com algumas vidraças trapezoidais que acompanham o percurso das mesmas e permitem iluminar os ambientes interiores.

As paredes que delimitam a rampa

As paredes que delimitam a rampa

Vejamos como estes elementos tomam forma em poucos simples passos usando Edificius, o software BIM para o desenho arquitetônico.

Realização teto jardim de Villa Savoye

Usando a MagneticGrid vamos posicionar os pilares que delimitam o quebra-vento e, com o objeto invólucro e invólucro curvo, vamos realizar as respetivas paredes.

Vamos então criar o contramarco superior mediante o elemento extrusão (com dimensões pré-definidas) e, mediante a função “mudar em arco”, podemos construir a parte curva do contramarco.

 

Com o objeto mureta vamos construir os canteiros do solário e do andar de baixo e, acessando a livraria objetos, vamos inserir a vegetação.

Graças à Real Time Rendering, ativável em qualquer fase do desenho, vamos verificar a agradabilidade disso.

Realização da ‘promenade architecturale’

Posicionando o objeto rampa podemos conectar facilmente o jardim do primeiro andar ao terraço.

 

Procedamos agora com a criação das janelas localizadas nas paredes abaixo da rampa que acabámos de realizar.

Acessando a livraria de projeto (na seção janelas) vamos escolher um elemento retangular e vamos editar o contorno do mesmo dando à nossa esquadria um design especial.

Definida a forma, podemos dimensionar e atribuir as propriedades a todos os elementos que a constituem.

Finalizado o dimensionamento, vamos posicioná-la com precisão no modelo 3D.

Enfim, com a Renderização em Tempo Real, nós também podemos apreciar estes maravilhosos espaços ao ar livre.

 

Em poucas etapas, graças à tecnologia BIM, reproduzimos o desenho de Villa Savoye com uma metodologia nova, moderna e certamente mais eficaz e rápida.

 

Com o software BIM Edificius também podemos criar renderizações fotorrealísticas e com efeitos gráficos do redesenho e da modelagem do famoso teto jardim de Villa Savoye.

 

Descobre como desenhar residências tais como Villa Savoye usando um software BIM para o desenho arquitetônico. Baixa e testa grátis Edificius