Acabar com os longos tempos de espera para realizar render foto realistas profissionais: hoje você pode! Conheça AIrBIM, a renderização com inteligência artificial (AI) integrada ao BIM para arquitetura

O maior benefício de utilizar a Renderização com Inteligência Artificial é criar imagens profissionais do projeto com um alto grau de realidade e em tempos muito rápidos, até 8 vezes mais rápidos que o normal.

Le Corbusier costumava dizer:

“A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz“.

AIrBIM-render-inteligência-artificial-software-edificius-detalhe-materiais

 

Nada melhor, portanto, do que poder representar o edifício a ser construído através de imagens que reproduzam fielmente materiais, escolhas arquitetônicas, orientação, luzes, sombras.

Hoje, o mundo pensa principalmente em termos de imagens e a renderização permite fornecer ao cliente uma ideia bastante precisa de materiais, mobiliário usado, luz que entrará no edifício, acessórios e, enfim, correto posicionamento das luzes.

Uma excelente representação do projeto não apenas melhora a apresentação e o marketing, mas também se reflete positivamente nas fases de projeto, verificação e controle antes da realização do próprio projeto.

Os render, na verdade, possuem um duplo significado: por um lado, são capazes de envolver emocionalmente o cliente; por outro, são uma grande ajuda para o projetista, que tem a percepção visual imediata do que está realizando.

Tipos de renderização

Existem diferentes tipos de renderização: foto realista, volumétrica ou artística, ou seja, focada na pós-produção com softwares de retoque de fotos. Vamos conhecê-los melhor:

  • renderizações de conceito: úteis a destacar para que e como são usados os espaços;
  • renderizações de volume: ajudam a compreender o impacto dos volumes no espaço disponível;
  • renderizações de material: oferecem uma ideia geral dos materiais utilizados e das combinações dos mesmos;
  • renderizações foto realísticas: transmitem uma ideia precisa da realidade.

Além desses aspectos, quando se fala em renderização, geralmente fazemos uma classificação dependendo da abordagem.

Renderização dinâmica

Na renderização dinâmica, o objeto pode ser girado de forma interativa e com ele o ambiente que o rodeia. Os algoritmos de renderização são, neste caso, simplificados para permitir maior dinamismo, mas renunciando à precisão e, portanto, à qualidade da imagem.

Renderização estática

Se o objetivo é obter uma imagem em alta resolução, a renderização estática permite tirar uma verdadeira foto da cena com níveis de detalhe muito altos. Trata-se, obviamente, de um processo mais complexo, que geralmente dura muitos minutos.

A tecnologia de ray-tracing foi por muito tempo conhecida como “não em tempo real”, devido ao seu peso: ela segue o caminho de um feixe de luz e determina os elementos a serem “processados”.

Sistemas de rastreamento semelhantes existem já há algum tempo, mas quase todos requerem processamentos complexos.

A combinação de renderização e inteligência artificial permite, hoje, ter tecnologias de rastreamento e renderização de alta qualidade em tempo real, conseguindo mapear, com realismo e velocidade excecionais, a realidade que nos rodeia. Daí nasce AIrBIM, o ambiente de renderização integrado a Edificius de ACCA software.

Os benefícios de Renderização com Inteligência Artificial (AI)

Para entender os benefícios dessa nova tecnologia extraordinária, basta considerar ações e operações que os técnicos costumam realizar para obter imagens e desenhos dos projetos.

O fator que afeta todas as escolhas é o tempo.

AIrBIM-render-inteligência-artificial-software-edificius-design de interiores

Sabendo que a realização de imagens capazes de representar bem o projeto requer horas de trabalho, o técnico pode decidir adotar a renderização em tempo real, obtendo resultados de forma rápida, mas sacrificando consideravelmente o resultado gráfico do próprio trabalho. A precisão que o projetista reserva a todas as escolhas de projeto, na verdade, acaba por ser parcialmente afetada por imagens que tendem a ser “simples” e emocionalmente pouco cativantes.

Como já dissemos, a renderização é uma magnífica ferramenta de apresentação de projetos e, portanto, de marketing, mas também uma ferramenta de projeto.

Visando obter resultados mais ricos em detalhes, o técnico pode optar pela renderização foto realista: a imagem que ele obterá será uma foto capaz de dar a devida importância às escolhas de projeto feitas. Além disso, sendo realísticas, essas fotos tornam-se em ferramentas úteis para verificação e controle.

Para obter esse resultado, no entanto, é necessário muito tempo.

Daí surgem outras dificuldades, por exemplo relacionadas às configurações: caso a configuração não seja adequada ou não atenda às necessidades de projeto (brilho, posição, etc.), o processo de renderização estática acaba por demorar ainda mais tempo!

renderização e-inteligência-artificial-economia de-tempo

 

AIrBIM responde a essa necessidade: integrando a inteligência artificial à renderização, a tecnologia AIrBIM permite criar imagens profissionais do projeto, foto realistas e num tempo muito curto.

AIrBIM, renderização e inteligência artificial integradas ao BIM para arquitetura

A parceria entre ACCA software e AMD abriu o caminho para uma tecnologia revolucionária que permite criar render profissionais sem muito tempo para fazer ajustes e, acima de tudo, sem qualquer operação de pós-processamento com outros softwares dedicados.

Edificius é o primeiro software BIM integrado ao novo motor de Rendering Ray Tracing AMD Radeon™ ProRender, que aproveita a Inteligência Artificial para realizar magníficos render de arquitetura BIM em tempos excecionalmente curtos.

AIrBIM-render-inteligência-artificial-software-edificius-detalhe luzes sombras

O software utiliza a Inteligência Artificial (Machine Learning Denoiser) para ‘remover’ o ruído de uma imagem parcialmente renderizada, reduzindo consideravelmente os tempos de processamento.

Daí o grande benefício da renderização com inteligência artificial: cada ação de otimização é feita diretamente pela Inteligência Artificial.

Em AIrBIM, na verdade, o algoritmo de Inteligência Artificial identifica de forma automática o caminho mais rápido e as configurações ideais para obter a melhor renderização da vista escolhida.

O software, portanto, é hoje capaz de criar mais renderizações foto realistas graças a algoritmos iterativos rápidos, que calculam a quantidade de luz refletida, e a materiais PBR (Physically Based rendering) incluídos na biblioteca de Edificius com AIrBIM integrado.

AIrBIM-render-inteligência-artificial-software-edificius-projeto arquitetônico

Enfim, Edificius com AIrBIM permite utilizar uma foto de 360° HDR (High Dynamic Range) do ambiente em que será realizado o projeto como fundo da renderização.

Essa contextualização do projeto no ambiente real facilita o ajuste automático das condições de iluminação da cena, com um nível de iluminação resultante diretamente da foto panorâmica de 360°.