É possível utilizar um software BIM para o desenho arquitetônico para renovar ou reconstruir um edifício? Vamos ver como o projeto para Dulwich Residence foi reproduzido com Edificius

Os proprietários de ‘Dulwich Residence’, casa histórica datada de 1920, recorreram ao escritório naturehumaine architecture design, porque queriam reorganizar e ampliar os espaços.

A Dulwich Residence, localizada num grande terreno na costa sul de Montreal, foi assim desenhada de acordo com as necessidades dos proprietários:
interiores contemporâneos em harmonia com os espaços da habitação já existentes e uma arquitetura que desse proeminência aos tijolos aparentes, elemento característico dos edifícios históricos.

A casa existente foi então reorganizada para satisfazer as necessidades dos clientes.
Antes dos trabalhos de expansão e renovação, o rés-do-chão era composto pelo salão de entrada e pela sala de estar. A área das crianças, pelo contrário, estava localizada no segundo andar.
O projeto foi desenvolvido através da criação de dois volumes: ao volume já existente em tijolos aparentes foi adicionado um novo volume, ligado mediante um espaço de conexão. Esta escolha arquitetônica está realçada na fachada por uma faixa vertical de vidros transparentes.

Volumes de altura dupla mantêm o ambiente acolhedor da casa e ligam as áreas comuns do rés-do-chão aos espaços mais privados do segundo andar.

Renovação e distribuição arquitetônica dos espaços de Dulwich Residence

 

A renovação começa com uma alvenaria de tijolos aparentes que constitui a fundação da casa e é o suporte para o corpo arquitetônico revestido de aço e realizado em consola, em direção ao exterior do pátio.

Esta parte em consola é iluminada por uma grande janela. Essa é uma área de relaxamento com vista para o jardim e dedicada também às crianças. Está ainda visualmente ligada à cozinha e à sala de jantar, que se encontram no rés-do-chão, graças ao fato de ficar inteiramente no sótão.

Para além disso, o novo bloco é construído sobre um porão, visível a partir do acesso externo porque rodeado por uma pequena área na escavação, que serve para dar luz e ar ao nível inferior.

Por último, no acesso principal da casa, em desacordo com a área do porão, foi realizado um terraço de madeira que liga o volume da habitação existente ao exterior.

Como realizar uma renovação usando um software BIM para a arquitetura

Com o software BIM para a arquitetura Edificius reproduzimos o processo de desenho necessário para a realização de Dulwich Residence graças a “Project Group”. Esta função para a gestão avançada de variantes e renovações permite a integração automática de dois modelos arquitetônicos BIM.

Os objetos arquitetônicos (muros, janelas, sótãos, etc.) do modelo BIM da ‘Situação Atual’ adquirem as propriedades de EXISTENTES. Pelo contrário os objetos arquitetônicos desenhados a partir do zero na ‘Situação de Projeto’ adquirem as propriedades de NOVOS.

Graças à “Ferramentas” especiais (demolidor, trolha e varinha mágica) é possível demolir ou reconstruir os objetos arquitetônicos. “Project Group” trata de todas as informações geradas a partir da comparação dinâmica entre a situação original e a situação alterada.
A comparação aparece automaticamente nas pranchas gráficas (planimetrias, plantas, seção, elevação e particular) dos dois modelos BIM.

Aqui está um vídeo panorâmico realizado com o software BIM para o desenho arquitetônico 3D Edificius.

 

Clica aqui para teres mais informações e baixares grátis uma trial de Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM