A imagem mostra um render foto realista

Render foto realista: conheça as vantagens

Mostrar a ideia de projeto antes de realizá-la, e muito mais: o render foto realista virou ferramenta fundamental para o projeto arquitetônico

Uma ferramenta útil de comunicação e pré-visualização do projeto que reduz o risco de erros estéticos ou de medição, tornando-se também instrumento de verificação: aqui estão as vantagens do render foto realista.

A imagem mostra um render realizado com Edificius

Render realizado com Edificius

É por imagens que, cada vez mais, o mundo pensa: a leitura de um texto pede um esforço infinitamente maior do que visualizar uma imagem (especificadamente em relação a uma planta ou a um corte arquitetônico).

Submeter ao cliente um desenho devidamente cotado ou uma imagem impressa é útil, mas produzir renderizações foto realistas é sem dúvida mais atrativo para clientes menos acostumados com a leitura dos desenhos tradicionais.

Graças ao desenvolvimento da computação gráfica, resultados inimagináveis foram já atingidos seja na fase de preparação do projeto seja na da representação gráfica. Através dos softwares BIM para o projeto arquitetônico, é atualmente possível aproveitar várias vantagens: por exemplo, precisão milimétrica no cálculo de superfícies e volumes, no orçamento, ou ainda na produção de panoramas 3D que acompanham imagens compreensíveis e próximas da realidade.

http://biblus.accasoftware.com/ptb/wp-content/uploads/sites/5/2019/11/Detalhe-render-foto-realista-programa-BIM-de-arquitetura-3D-Edificius-1.jpg

Render realizado com Edificius

Render foto realista

A renderização foto realista foca na possibilidade de gerar imagens artificiais altamente realistas baseadas em um modelo 3D.

Ou seja, uma imagem gerada pelo computador vai seguir um processo de modelagem 3D conforme os dados do próprio projeto; em seguida, a sua geometria será revestida por uma cor ou uma imagem (textura), representando os materiais reais a serem utilizados na fase de construção.

O software pode também simular fontes de luz, quer naturais quer artificias, para elaborar uma imagem ainda mais detalhada.

Se os parâmetros de renderização estiverem definidos para corresponder aos existentes na realidade, a qualidade da textura e as diferentes perspectivas da renderização final poderão ser consideradas “foto realistas”.

A imagem mostra um render foto realista realizado com Edificius

Render foto realista realizado com Edificius

As fotografias pretendem mostrar algo já existente; no entanto, a renderização visa ilustrar ideias, projetos, modelos que ainda não existem, como se já pertencessem à realidade.

As vantagens da renderização

Sempre que quiser apresentar um projeto para qualquer cliente, é aconselhável aproveitar o software para gerar representações detalhadas do edifício proposto, a fim de fornecer uma melhor percepção dos espaços e da organização dos elementos.

Por meio da renderização, até clientes sem experiência com tecnologia podem usufruir dos benefícios dados pela subdivisão do projeto em fases:

  • o cliente vai ser transportado para uma realidade virtual com volumes, espaços funcionais, mobiliário e acessórios que ainda não existem na vida real.
  • O cliente vai estar incluído no processo do projeto arquitetônico, propondo modificações e observando os resultados.

Isso resulta em uma grande vantagem para profissionais, que conseguem economizar tempo, evitar possíveis mal-entendidos e até publicitar novos projetos antes da realização.

A renderização é, portanto, uma ferramenta útil de visualização do projeto: o plano 2D deixaria uma livre interpretação, enquanto uma imagem foto realista é clara e imediata, não leva a mal-entendidos ou custos adicionais pós-realização.

O risco de erros estéticos ou de medidas acaba sendo reduzido graças à verificação completa do projeto que envolve o estudo dos materiais, bem como das cores, da luminotécnica, do esquema das instalações.

Por essas razões, a renderização é amplamente utilizada nas verificações finais do projeto, nos estudos sobre impacto ambiental e na apresentação final do projeto para o cliente.

A imagem mostra um detalhe de um render foto realista realizado com Edificius

Detalhe de render foto realista realizado com Edificius

Os benefícios e as vantagens para os escritórios de arquitetura ficam claros:

  • fornecer para o cliente uma visão realística das próprias escolhas arquitetônicas.
  • Mostrar todos os elementos do ambiente, para fornecer uma percepção verdadeira do exterior mediante perspectiva de cima ou visão “à altura dos olhos”.
  • Ilustrar para o cliente os materiais escolhidos de forma detalhada, através de imagens com vários ângulos.
  • Disponibilizar renderizações verdadeiras até para estruturas arquitetônicas complexas.
  • Exibir o projeto com diferentes tipos de iluminação, para representar as peculiaridades de um edifício ou de espaços interiores.

Utilizar o BIM e a tecnologia de renderização é também útil para a avaliação dos requisitos geométricos, dos materiais e da mão-de-obra necessária.

Como se sabe, os projetos arquitetônicos podem não cumprir o orçamento estabelecido, assim como os prazos, por causa de problemas inesperados ou erros de cálculo dos materiais necessários. Graças ao enorme detalhe e ao potencial do software, esses cenários vão ser apagados totalmente: até quando algo mudar, será possível atualizar as informações para realizar nova projeções.

edificius
edificius