O potencial de tecnologias aplicadas à engenharia: a Renderização 3D em Tempo Real. O que é? Quais são os benefícios? Vamos conhecer a opinião de arquitetos americanos e europeus nos resultados de uma pesquisa

A Renderização 3D em Tempo Real é feita de imagens ou animações renderizadas com uma velocidade tal que o usuário nem percebe o tempo que o computador leva para processá-las.

Tornar as ações a serem feitas e as decisões a serem tomadas mais simples e rápidas é, na verdade, um dos desafios mais importantes que as tecnologias de visualização 3D estão a enfrentar.

Até recentemente, para comunicar um projeto arquitetônico ou um produto era suficiente uma imagem simples. Continuar pensando nessa perspectiva impede muitas possibilidades oferecidas pelas tecnologias de Renderização 3D em Tempo Real.

Projeto arquitetônico e Renderização 3D em Tempo Real

Os renders arquitetônicos, baseados em imagens e vídeos, são hoje uma tecnologia madura: está na hora de virar a página e abrir caminho para novos objetivos.

A qualidade visual média está agora acessível para quase todos os softwares e o mercado não está disposto a suportar os custos de processamento de qualidade superior para alcançar resultados apreciados, na melhor das hipóteses, apenas por poucos profissionais.

Quanto aos vídeos, tendo em conta custos às vezes proibitivos, eles nunca conseguiram realmente firmar-se como ferramenta de apresentação ou vendas.

Daí todas as condições para uma mudança radical: a Renderização 2.0.

renderização 3d em tempo real-referências e exemplos

O desempenho de computadores, tablets e até smartphones permite hoje desenvolver e apresentar projetos em tempo real utilizando softwares com características dedicadas a esse recurso.

O benefício é a capacidade de fornecer aos clientes um modelo que pode ser explorado e modificado em tempo real. Além disso, a Renderização 3D em Tempo Real pode ser apreciada em qualquer condição de luz, com vegetação e elementos atmosféricos realistas, além de personagens virtuais que é possível inserir para avaliar dimensões e proporções.

 

Baixe e teste grátis Edificius, o programa de arquitetura BIM com Renderização 3D em Tempo Real integrada

Num mercado onde a publicidade tradicional está desaparecendo e a importância do marketing digital está crescendo significativamente, a Renderização 3D em Tempo Real representa um recurso formidável para a criação de conteúdo envolvente e potencialmente viral.

Com o mesmo custo de um render tradicional de alto nível é, de fato, possível realizar um ambiente que pode ser explorado pelo cliente em qualquer tipo de plataforma ou dispositivo, tendo a possibilidade de compartilhá-lo em sites pessoais ou redes sociais.

Além de acelerar o resultado final, a Renderização 3D em Tempo Real permite que os arquitetos façam avaliações impossíveis no passado: reuniões com as partes interessadas nas quais os próprios arquitetos podem modificar projetos dinamicamente, passeios virtuais, bem como vários tipos de apresentações interativas.

Para entender melhor ideias e decisões por trás da revolucionária Renderização 3D em Tempo Real, compartilhamos aqui uma pesquisa promovida por Unreal Engine (motor gráfico desenvolvido por Epic Games) e realizada pela Forrester Consulting, uma importante empresa de consultoria americana. Alguns profissionais da AEC nos Estados Unidos e no Reino Unido foram entrevistados em relação à Renderização 3D em Tempo Real.

Os resultados dessa pesquisa, parcialmente esperados, foram surpreendentes.

Baixe a pesquisa de Forrester Consulting para Unreal Engine sobre a Renderização em Tempo Real

Pesquisa sobre a Renderização 3D em Tempo Real

 

renderização 3d em tempo real-detalhe-render

Dos arquitetos que responderam às perguntas sobre o processo de projeto:

  • 95% afirmou que estava interessado em adotar soluções de Renderização 3D em Tempo Real como forma de modificar projetos obtendo, em tempo real, o retorno dos clientes.
  • 30% afirmou que gostaria de reduzir o processo de projeto adotando a tecnologia Renderização 3D em Tempo Real.
  • 81% manifestou interesse imediato na Renderização 3D em Tempo Real.
  • 59% afirmou que pretendia implementar a tecnologia em tempo real nos próximos 12 meses.

Porquê trabalhar com a Renderização 3D em Tempo Real?

Muitos entrevistados estavam preocupados com o mercado hipercompetitivo: 65% deles destacou a necessidade de reduzir o tempo necessário para criar imagens foto realistas de alta resolução.

Com um potencial de cálculo hoje capaz de gerenciar realidade virtual e realidade aumentada, 83% dos entrevistados está interessado em utilizar RA ou RV para resolver problemas de projeto.

Também os profissionais da Architectural Visualization realçam a necessidade de uma tecnologia em tempo real no gerenciamento de Big Data para aplicativos como mapeamento GIS e análise de custos.

Obstáculos à adoção da tecnologia em Tempo Real

Da análise da pesquisa resulta um dado surpreendente: de acordo com 42% dos entrevistados, o custo do software representa um obstáculo à adoção da tecnologia em Tempo Real.

Objetivamente, a resposta parece basear-se num mal-entendido, ou seja, a convicção que a implementação da Renderização 3D em Tempo Real requer ferramentas caras, quando, pelo contrário, é um recurso incluído em softwares de projeto arquitetônico BIM.

Para 30% dos entrevistados, ainda, outro obstáculo à adoção da Renderização 3D em Tempo Real está relacionado a tempo e custos de treinamento dos seus colaboradores em tecnologias “em tempo real”.

renderização 3d em tempo real-projetar um museu-VitraHaus-programa de arquitetura BIM edificius

Benefícios

Além de benefícios óbvios em termos de imersão no projeto e estimulação de experiências cativantes para os clientes, a adoção da tecnologia em tempo real tem um efeito colateral oculto: maior satisfação dos colaboradores.

De acordo com 62% dos entrevistados, a equipe é mais criativa, mais satisfeita, mais feliz em experimentar tecnologias inovadoras e explorar novas possibilidades artísticas.

O futuro é em Tempo Real

Com todo o trabalho e o interesse despertado pela Renderização 3D em Tempo Real, não demorará muito para que esta tecnologia substitua a renderização tradicional. Provavelmente, chegará o tempo em que a colaboração em tempo real no projeto será a norma e os clientes precisarão de uma experiência de realidade virtual antes de assinar o projeto.

Tendo em conta todo o potencial oferecido atualmente por esta tecnologia, hoje é uma ótima altura para começar!

Baixe e teste grátis Edificius, o programa de arquitetura BIM com Renderização 3D em Tempo Real integrada