A imegam se refere ao conceito de seguranca na nuvem

Segurança na nuvem: registro CSA e ISO 27001

A certificação dos mais altos níveis de segurança na nuvem requer cada vez mais o registro da CSA como alternativa à certificação ISO 27001

A crescente expansão dos serviços oferecidos pela WEB – ou seja, os serviços cloud (em nuvem) – oferece possibilidades infinitas para desenvolvimento futuro, mas também levanta questões legítimas relativas a privacidade e cloud security (segurança na nuvem).

Para certificar a segurança e a confiabilidade dos serviços em nuvem, todos os usuários, mas também e em primeiro lugar as administrações públicas, contam cada vez mais com organizações terceiras que certificam e garantem os níveis de confiabilidade e segurança necessários.

Uma das certificações de segurança na nuvem mais conhecidas a nível internacional é a ISO 27001, que atesta a conformidade com requisitos específicos para o gerenciamento da segurança da informação.

Lembramos que a International Organization for Standardization – ISO (Organização Internacional de Normalização – ISO, em português) é a organização mais importante do mundo para a definição de normas técnicas.

A certificação ISO 27001, no entanto, exige requisitos tão específicos que somente alguns “gigantes” de tecnologias a nível internacional a possuem. É precisamente por isso que o cadastro no STAR, um registro do Cloud Security Alliance, acaba sendo cada vez mais necessário como alternativa à certificação ISO.

A imagem ilustra o conceito de cloud security (seguranca na nuvem)

Infográfico com os sistemas mais difundidos de credenciamento/certificação de Cloud security

A Cloud Security Alliance (CSA)

A Cloud Security Alliance (CSA) é uma organização, líder mundial, que envolve Google, Microsoft, Oracle, Huawei e muitas outras empresas de prestígio no setor de tecnologia.

O propósito da CSA é desenvolver e promover as melhores práticas necessárias para garantir um ambiente de cloud computing (computação em nuvem) seguro.

A CSA pode contar com as habilidades dos melhores profissionais, associações, governos e empresas do setor para desenvolver tudo o que está relacionado com a segurança na nuvem, tais como:

  • pesquisa;
  • formação;
  • certificações;
  • eventos e conferências;
  • desenvolvimento de produtos específicos.

As atividades, o conhecimento e a vasta rede de relacionamentos da CSA estão ao serviço de toda a comunidade que trabalha com a nuvem: de fornecedores e clientes a governos e empreendedores, incluindo o setor de seguros. Tudo isso também apoia os vários atores envolvidos para que, trabalhando juntos, possam criar e manter um ecossistema na nuvem confiável.

O registro da CSA para empresas líderes no setor cloud

A CSA gerencia o registro de provedores de serviços de segurança em nuvem mais difundido no mundo: o CSA Security, Trust & Assurance Registry (STAR). Para ser incluído nesse registro é necessário passar em um questionário detalhado de autoavaliação consistindo em três níveis.

usBIM.platform, CSA e segurança na nuvem

usBIM.platform, a plataforma colaborativa para compartilhamento de dados com aplicativos integrados para gerenciar o modelo BIM no formato IFC-Open BIM, foi desenvolvida pela ACCA software visando garantir os máximos níveis de segurança. Nossa plataforma já foi registrada no STAR da Cloud Security Alliance; isso, obviamente, atesta seus altos padrões de segurança!

Confira abaixo os detalhes do credenciamento de usBIM.platform:

A imagem mostra a certificacao CSA da ACCA software

Ficha de registro de usBIM.platform no STAR

 

Clique aqui para acessar a ficha do registro STAR dedicada a usBIM.platform

Clique aqui para conhecer todos os detalhes sobre usBIM.platform

 

usbim-platform
usbim-platform