Robótica na construção civil: o escritório de arquitetura turco MAA projeta o novo museu da Ciência de Seul, na Coreia do Sul.

O mundo da robótica na construção civil anuncia uma importante notícia: o escritório de arquitetura turco Melike Altınışık Architects (MAA) ganhou uma competição internacional para o projeto do Museu da Ciência de Seul, na Coreia do sul.

Promovida pelo governo metropolitano de Seul, a competição consiste no projeto de um museu único no mundo, dedicado à ciência e, em particular, à robótica. O objetivo é apoiar o programa educacional para robótica e aumentar o interesse dos cidadãos em robôs.

Lembramos que na Coreia do Sul os robôs são amplamente utilizados em hospitais, centros de idosos e escolas, entre outros.

novo museu da Ciência de Seul realizado por robôs-render-internos

Os princípios de robótica, ciência, tecnologia e inovação envolvem todos os aspectos do projeto, do esquema de composição à distribuição de espaços, dos materiais usados ao funcionamento/gerenciamento do edifício a ser realizado.

Uma vez completado, o novo museu irá juntar-se ao museu de arte fotográfica, ambos localizados dentro do novo centro econômico de Changbai, o futuro centro cultural de Chang-dong, na parte norte da capital sul-coreana.

novo museu da Ciência de Seul realizado por robôs-render-externos

A forma esférica do edifício foi concebida para criar uma ampla gama de possibilidades de percursos internos e de conexões com o espaço externo, além de satisfazer alguns requisitos de conforto funcional e espacial.

A ideia é contribuir para a disseminação da cultura científica, permitindo que os visitantes experimentem as tecnologias robóticas mais recentes, incluindo inteligência artificial, realidade virtual aumentada e hologramas.

novo museu da Ciência de Seul realizado por robôs-corte

O design do museu é, portanto, focado no desenvolvimento de uma linguagem arquitetônica adequada para refletir tecnologias de fabricação digital e métodos de construção robótica. Os robôs, na verdade, irão montar a fachada de metal curva do museu, projetada com ferramentas BIM, modelando, montando, soldando e polindo as placas de metal da própria fachada.

novo museu da Ciência de Seul realizado por robôs elevação

Além disso, outra equipe de robôs imprimirá em 3D elementos de mobiliário urbano para o parque ao redor. Este processo de construção semiautomatizado promoverá, portanto, continuidade entre o espaço interno do museu, a sua função e realização, bem como entre robôs de construção, robôs de serviço e robôs de exposição.

novo museu da Ciência de Seul realizado por robôs-render

O museu será completado nos primeiros meses de 2020 e abrirá as portas até o final de 2020. Uma vez aberto, o museu será gerenciado como uma filial do Museu Metropolitano de Seul.