Como configurar a orientação NORTE-SUL do modelo e definir a qualidade do rendering com um software BIM para o desenho arquitetônico?

O desenho arquitetônico em um software BIM é realizado por meio do desenho a objetos: invólucros, portas, janelas, escadas, etc. através de um input 2D e/ou 3D. No BIM, a diferença do que acontece com a tecnologia CAD, os objetos que se utilizam para desenhar são “objetos inteligentes” e não simples linhas.

Com “objetos inteligentes” se tenciona indicar objetos representáveis automaticamente no 3D ou 2D e que têm dentro deles uma grande quantidade de informação, por exemplo sobre a estratigrafia, geometria e materiais. O uso desses objetos permite obter uma representação tridimensional do modelo do edifício e simultaneamente um sistema de informação da construção em conjunto e de cada uma de suas componentes.

Rendering e vista PlayStructure

O modelo do edifício com a sua representação tridimensional é expresso ao máximo com o processamento dos renderizados. Com o termo renderizado se define o processo que permite obter uma imagem artificial muito realista.

O modelo geométrico feito é revestido com cores totalmente iguais aos materiais reais (textura) e iluminado por meio de luzes que reproduzem aquelas naturais ou artificiais.

Depois de criar uma imagem estática, os fotogramas podem ser também vistos em seqüência gerando uma verdadeira animação: por exemplo é possível “passear” virtualmente através dos ambientes de uma habitação.

Daí a renderização fotorrealistica se torna crucial na atividade do desenho arquitetônico.

Vejamos a seguir como configurar adequadamente a orientação Norte-Sul e proceder ao renderizado do modelo BIM utilizando o software para o desenho arquitetônico Edificius de ACCA software.

Configuração vista PlayStructure

Vamos começar indicando as coordenadas geográficas do edifício na seção Dados Gerais do desenho de Edificius.

Inserção coordenadas corte dados gerais

Inserção coordenadas corte dados gerais

Selecionar no canto inferior esquerdo o objeto bússola e alterar sua direção para orientar o modelo.

Selecionar bussola para orientação projeto

Selecionar bussola para orientação projeto

Graças à inovadora tecnologia PlayStructure do Edificius, o usuário pode controlar sua própria estrutura com uma vista em perspectiva. Esto permite realizar uma “inspeção” diretamente no desenho para observar em detalhe todos os detalhes arquitetônicos.

Para adicionar uma vista PlayStructure no desenho basta selecionar a opção Adicionar Perspectiva (PlayStructure) no menu local do nó VISTAS 3D do Edificius. Esta operação cria um novo nó e abre a relativa vista PlayStructure.

Adiciona PlayStruture e abertura vista

Adiciona PlayStruture e abertura vista

Na Vista PlayStructure de Edificius, usando o teclado ou o Joystick é possível entrar nos vários ambientes, passar de um andar a um outro subindo as escadas, etc. Se pode simular o movimento de um Observador que realiza uma inspeção virtual para verificar a validade das escolhas realizadas.

A janela Vista PlayStructure apresenta todas as ferramentas para gerir a Vista 3D e estabelecer as configurações para a visualização.

Ferramentas da vista PlayStructure

Ferramentas da vista PlayStructure

Graças à poderosa funcionalidade de gestão das sombras de Edificius é possível definir data e hora para poder visualizar realmente o efeito do sol (luzes e sombras) no modelo.

Funcionalidade luzes sombras

Funcionalidade luzes sombras

Para atribuir maior realidade ao modelo do edifício é possível escolher um fundo.

Seleção fundo

Seleção fundo

A janela Vista PlayStructure, além disso, apresenta todas as ferramentas para cambiar a posição do modelo dentro da Vista 3D. Com o mouse, de fato, é possível girar ao redor da cena e navegar em primeira pessoa mudando o ponto de vista do observador.

Mover a cena

Mover a cena

 

Mudar ponto de vista

Mudar ponto de vista

 

Rendering

Para obter um render do modelo do edifício é suficiente definir as configurações na janela especifica e iniciar o processamento.

Configurações Rendering

Configurações Rendering

 

Render

Render

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM